quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ella Fitzgerald

Ella Fitzgerald nasceu no dia 25 de abril de 1917. Conhecida como a "Primeira Dama da Canção". Com uma carreira duradoura, de 59 anos de sucesso conquistou muitos prêmios devido ao seu extraordinário talento, inclusive o Grammy.

Em sua juventude, sonhava em ser dançarina; adorava jazz tendo como ídolos Louis Armstrong, Bing Crosby e The Boswell Sisters, porém idolatrava a cantora Connee Boswell.

Com a morte da mãe em 1932, passou por um período difícil em sua vida, abandonou a escola, trabalhou numa casa de jogos mantida pela máfia. Envolveu-se com a polícia, foi presa e enviada para um reformatório, mas fugiu logo em seguida. Finalmente, foi acolhida pelo Asilo Órfãos de Cor.

Aos 17 anos de idade, o destino conspirou a seu favor , pois inicialmente pretendia seguir a carreira de dançarina, mas desencorajada pelo desempenho de suas concorrentes, optou pela música e por fim fez a sua estreia no Teatro Apollo, localizado no Harlem.

Em 1935, passou a cantar com a Orquestra de Chick Webb gravando grandes sucessos. Com a morte de Webb, a banda passou a chamar Ella Fitzgerald and her Famous Orchestra, tendo a cantora como nova líder. Nesse período com a banda, gravou 150 músicas.

Em 1942, abandonou a banda para dar início a carreira solo. Três anos depois, gravou a música Flying Home utilizando a técnica do Scat, que significa cantar sem palavras ou sílabas (tipo : La da bum pa bam), marcando o início de uma nova época para o jazz, classificando- a como uma das principais cantoras do estilo.

Ella Fitzgerald fez grandes parcerias com Louis Armstrong, Frank Sinatra, Duke Ellington, Oscar Peterson e Count Basie.
Em 1974 em parceria com o pianista Tommy Flanagan e outros músicos gravou o álbum Ella in London ao vivo, sendo considerado um de seus melhores trabalhos.

Com vários problemas de saúde fez sua última gravação em 1991 e sua última apresentação ao vivo em 1993 ano em que teve suas pernas amputadas devido à diabete. No dia 15 de junho de 1996 faleceu em Beverly Hills aos 79 anos de idade deixando um acervo riquíssimo ao mundo do jazz.

19 comentários:

  1. me amarrei muito, esse seu blog é foda, vou vir mais vezes e comentar mais aqui, vou divulgar também

    ResponderExcluir
  2. Muito boa suas informações.
    Gostei muito daquii, seu modo de expressar chama muito a atençao dos leitores :)
    Parabens por tudo aqui !
    http://akireteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Teu blog é muito foda, sério. Tem um tema muito pouco explorado, no qual tu explora muito bem. Teus posts são ótimos, continue sempre assim. Sucesso :D
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é muito bom cara , bastante informativo .

    ResponderExcluir
  5. não a conhecia, mas gostei da historia dela
    o blgo, show

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de comentar, mas não exclusivamente sobre essa postagem em si, mas de maneira geral. Muito bom essa música que está tocando no momento em que eu escrevo essa mensagem. E loira estilo pin-up no topo da página é apaixonante! Parabéns!

    valentim, eric
    http://all-aboutnothing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. - adooooooorei seu blog .
    jah estou seguindo . *-*

    ResponderExcluir
  8. pooo, esse blog é EXCELENTE! rs muito amor

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez uma grande estrela que tinha tudo para dar errado, mas buscou o seu sonho e virou uma estrela. Que a história de Ella Fitzgerald sirva de exemplo para os jovens de hoje.


    http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ai que maravilha!!! Acho que poderia passar o dia todo aqui no blog só ouvindo a ''primeira dama'' cantar.
    rs

    Cá entre nós, depois de um dia exausto, tem coisa melhor que ouvir a Ella cantando ''This girl in love with you'' ou ''Dream a little dream of me'' no ipod, mas com aquele gostinho de vitrola?!

    É impagável.

    ResponderExcluir
  11. Acho que já ouvi falar dessa cantora, principalmente se ela já cantou ao lado de Frank Sinatra. Sim, acho que foi uma música de Jerome alguma coisa, não recordo o nome do compostior, mas que demais! Parabéns pelo post! Amei! Sucesso para ti!

    ResponderExcluir
  12. adorei o post.eu adoro a música q tava tocando qndo eu entrei no blog "Night and Day with Lyrics " vou baixar o cd,vou tentar pelo 4Shared. se tiver algum site q possa indicar agradeço.muito bom seu blog adoro jazz "música negra" tow seguindo

    http://cenaplanosequencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar dela. :D
    Tava reparando.. Acho que se eu tivesse ouvindo a música sem ver a foto dela, eu imaginaria que uma mulher completamente diferente dela estaria cantando! :D
    E eu AMEI a introdução da música.. É muito bonitinha! Tanto no ritmo quanto a própria tradução! ^^ Do resto não gostei, mas a introdução éé muito legaaal! :DDD
    Tipo, já reparei que algumas pessoas reclamam das músicas qe você coloca no blog. Tipo, eu particulamente não gosto de músicas em blog, mas aqui é diferente. É muito legal ler sobre um filme ou cantor e ouvir a trilha sonora ao fundo. :PPP

    ResponderExcluir
  14. Tu disse que se amarrou no meu blog, eu digo o mesmo do teu!
    Nossa, lindo de mais, muito bem diagramado e o layout ficou lindo de mais. Parabéns!

    Por esses motivos vou te seguir! =D

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar dela, talvez a musica ja tenha escutado ... retribuindo comentario
    http://juniorchicleteiro.blogspot.com/
    vlw

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! Músicas do tempo que a cultura ainda não estava tão "enlatada"...

    ResponderExcluir
  17. É uma pena que não existam, hoje em dia, cantoras tão boas quanto ela...

    ResponderExcluir
  18. Mesmo não gostando de nada musical até agora, parabenizo-o pela clareza do blog e pelo layout.
    abs
    Leonardo Dognani

    ResponderExcluir

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.