terça-feira, 28 de junho de 2011

Frank Capra

Nascido Francesco Rosario Capra, em Bisacquino, Itália, no dia 18 de maio de 1897. Conhecido pelo nome artístico Frank Capra foi considerado um dos melhores cineastas de todos os tempos, prova disso é a estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Filho de camponês, em 1903, junto a família, mudou-se para Los Angeles, onde viu-se obrigado a vender jornais na rua. Durante sua adolescência, estudou na Manual High School Arts, onde fez uma exposição de seu primeiro trabalho como diretor no documentário Our Wonderful Schools, e na Troop Polytechnic Institute, lugar onde formou-se em engenharia química no ano de 1918. No mesmo ano alistou-se no exército e durante a Primeira Guerra Mundial, foi diagnosticado com gripe espanhola. Retornando, naturalizou-se cidadão dos EUA e dirigiu seu primeiro filme em 1922 "Fultah Fisher’s Boarding House". Ainda em 1922, escreveu e dirigiu comédias no cinema mudo e ao lado de Mack Sennettdirigiu Tramp, tramp, tramp, estrelado por Joan Crawford.

Em 1924 iniciou sua carreira na Columbia Pictures desempenhando seu magnífico trabalho como diretor. Casado com Helen Howell, dirigiu grandes filmes entre as décadas de 20 e 30. Após divórcio, casou-se com Lucille Reyburn e teve quatro filhos, porém, um deles faleceu quando tinha três anos de idade. Embora tenha feito sucesso com Deeds Goes to Town , Lost Horizon , You Can't Take It with You , Mr.Smith Goes to Washington e It's a Wonderful Life, foi com Clark Gable e Claudette Colbert que produziu uma obra-prima do cinema, o clássico, It Happened One Night em 1934. Durante a Segunda Guerra Mundial, dirigiu uma série de documentários que incentivavam os soldados e foi premiado por recomendação de Winston Churchill com uma Medalha por Serviços Notáveis.

Após a Guerra, produziu grandes clássicos, que contaram com a presença de Bing Crosby, Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Frank Sinatra, entre outros. Outros fatos marcantes de sua carreira, foram, a vinda ao Brasil para o lançamento de um filme, a publicação de sua autobiografia e a Medalha Nacional de Artes, que lhe foi entregue em 1986. Infelizmente, no dia 3 de setembro de 1991 aos 94 anos, faleceu vítima de um ataque cardíaco. Um dos diretores mais premiados da história do cinema com seis indicações ao Oscar na categoria melhor diretor, cinco na categoria melhor filme, o Globo de Ouro por It's a Wonderful Life, o Leão de Ouro no Festival de Veneza e uma série de homenagens; felizmente teve tempo de nos deixar ótimos filmes. Segue abaixo, algumas de suas melhores produções.

Filmes de Frank Capra: Dama por um dia, Os viúvos também sonham, Nada além de um desejo, A Felicidade Não Se Compra, Este Mundo é um Hospício, Adorável Vagabundo, Do Mundo Nada Se Leva, Horizonte perdido, A vitória será tua, A dama por um dia, Mulher proibida, Chuva ou sol, Na trama das paixões, O filho da fortuna, entre outros.

Com sua técnica apurada e extrema dedicação ao trabalho, Frank deixou um legado inestimável aos seus seguidores na difícil arte de conduzir a produção de um evento cinematográfico.

31 comentários:

Lili =) disse...

nossaaa ele dirigiu bastante filmes msmooo!
e morreu dpois q eu nascih! uma novidade aki pra mim. os artistas q vejo aki sempre sao de + tempo do meu nascimento!
=)
bjss Rubi ^^

Állef Diego disse...

Eu adoro esse nome Frank, lembra varias pessoas brilantes dos Seculos Passados: Cinatra, Stain e outros.
Mas eu mesmo, nun assisti nada sobre esse ator, mas não posso falta por aqui.
Cade vez melhor Heim.

Zoeiras.com disse...

ele era um baita de um ator hein?

Unknown disse...

Adoro de paixão os trabalhos de Capra!
Conseguia construir personagens como ninguém!
A Felicidade Não se Compra já é mais que clássico... é acervo mundial!

;D

Rui Carlos disse...

foi um grande ator...
parabens ae pelo blog!!

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Tem um monte de Capra e capa, tudo famoso.

Suelen Pereira disse...

é tão bom dar sempre uma passada por aqui, é como se fosse um banho de cultura! muito bom mesmo, adoro aumentar meu conhecimento, e o jeito que você coloca os fatos, de forma simples fica bem fácil de entender, eu amo muito! parabéns, acho que já sabe que sou fã do seu blog (:

Marco disse...

mais um que não conhecia, mas pelo tempo deve ter sido um dos primeiros cineastras, é bom saber sobre eles por que normalmente as pessoas só conhecem os atores.

Tsu disse...

Oi Rubi!
Então as pessoas que não conhecem anime acreditam que todas as obras são voltadas para o público infantil mas a coisa é bem diferente. Tem obra adulta (tokio babylon classifica-se como juvenil) que mexe mesmo com nossos conceitos. Tem uma obra chamada Death Note (fiz um artigo no meu blog sobre ela: ) que possui um ritmo excelente e trata de um lance de certo e errado fenomenal.
Olha não conheço esse filme..mas vou guardar o link para ver depois (minha net élenta e demora pacas pra carregar os videos). Eu passei a curtir muito filme mudo quando comecei a conhecer a cena gótica e descobri outros filmes depois que ganhei aquele livro dos 1001 Filmes para ver antes de morrer.
O filme da Alice de 1983 eu assisti...é aquele feito em stop-motion não é? Ou será que confundi com outro? Agora esse anime eu não conheço...o único que vi com a temática é o Myuki-chan in Wionderland cujo artigo repostarei em breve!
bjs!


http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Nathália disse...

