O Gordo e o Magro (Laurel and Hardy) foi uma dupla de comediantes que fez muito sucesso na década de 20 e 30, tanto no cinema mudo quanto no falado. Estreando juntos no filme The Lucky Dog de 1921, o sucesso foi tanto que decidiram seguir carreira juntos, a partir de 1928. A filmografia soma um total de 106 filmes, dentre longa- metragens, curtas sonoros e mudos. Nos filmes, as cenas de palhaçadas, piadas e "violência" tornaram-se frequentes, e mais que isso, marca registrada dos dois. Geralmente nas histórias, eles precisam sair de situações complicadas e engraçadas.
Hardy (gordo) e Laurel (magro) curiosamente usavam seus verdadeiros nomes nos filmes e seriados. A famosa canção título "The Cuckoo Song, Ku-Ku" foi composta em 1930 pelo diretor musical Roach. Laurel ouviu a canção na rádio e sugeriu como tema em O Gordo e o Magro.
Na década de 30, em pleno auge, alguns dos filmes de mais sucesso foram regravados em outros idiomas, tais como espanhol, italiano, francês e alemão. Em 1936, começaram a passar por momentos difíceis com o Estúdio onde trabalhavam. A fórmula dos programas sofreu mudanças, e vinte anos mais tarde, os dois fizeram o filme "Atoll K", que para surpresa de muitos, não superou as expectativas, pois nesse época, Hardy começou a passar por problemas de saúde,os quais lhe fizeram perder mais de 40 quilos.
Em 1955, participaram de um programa de televisão e no ano seguinte, fizeram seu último filme "One Moment Please". Até que, infelizmente, no dia 7 de agosto de 1957, Hardy faleceu. Laurel, abalado, fez apenas participações especiais e influenciou uma série de gerações de comediantes. Até sua morte em 23 de fevereiro de 1965. Falar sobre o Gordo e o Magro consumiria muitas páginas de meu blog, tamanha a importância dessa dupla, porém, segue abaixo uma breve biografia de Stan Laurel e Oliver Hardy.
Oliver Hardy nasceu no dia 18 de janeiro de 1892. Destacou-se interpretando um dos protagonistas em O Gordo e o Magro. Mostrando grande interesse pelo teatro, desde pequeno, em 1910 começou a trabalhar no teatro exercendo funções nas bilheterias. Quatro anos depois, fez seu primeiro filme e até o ano seguinte, já contava com 50 participações. Na década de 20, ficou mundialmente conhecido pela participação em O Gordo e o Magro. Casado três vezes, sofreu muito com o término deles, tanto que começou a beber. Em 1954, após um infarto, seguido de um AVC, passou longos meses sem poder falar. No dia 7 de agosto de 1957, aos 65 anos faleceu deixando um vazio enorme no mundo do cinema e no coração de seu amigo e companheiro de filmagens, Laurel.
Arthur Stanley Jefferson, ou simplesmente Stan Laurel nasceu no dia 16 de junho de 1890, conhecido por muitos pela sua marcante participação em o Gordo e o Magro, iniciou sua carreira aos 16 anos. A partir daí, passou a viajar com o grupo de teatro de Fred Kamo, que contava também com a ilustre presença de Charles Chaplin. Seu primeiro filme foi em 1917, logo em seguida, passou a atuar em O Gordo e o Magro. Casado oito vezes, teve apenas uma filha. Faleceu aos 74 anos no dia 23 de fevereiro de 1965 vítima de um ataque cardíaco.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
40 comentários:
Quantas madrugadas "perdi" revendo episódios deles...
Um tipo de humor que não mais se encontra.. simples!
Triste como acabou... Mas, suas influências são eternas!
;D
obg por passar lá no meu blog!!!!!! q bom q vc gostou!
fico mto fliz com sua visita!
incrível como vc consegue fazer cada post melhor q o outro... bom saber um pouquinho mais sobre o gordo e o magro, acho eles fofíssimos!!!!
bjus
www.blogdatruzzi.blogspot.com
Nossas esses caras eram feras!!!
