Olivia de Havilland, nasceu no dia 1° de julho de 1916 em Tóquio, local onde o pai de descendência britânica trabalhava.
Foi uma das poucas mulheres a ganhar várias vezes o Oscar de melhor atriz, em filmes como : Só resta uma lágrima e Tarde Demais.
Irmã da também atriz Joan Fontaine teve uma infância conturbada, tendo que viajar para os EUA quando pequena
devido a saúde da irmã e ainda presenciar a separação dos pais.
Filha de atriz e advogado, logo após a separação, sua mãe se viu obrigada a abandonar a carreira para dedicar-se somente as filhas, mas ainda assim mantinha o gosto por Shakespeare e ensinava-lhes dicção.
Ainda jovem, Olívia fez sua estreia no teatro da escola com o papel principal no clássico ' Alice no país das maravilhas'. Daí em diante, era mais do que certo que sua carreira como atriz iria muito além dos palcos da escola.
Aluna dedicada e inteligente, ganhou uma bolsa para estudar na Universidade de Mils tendo como objetivo, tornar-se professora. Porém, graças a um teste e ao produtor que estava presente, seus planos mudaram e ela trocou a faculdade por um lugar na peça de teatro baseada no livro de Shakespeare : Sonho de uma noite de Verão.
(Foto ao lado, Joan Fontaine, sua irmã) Assim sua carreira artística enfim decolou com grande estilo.
Posteriormente, assinou contrato com a Warner e atuou num dos filmes mais conhecidos do cinema : As Aventuras de Robin Hood de 1938.
Mas o seu grande destaque foi no clássico E o Vento Levou, no qual encarnou a personagem Melanie Hamilton e recebeu cinco indicações ao Oscar.
Em 1941, já naturalizada americana, atuou em A porta de Ouro e novamente recebeu indicação ao Oscar, porém perdeu para sua irmã Joan.
Foi nessa época, que Olivia percebeu seu potencial, pois os papéis que lhe eram destinados não condiziam com o talento que sabia possuir.
Sendo muitas vezes obrigada a fazer papéis de mulheres ingênuas e em perigo, passou a rejeitar os convites e isso fez com que a Warner suspendesse seu contrato.
Decidida, abriu um processo contra o estúdio mas ficou dois anos sem atuar,contudo para não perder o hábito de interpretar, foi à Guerra para levar um pouco de diversão aos soldados americanos.
Após ganhar o processo, foi criada uma lei com seu sobrenome, que se tornou uma das mais importantes de Hollywood. A Lei de Havilland tornou-se um poderoso instrumento de defesa dos direitos dos atores. A partir daí, os convites começaram a melhorar, e Olivia assinou contrato com a Paramount fazendo três filmes.
Na década de 50, saiu dos EUA para viverem Paris juntamente com seu marido. A partir disso, aparecia vez ou outra no cinema e aceitava somente o que lhe interessava.
Chegou a publicar um livro em 1962,onde ela fala sobre suas aventuras e dificuldades na França.
Voltando ao cinema, com Bette Davis, surpreendeu os críticos novamente e pôde mostrar de fato o seu talento.
Casada duas vezes e mãe de dois filhos, atualmente com 94 anos, vive em Paris e frequentemente é chamada para participar de cerimônias e documentários.
Todo esse talento rendeu-lhe os mais diversos prêmios e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Curiosidade a parte, no filme E o Vento Levou, sua personagem foi a única que morreu dentre os 4 grandes nomes do filme, e na vida real, é a única que ainda vive.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
23 comentários:
Minha xará *---*
Nunk vi nenhuma atuação dela, mas pelo q li, ela era brilhante...Amei o blog, mto bom o post...
Caraamba, muiito boom oo post. Legal a ideia de abordar a historia de uma pessoa brilhante e talentosa como a Olivia .