AMOAMOAMOAMOAMOA os filmes dele. Na verdade, sou uma grande fã de filmes antigos.

http://omeuteatroderealidade.blogspot.com/

Zoeiras.com disse...

opa!oia eu der voltenha!

Badinhoo disse...

Esse texto é seu?!
Marivilha.

http://blogfunfashion.blogspot.com

Bill disse...

esse eu não conhecia, mas tbm muito antes do meu tempo.
Visito bastante seu blog apesar de não comentar muito, mas percebi que não usa anuncios, talvez o fluxo do blog pode de gerar algo se quiser te indico os que uso num dos meus blogs.
o link: http://centraltop.blogspot.com/2011/04/dica-melhor-maneira-de-ganhar-dinheiro.html

Adriana Santtos disse...

Muito bom, eu já tinha feito um trabalho da faculdade com o filme "Dama por um Dia" achei muito bacana, e não conhecia a história de quem o dirigiu, adorei saber e que ele fez muitos outros filmes de sucesso além deste. Seu blog é sensacional, acho que todos nós temos a certeza disso a cada vez que entramos aqui, e obrigado por visitar meu blog e fico feliz com seus comentários lá.

Blog UaiMeu! disse...

Famoso? É pouco para ele. Já ouvi mto falar, principalmente nasqueles especiais do Oscar qdo o Rubens Evald Filho cita alguns artistas! Rsrs
Parabéns pelo post Rubi
Bjs
Renata

Ricardo Madruga disse...

Acho que eu nunca vi filmes que ele produziu pelo menos não me lembro mas claro que pelos premios e grandes parcerias ele foi um grande cineasta realmente.

ANTONIO NAHUD disse...

É um dos maiores diretores de Hollywood. Infelizmente pouco lembrado. Vi A FELICIDADE NÃO SE COMPRA muitas vezes.

O Falcão Maltês

Claudia Alves disse...

Oi Rubi.
Que saudades de vir aqui no seu blog. Enfim, aquele link que você me mandou...O que são aquelas decorações? Incríveis né?
Achei a sua cara. Ficou sugerido um post, então.
Execelente diretor, trabalhos muito bons ele tem, apesar de eu não ter tido muito contato com tudo que ele desempenhou.
http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

Felipe Martins disse...

Não conheço o artista, sou leigo para filmes antigos.
Mas curti a trilha sonora, soa como um jazz meio anos 50.
Parabéns pelo blog.
[]s

Pamela Kenne disse...

Incrível como existem pessoas extremamente talentosas e criativas, são espécies de tesouros pra nós. Infelizmente, como todos, não são mortais. Não dá pra dizer que ele morreu cedo, mas com tanto talento fica a impressão que poderia ter vivido bem mais. Mas os seus filmes seguirão, bom pra nós.

Alice Oliveira disse...

Esse também é novidade pra mim!
Ele viveu bastente né? ^^

http://rebucomcafe.blogspot.com

beijinhos

Stephanie C. de Mello disse...

Ator show de bola

Ygor disse...

Po esse foi um grande cineasta.... só classicos!!

Diego Mergulhão disse...

Oi Rubi =D!!!!!!!!

Como sempre o seu Blog Bombando!

Te desejo sempre sucesso na sua jornada!

Abraçosss!

Danilo Caruba disse...

Toda vez que passo aqui me sinto como uma daquelas aulas de vídeo da escola. Muito bom... E o Senhor Frank Capra acho que todos que gostam de cinema já ouviram falar dele. Foi brilhante no que fez, e chegou longe demais pela vida e dificuldades que teve em sua vida!

Jajá disse...

bom ator... te sigo agora..

opinião>www.jaylsonbatysta.blogspot.com

poesias>www.simplesmentejaja.blogspot.com

siga-me.

Anônimo disse...

Adoro aquele com o Gable. E sabia muito pouco sobre Capra, que vida né ?

Beijão.

Paty.

disse...

Oi, Rubi! Adoro Frank Capra, ele fez ótimos filmes. Há uma série de momentos maravilhosos em Aconteceu naquela noite e Este mundo é um hospício. Não sabia que ele tinha vindo ao Brasil...
Beijos, Lê.

Leonardo disse...

Frank Capra foi sem duvidas um dos melhores diretores de todos os tempos...e dirigiu um dos meus filmes preferidos, A Felicidade não se compra...Dirigiu muitas grandes estrelas da epoca. E eu nem sabia que ele era Italiano...Morreu velhinho, deu tempo de deixar varias obras inesqueciveis do cinema...Algumas eu ainda não pude ver, mas pretendo :D

DOUGLAS disse...

ja ouvi falar muito nele

um otimo ator

:D

ArthurAlisson disse...

mais um que não conhecia, mas pelo tempo deve ter sido um dos primeiros cineastras, é bom saber sobre eles por que normalmente as pessoas só conhecem os atores.[2]

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top