Eu via eles na band antigamente.
Eu me lembro quando filmes deles, em preto e branco, passavam muito na TV (lá pelos anos 70). Um tipo de humor que já não existe mais: ingênuo. :)
É incrivel,como eles conseguem até hoje tirar risadas,realmente são eternos,concordo com a Karla:hoje nao se encontram humor como deles,assisti um longa deles,e nossa eles são muito bons.Muito bom o poste,você está de parabéns,seu blogger é perfeito,muito bom lembrar varios icones do passado que continuam presente.
Beijoos.
http://myselfbb.blogspot.com
realmente um grande clássico!
você escolhe bem ao fazer suas postagens!
\tô aki retribuindo comentário, mto obrigada! pessoas como vc são a essência para a existência do meu blog!
http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
sigo quem me segue e retribuo comentários
Rubi, sempre assistia O Gordo e o Magro quando era criança! traz boas recordações!
Tem texto novo lá! Visite, deixe um comentário!
www.telaprateada.blogspot.com
Gargalhadas, gargalhadas e mais gargalhadas... òtimos! inesquecíveis! Eu gostava mais do Magro, mas , o Gordo tb era bem engraçado. Minha mãe e minha avó materna gostavam mais do Gordo.
É sempre bom lembrar deles. Comediantes de um naipe de O Gordo e o Magro não deviam morrer, nem envelhecer.
Que blog mais gostoso!
Posso comentar o seu post anterior? caramba sou apaixonaa pelo snoopy! hahahahahahaha ele é tao baby :') quando eu era menor, eu chorava quando via um pelucia dele e minha mae nao comprava! Juro... Tive um que eu dormia abraçada e nao largava nunca! ele é o mais fofo do mundo hahahaha *-*
Ps: SUMI, MAIS VOLTEI VIU... HAHAHAH desculpa o sumisso!! é estudos.. tudo de uma vez só.
Comente e visite? http://teen-age-dream.blogspot.com/
Que nostalgia! Dou risadas até hoje, rsrs
Meu pai, tem um box que trouxe dos EUA até hoje! É demais, adoro as trapalhadas dessa dupla. Hoje é um humor pastelão, mas quem não gosta né?!
Eu ADORO!
Arte - Comunicação - Entretenimento - www.junatchos.com
Não o Conhecia
Muito bom seu blog
comenta la no meu:
http://wwwgamesedownloads.blogspot.com/
Eu lembro qdo era pequena, meus pais viam e tbm viam Os 3 patetas, vc lembra? rsrsrs
Até mais!
Eu admiro e muito esse tipo de humor que eles faziam ,é o verdadeiro talento mesmo humor na veia, eles faziam as pessoas rirem sem falar ,só com as imagens, micagens.Hoje em dia humor é apelação sexual ,palavrão imitar gay assim fica fácil quero ver fazer humor mudo inocente assim.
Parabéns pela sua escolha
Post muito interessante..
Já que com eles, o Brasil foi descobrindo mais o humor..e hoje, o Brasil está de dar risada a toa..devido a tantos comediantes.
Mas o que eles fazia era arte, era algo encantado e engraçado, não sei se era o preto e o branco que o fazia tornar uma coisa deslumbrante e engraçada,hoje em dia, o humor está apelativo, e por isso que é sempre bom revivermos essa historia desses dois.
Belissimo post.
Espero voltar mais vezes.
Abraços.
Se puder retribuir,
http://redesenhei.blogspot.com
Faz um favor e para essa radio automatica, deixa o botão do player pra quem quiser ouvir apertar e ouvir, ja imaginou se eu tivesse no trabalho....
grata
cafajeste
Ha adoro eles. Ja assisti muita coisa, incuisive tenho um dvd deles aqui com 3 episódios. Mas eu costumava ver mais quando era criança pois se não me engano passava na TV. A maneira que eles faziam humor era realmente incrivel. Na epoca do cinema mudo eles eram os melhores comediantes, junto com Charlie Chaplin e Buster Keaton. Serão sempre lembrados ^^
To passando pra avisa que vc foi um dos indicados por um dos adms do nosso blog para ganhar o selo lapis de ouro passe no blog para mais informaçoes
www.diariodealunos.blogspot.com
Nunca assisti :/
Vou ver se acho alguns capítulos na internet.
