sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Syreeta Wright

Nascida Syreeta Wright Muhammad no dia 3 de agosto de 1946, Syreeta Wright como ficou conhecida, começou a dar seus primeiros passos rumo a carreira artística aos 4 anos de idade, tornando-se uma diva do Soul e R&B. Órfã do pai, morto na Guerra da Coréia, Syreeta foi criada juntamente com as duas irmãs pela mãe e pela avó, na Carolina do Sul e Detroit. Inicialmente tinha sonhos de seguir na carreira de balé, porém devido as dificuldades financeiras da família, foi obrigada a desistir. De certa forma isso contribuiu para sua ascensão a carreira artística, pois passou a cantar em grupos musicais de diversos estilos. Em 1965 conseguiu um emprego de recepcionista na produtora musical Motown. Dois anos depois, descoberta por Edward Holland, do famoso grupo Holland-Dozier-Holland, teve sua primeira oportunidade fazendo uma apresentação para as Supremes, grupo famoso da época liderado por Diana Ross.

Em 1968 finalmente gravou seu primeiro single "I Can't Give Back the Love I Feel for You"; curiosamente uma canção inicialmente composta para as Supremes que a regravaram no ano seguinte. Syreeta realizou vários testes junto as Supremes chegando a ser cogitada para o lugar de Diana Ross quando esta deixou o grupo. Durante esse período conheceu Stevie Wonder com o qual iniciou um namoro a partir de 1969. Estimulada por ele, Syreeta começou a compor tendo sua primeira criação regravada pelo grupo The Spinners (It's a Shame). Em 1970 após casarem-se em Detroit Syreeta passou a cantar junto com o marido. Em 1972, decidiu retomar sua carreira solo e curiosamente mesmo após seu divórcio teve seu primeiro álbum solo supervisionado por Stevie Wonder, o mesmo ocorrendo com seu segundo álbum dois anos mais tarde.

Seu terceiro trabalho só foi lançado em 1977, posteriormente, em parceria com Billy Preston participou da trilha sonora do filme "Fast Break" com o sucesso " With You I'm Born Again " e do filme Berry Gordy's The Last Dragon em parceria com o Smokey Robinson. Em 1994, Wright desempenhou o papel de Maria Madalena na turnê "Jesus Christ Superstar". E por fim, decidiu afastar-se de sua carreira artística para viver em Los Angeles junto com seus quatro filhos Jamal, Hodari, Takiyah e Harmoni e netos.

Ao longo de sua carreira gravou com várias celebridades do mundo artístico tais como o próprio Wonder, Ray Charles, Michael Bolton, Quincy Jones, Jermaine Jackson, entre outros. Em julho de 2004, vítima de insuficiência cardíaca durante o tratamento contra um câncer de mama e ósseo, Syreeta veio a falecer aos 57 anos de idade.

Para quem não conhece ou deseja relembrar, deixo aqui algumas indicações: Spinnin' and Spinnin' , Billy Preston & Syreeta Wright e Jermaine Jackson & Syreeta. Bom divertimento!


8 comentários:

M. disse...

Estou gostando muito de ver tudo isso que você publicou sobre os artistas negros. Quantos artistas de imenso valor! A voz dessa cantora é linda! Que pena ela ter ido embora tão cedo.

Stephanie C. de Mello disse...

Que voz linda, cantora brilhante *-*

Darci Fonseca - CINEWESTERMANIA disse...

Oi, Rubi, depois de ler seu texto fui direto para a coleção de bolachas. Só você pra lembrar de Billy Preston, The Little Genius Stevie e do maior artista negro de todos os tempos, The Genius. Hit the Road, Rubi...

Blog UaiMeu! disse...

Concordo com todos! Voz belissima! Hj em dia vemos tantos cantores fajutos ai e ouvir essa melíca é sempre muito bom!
Abraços
Renata

Tsu disse...

Oi Rubi!
Ah eu gosto quando você comenta em posts aleatórios do blog. Eu particularmente demorei para decidir meu Top7 de Garotas de anime. Eu acho mais dificil desenhar figuras masculinas do que femininas. Aliás, da minha lista teve alguma que você gostou ou se identificou?
Creio que o filme que mencionei você não terá dificuldades em encontrar até porque é uma obra recente, vencedora do Oscar de melhor filme e ator(para o cara que interpretou o assassino) e etc.
Blz eu vou ver se consigo escrever o texto sobre o Gabinete aí depois vc me passa seu mail ou coisa do tipo ^^
E quando vamos marcar o rolê? =p
bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Unknown disse...

Nossa, que voz linda! Não conhecia essa cantora. Quantos artistas bons e que pena ela morrer tão jovem.
Muito legal as coisas que você publica.
Dê um pulo lá no blog. Tem texto novo e uma enquete para as pessoas votarem no que querem ver de novo por lá, ok? Conto com você!
Um abraço,
Dani

Angel disse...

E hj em dia pra encontrar um talento assim é raridade
Passa la tbm...
http://www.estigmaangel.blogspot.com/
Bj e boa semana ;)

Júnior Ahzura disse...

Só estou passando para deixar um OI! Nesses momentos de extrema correria!


Júnior Ahzura

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top