segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Das Cabinet des Dr. Caligari - O Gabinete do Dr. Caligari

O Gabinete do Dr Caligari é um filme alemão dirigido por Robert Wiene em 1920. Considerado um dos principais títulos quando se fala sobre expressionismo alemão, a obra ainda é utilizada para pesquisas e muitas vezes comparada a época sombria da Alemanha Nazista. Segundo Hans Janowitz, um dos escritores, a história surgiu após um de seus muitos passeios por Hamburgo. Enquanto caminhava pelas ruas, sentiu-se atraído por uma jovem mulher e resolveu segui-la; para sua surpresa, ela caminhou em direção a uma pequena barraca onde um hipnotizador fazia seu show. Cansado de tanto esperar, retornou para seus aposentos e adormeceu. No dia seguinte, recebeu a notícia de que a mesma mulher havia sido encontrada morta, e curiosidade à parte, durante o enterro, Hans avistou o homem da barraca. Verdade ou não, com a ajuda de Carl Mayer, que sugeriu o nome Caligari, estava dado o primeiro passo para aquela que seria considerada uma das produções mais influentes de todos os tempos.

O filme começa com dois homens conversando, até que um deles, Francis (Friedrich Fehér), decide contar uma história. O cenário que antes era um local escuro e sinistro, dá espaço para uma região montanhosa e distorcida da Alemanha. Dr. Caligari (Werner Krauss) aparece andando pelas ruas e decide falar com um homem, aquele que era responsável por organizar as apresentações na feira da cidade, dizendo que seu show de sonambulismo poderia concentrar muitas pessoas. Após trata-lo mal, mostrou-se interessado e aceitou a proposta de Caligari; porém naquela noite, o mesmo homem morreu misteriosamente. No grande dia, acompanhado por Cesare, o sonâmbulo (Conrad Veidt), o qual tinha o dom de prever o futuro das pessoas, o Dr. deu início ao seu show.

Atraído pela curiosidade, Alan (Hans Heinrich von Twardowski) resolve perguntar para o sonâmbulo quanto tempo ainda lhe resta para viver, e descobre que tem pouco menos de um dia. Perturbado, caminha pelas ruas sem rumo e misteriosamente, como numa profecia, é encontrado morto no dia seguinte. Francis, desconfiado com a sequência de mortes, decide investigar e suspeita de Caligari e Cesare. Com a polícia envolvida no caso, a próxima vítima é Jane (Lil Dagover), noiva de Francis, porém, Cesare apaixona-se por ela e durante uma perseguição, com a mulher nos braços, acaba morrendo no caminho. Até o desfecho da trama muitas situações são criadas, e para quem assiste até mesmo o final é um grande mistério. Aos interessados, deixo aqui o filme completo.

Produção, filmagens e adaptações - Teria sido premonição ?
As filmagens começaram em 1919 e foram até 1920,ano em que o filme foi lançado na Alemanha. Muitos dos produtores que juntaram-se a Robert Wiene sugeriram que o desfecho fosse menos sinistro, e o final original que dava a ideia de que Caligari e Cesare eram os culpados pelos crimes, foi trocado pela cena onde Francis aparece num manicômio, dando a ideia de que tudo aquilo não passou de sua imaginação. Apesar das mudanças, o filme continua sendo um clássico do expressionismo alemão e nem mesmo as versões que foram feitas ao longo dos anos superaram as expectativas.

Entre as décadas de 30 e 40, a Europa enfrentaria um dos piores momentos da históra, em particular a Alemanha, que na época estava sob o comando de Hitler. Os boatos que surgiram comparando a personalidade de Caligari (e dos meios que utilizava para atrair as pessoas através da hipnose) com a de Hitler, fizeram do filme uma premonição do que viria a ser um verdadeiro holocausto.

11 comentários:

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Rubi... parece ser um filmaço... vou ver se acho pra baixar e ver na cama comendo pipoca, adoro filmes de suspense e cheio de coisas assim que nos deixa intrigada... Vou assistir e depois te falo... amei!! Bjs

Rodrigo Ferreira disse...

Deve ser um filme assustaor e macrabo. filme assim que eu gosto...

leandroaleixo disse...

Filmes e muito bom!! parece ser 10 este..mais nem deve ter mais...voce poderia atualizar umas coisas as vezes ne...valeria dicas novas...!! vlwlwlw

Aline disse...

É legal saber que um filme feito há tanto tempo é referência para a atualidade... O cinema e a música são os melhores "livros" de história...

Tsu disse...

Rubi..
Primeiramente...DESCULPA não ter te mandando o arquivo com a minha opinião! Pensei que vc publicaria lá pelo dia 10!!
Dr.Caligari é um filme sensacional..ouso dizer que é o ápice do expresssionismo alemão. Tudo nele é fantástico, bizarro, perturbador...e as cenas tornaram-se msrcos, sendo utilizados posteriormente em diversas obras que variam desde capa de cd de um banda gótica até um clipe para o filme Rainha dos Condenados.
A história real por trás da obra é realmente perturbadora...e a obra em si também o é...acho que supera até o Nosferatu pois Caligari possui um apelo real/psicológico com um final totalmente aberto para interpretações...

Tsu disse...

É tem razão..a roupa da Gata Negra pode até ser "fácil" se comparada com outros cosplays...porém, é preciso que a pessoa que a faça tenha a beleza e postura. Vejo em eventos e comunidades de cosplay muitas pessoas defendendo que você deve fazer cosplay por gostar do personagem não importa se é parecido fisicamente ou não. Eu já sou contra essa opinião. Tem que ter limite..não dá pra uma pessoa fazer o personagem X se o corpo dela é Z! Fica ridículo e alvo de comentários sacanas. Sem falar que alguns realmente ficam ridiculos.
Por isso que nas minhas sessões coslays do blog procuro achar aqueles cosplays de tal personagem que eu achei mais legais e bonitos, parecidos com o personagem.
Ah voc~e ainda não comentou em todos os meus posts não ahsahsahs....ainda tem bastante para você comentar o/ E eu adoro receber seus comments!
Eu tenho de fazer mais artigos de filmes..eles são mais simples de fazer do que o de animes mas mesmo assim ultimamente tá tenso bolar os textos...eu marco na agenda todos os artigos que tenho de escrever dentro de um certo tempo....mas raramente consigo cumprir isso..sem falar que para artigo de filme eu sempre pego uma resenha como base.

bjs!
http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Lanny F disse...

Que legal! Eu não tenho o costume de ver muitos filmes antigos, por isso é ótimo saber mais sobre eles =)

sorvetedecupu.blogspot.com

ANTONIO NAHUD disse...

Sou fã de carteirinha do Conrad Veidt...
Cumprimentos cinéfilos!

O Falcão Maltês

Raquel disse...

A própria história de como foi a inspiração para o filme já é de fato ótima!
Abraços!

Blog UaiMeu! disse...

Eita filme misterioso a história já é sinistra mas oq me deixou mais assustado foi a parte da premonição,a história lembra mesmo os atos de Hitler que pra mim hipnotizava o povo Alemão.
Abraço Ricardo

Unknown disse...

Revi este filme semana passada...
Não adianta.. Me impressiona toda a vez....
Não dá para começar assistir o terror atual sem passar por este!

;D

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top