sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Assim começou o Cinema

Em 1888 Thomas Edison inventou o cinetógrafo, aparelho antecessor das filmadoras utilizadas nas produções cinematográficas. O equipamento registrava as imagens dentro de um caixote de madeira e através de um mecanismo interno essas imagens ganhavam vida e podiam ser visualizadas através de um pequeno orifício no caixote. Essa invenção proporcionou a Thomas Edison, construir o primeiro Estúdio Cinematográfico em 1894, denominando-o "Black Maria". No mesmo ano, a equipe de Edison criou o cinefone, um equipamento que conseguia sincronizar as imagens com o áudio. O cinetógrafo representou um avanço inestimável ao cinema e para quem tiver a curiosidade de conhecer essa maravilha, basta clicar aqui.

(Na foto ao lado: Thomas Edison) Antes de falar do cinefone, é importante ressaltar a criação do fonógrafo por Thomas Edison em 1857. Este foi o primeiro aparelho, com o qual foi possível gravar sons em cilindros de papel, metal ou cera. O primeiro teste foi realizado com o próprio Edison recitando: Mary Had a Little Lamb (Mary Tinha um Carneirinho). Veja como funcionava este aparelho clicando aqui Voltando ao cinefone, foi um equipamento no qual Edison conseguiu captar o áudio através do fonógrafo e sincronizá-lo com as imagens obtidas com o cinetógrafo. O resultado dessa união possibilitou-o a produzir o primeiro filme sonoro em 1913 "Nursery Favorites"

Em 1891, William Kennedy Laurie Dickson, engenheiro chefe da equipe de Thomas Edison, criou o cinetoscópio. Apesar de não ser um projetor de cinema, o instrumento permitia a visualização individual de imagens em movimento. Composta por uma caixa de madeira dentro da qual, alojava-se um complexo sistema de engrenagens por onde corria uma longa tira de película perfurada com imagens sequenciais; um olho mágico no alto da caixa por onde o espectador, através de um perfeito jogo de luzes, visualizava a película tendo a nítida sensação de que as imagens ganhavam movimento. Para que possam ter uma visão mais clara do funcionamento desta invenção, clique aqui.

(Na foto ao lado: William Kennedy Laurie Dickson, engenheiro de Thomas Edison) Este invento possibilitou aos estúdios Edison, a realização de uma série de filmes de curta metragem, inclusive dando origem ao primeiro beijo cinematográfico de que se tem conhecimento. Para conhecer mais sobre estes raros filmes, clique aqui.



(Na foto ao lado, o Black Maria, primeiro estúdio cinematográfico) As invenções de Thomas Edison e seu engenheiro William Dickson abriram as fronteiras para o desenvolvimento e evolução do cinema, muito bem explorados pelos irmãos Lumière. Mas isto é um assunto para uma próxima oportunidade.

13 comentários:

Bia Alencar disse...

íncrivel postagem!

Blog UaiMeu! disse...

Eu acho fantástico essas postagens explicativas, descrevendo como era antigamente o a trabalheira que eles tinham.
Parabéns

Bjs
Renata

Fabi disse...

que bela essa postagem!
e hoje, graças a Thomas Edison e os seus conterrâneos,
vou agora assistir um belo de um filme no cinema.

Rafael Borges disse...

Rubi,
Bom... Rs... Eu sou muito suspeito pra falar, não é? Excelente postagem... Apesar de eu estar estudando o Cinema agora, não sabia de nada disso. É interessante como quase nunca nos lembramos de perguntar: Como isso surgiu? Será que sempre foi assim? Essa naturalização da vida pode fazer com que nos distanciemos de histórias, que como essa, vem integrando um processo de transformação contínua nas sociedades...
Obrigado por isso!
Rafael Borges
barbazulblog.blogspot.com

Ana Ferreira disse...

Olá, Rubi!
Interessante saber o quanto o cinema evoluiu desde essas invenções que hoje, para nós, podem parecer insignificantes.
Particularmente falando, achei o cinetoscópio muito criativo e tenho curiosidade de ver como funcionava.
Adorei a música de hoje!

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Anônimo disse...

Tanta riqueza de informações! Acho incrível o que você faz, deve ser ótimo conversar com vocÊ!

www.robertavladya.blogspot.com

Tsu disse...

Oi Rubi!

Acaso era sobre este artigo que vc comentou comigo, que estava dando um trabalho danado porque uma coisa levava á outra? Mas essa origem do cinema é realmente interessante...
Ah até que deu um certo trabalho..aliás todos os meus artigos dão trabalho em maior ou menor intensidade mas acho que o trabalho nem é tanto escrever e sim digitar..aja paciência e tempo!Eu já vi cosplays de todas as personagens mas nunca da vovó Pinako! hohohohohoh...eu particularmente gosto da professora Izumi e da general parruda rs.
ashash que isso não se preocupe em comentar em um artigo que eu pretendo refazer..na verdade não tem como eu dfizer qual vou repostar ou refazer..é que eu gosto quando reviso devidamente o texto acrescentando algumas coisas porque ai sei que posso receber os comentários de boa.
Sim, Noir foi a primeira vc pode ver que no comçeo eu não escreviam uito bem, mas com o tempo fui melhorando.
Poxa é mesmo nossos horários não batem..mas como temos cel, vmaos trocando idéias desse modo ai podemos marcar um rolê em sampa! o/
bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

ANTONIO NAHUD disse...

Bacana, Rubi, é sempre bom termos a base de qualquer questão artística.

O Falcão Maltês

Rodrigo Ferreira disse...

Adoro suas postagens.

Incrivelmente demais sua postagem.

bjssss

sempre adorando aqui.

Andreza Fialho disse...

Belíssimo post!
Bjs e boa semana! ;)

disse...

Incrível, Rubi! Muito esclarecedor e explicativo. Admiro os pioneiros da sétima arte, mas confesso que acho os filmes esquisitinhos. Eles me causam uma sensação estranha... Mas são historicamente importantes, não há como negar.
Beijos, Lê

Unknown disse...

Impecável!
Sempre fico emocionada com a ideia revolucionária que foi o cinema.. imagine poder ter vivenciado o exato instante de seu nascimento, as descobertas... Magia!


;D

Anônimo disse...

Eu sempre me impressiono com a capacidade do ser humano de criar!! Realmente amo cinema e me sinto maravilhada com a vida que esta do outro lado, com a vida por trás daquelas falsas vidas.
Seu post ficou incrível como tudo que sempre vejo por aqui, parabéns!

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top