Parabéens pelo blog !
http://luanasoouza.blogspot.com
"Curiosidade a parte, no filme E o Vento Levou, sua personagem foi a única que morreu dentre os 4 grandes nomes do filme, e na vida real, é a única que ainda vive" Que tenso...eheuehuehueeuhe
Confesso que conheço pouco do trabalho dela, só assisti E o vento levou dos seus filmes. Mas tem varias coisas interessantes, como a lei criada com o nome dela...bem legal
Agora, sou apaixonado pela irmã dela, Joan Fontaine (que eu soube agora ser irmã dela :D), principalmente pelos trabalhos dela com meu diretor preferido, Alfred Hitchcock, nos filmes rebecca e Suspeita :D
Muito boa essa postagem
http://thenerdsarecool.blogspot.com
Ela está uma graça na terceira idade. (:
http://rodrigoludwig.blogspot.com/
(:
Noss, a unica viva ainda? ;/
A tia tem 94 anos, pelamor
deve ter muita historia pra conta...
Como sempre os posts supreendendo )y'
teh
Ela sempre foi linda, até mais velha!
To seguindo
Além de linda e talentosa atuou em um dos meus filmes prediletos. Em o vento levou ela estava incrível.
Adorei o seu blog, vi um post sobre o Clark logo abaixo, logo mais lerei. (:
Até mais,
http://avidadigital.wordpress.com/
Nunca vi um filme dela, mas parece ser uma grande atriz
nossa anjoo *o*
ki blog liindo.. post mt interessante tbm !
PARABÉNS MESMO (:
seguindoo
Confesso que demorei a assistir E o Vento levou, um clássico realmente, Olivia de Havilland é uma dama do cinema.
Se quiser conferir meu novo post:
http://midiacidada.blogspot.com/2011/02/bruna-surfistinha-uma-versao-sem-alma.html
Abs
Nossa, deve ter sido difícil para a mãe dela ter abandonado a profissão, mas depois ela foi, digamos, recompensada devido ao fato de as duas filhas terem seguido a carreira dela.:D Ela deve ter sentido muito orgulho!!
E que lindo, ela interpretou Alice! *-* Alice é uma das minhas personagens favoritas!
A, e deve ser uma sensação "boa" perder o Oscar para a irmã! Claro que o sonho das(os) atrizes/atores é ganhar um Oscar.. Mas como a irmã ganhou, acho que é como se fosse ela que tivesse ganhado! E além do mais, ela já havia ganhado outros, né?:) Não sei se você pensa assim, mas eu sou muito família! haha :P
E ela velhinha.. Dá vontade de morder! *-* xD
Verdade, não conheço ela, mais valeu bastante ter lido este pot! *-*
mto linda e talentosa!
http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
sigo quem me segue e retribuo comentários
nunca vi os filmes dela... devem ser bons...
Cara muito bom vc relembrar belas historias de belos atores como essa!! Parabéns pelo blog!
Se não me engano, ela estrelou em ''Meu reino por um amor'', também. É um dos favoritos da minha avó, e acabou se tornando o meu tbm.
Sem dúvidas, é uma grande artista.
beijos.
Bacana
Legal essa atriz hein
acho lindo o desenho das sobrancelhas das mulheres dessa época.
de verdade.
adorei teu blog e vou seguir com certeza
beijos ;*
muito bom o post. realmente deixa a gente curioso para ver uma atuação dela.
parabens.
É como disseram: 'Ela está uma graça na terceira idade". Adorei seu blog!!! continue assim. Comentarei mais. Um beijo..
http://onlydays1.blogspot.com/
Linda ela!
Mesmo com mais idade... ainda com feições clássicas!
Nunca ia sonhar que ela tinha nascido em Tóquio!
;D
meu Deus... todo mundo diz, ai que legal, ela é boa mesmo... pena que nunca assisti um filme dela. pera lá... ela tem um monte de filmes além de o vento levou... lágrimas de mae ou tarde demais por ex...
Postar um comentário
Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.