Sempre ouvi falar mas nunca parei pra ver um capitulo se quer. hahahaha
Passa? http://jooymartins.blogspot.com/
Beijos
vc ganhou um selo, pelo seu belíssimo blog
http://wth-alemao.blogspot.com/2011/05/bom-gente-olhe-eu-aqui-de-novo-com-mais.html
Ah essa dupla maravilhosa! Quem esquece? Linda homenagem.
grande clássico mesmo
e muito bom
melhor q muita coisa de hj ¬¬
Assisti bem pouco TV qdo era pequena, mas é impossivel não conhece-los, eram mto hilários...otimo relembrar e colocar na bagagem um pouco mais de cultura! bjao
muito antigo... nunca ouvir falar neles....
Lembro bem que ficava de noite escondida, com a tv no volume mínimo para ver eles. Meus pais não deixavam, mas eu sempre via. kkk'
Muito bom o Blog. Trás aquele fundo do baú gostoso a memória de novo!
Parabéns!
Ah que lindos!
Eles sim são bons de verdade!
Como traz saudade este post.
Adorei
Bjs
http://bruhworspite.blogspot.com
Simm eu vi muito rs
Tem selo pra vc lá no blog
Bj e boa semana ;)
Volto aqui pra ficar ouvindo a música tema do Gordo e o Magro!
rsrs
Arte - Comunicação - Entretenimento - http://www.junatchos.com
Concordo, ele é um excelente ator.
Não cheguei a ver o filme com a Dercy, rsrs
Quem sabe ainda não veja?!
Rubi, preciso saber se seu prêmio já chegou!
Arte - Comunicação - Entretenimento - http://www.junatchos.com
Ah menina! Tomara que chegue logo.
Vou tentar rastrear, pois a encomenda de duas sortudas já chegaram, uma de Paraná e outra de São Paulo também. Vou ver direito e qualquer coisa te passo. Fique de olho na sua caixinha!
Beijones! Qualquer coisa me add no msn: ju.gordo@hotmail.com
*-
Antigamente passava gostava também "Os treis patetas" mto bom pena não passar mais...►startte.blogspot.com
eu já vi muitos videos deles eles são muito fodas!
e tbm o charles chaplin ou sei-la como se escreve o sobrenome dele hauhauhauahah
A comédia que há hoje, foi influenciada por eles, e por muitos outros que marcaram a história, assim como Charlin Chaplin...
Enfim, as vezes assisto algum episódio deles na TCM.
xD
Cara, eu gosto de entrar nesse Blog porque ele me faz relembrar várias coisas legais que eu há muito tinha esquecido! Nostalgia pura! Gostava de ver o Gordo e o Magro na Ulbra TV (uma emissora aqui do RS)! Maior comédia! Muito bom, mesmo! Esse tipo de humor que era bom! Sucesso! Visita e comenta aí: http://pireloko.wordpress.com/
Quando pequena eu assistia muito o seriado deles na TV. me lembro que minha mãe não gostava, mas eu me acabava de rir...
Tipo de humor que já não temos mais nos dias de hoje; um humor puro, sem nenhuma conotação pejorativa extremista ou sexual.
Excelente lembrança tua!
Bah velho, o Gordo e o Magro pra mim só se comparam a Chaplin
Desde novo meu pai me incentivou a conhecer o trabalho deles, SENSACIONAL!
Saudade, do humor do Gordo e o Magro, Os trapalhões... Como o humor esta mudado atualmente. Uma pena. A formula esta aí no passado e só resgata-la.
Tai uma dupla de talento insubstituível, que mesmo com o cinema mudo e sem cores conseguia se superar.
JOPZ
Postar um comentário
Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.