Nascido Friedrich Gustav Maximilian Schreck no dia 6 de setembro de 1879, ficou conhecido pelo nome artístico de Max Schreck. Ator alemão, interpretou o Conde Orlok no filme Nosferatu (1922), um de seus personagens mais famosos. Iniciou sua carreira após concluir seus estudos e formar-se em artes cênicas, no ano de 1902 na Berliner Staatstheater, estreou na peça Meseritz e Speyer. Posteriormente, foi convidado a fazer parte da Companhia teatral de Max Reinhardt. Casado com a também atriz Fanny Normann, viu-se obrigado a abandonar os palcos e a família para servir na Primeira Guerra Mundial. Retornando, atuou em várias peças nos mais diversos teatros de Munique até, finalmente, ser chamado para fazer parte do elenco de "Der Richter von Zalamea" em 1920 marcando sua estreia no cinema. No ano seguinte, foi apresentado a F.W. Murnau, e finalmente apareceu nas telas interpretando o famoso vampiro Conde Orlok no clássico Nosferatu (1922). Apesar da polêmica devido a violação dos direitos autorais, Max continuou atuando em filmes alemães, ora com papeis secundários, ora como protagonista.
Dentre os filmes que foram feitos após Nosferatu, destaco: Mysteries of a Barbershop, The Street (ambos de 1923) e The Grand Duke's Finances de 1924. Durante uma apresentação na peça Don Carlos, Infante de España, Max sentiu-se mal e foi internado. Diagnosticado com problemas no coração, não resistiu a um ataque cardíaco e faleceu na manhã seguinte, no dia 20 de fevereiro de 1936 aos 56 anos de idade. Coincidência ou não, a palavra schreck significa susto/espanto e, depois de sua morte, foram muitas as lendas criadas, inclusive, de que Max seria mesmo um vampiro e só havia sido convidado por Murnau para dar mais veracidade no filme Nosferatu.
Apesar dos boatos, seu personagem (Conde Orlok) ganhou espaço nos desenhos animados, filmes e jogos. Destaco a ilustre participação num episódio de Bob Esponja. Para quem quiser ver a cena, basta clicar aqui (Infelizmente não encontrei uma versão dublada). Mas cá entre nós, vampiro ou não, que Max tinha uma aparência um tanto quanto "diferente", ninguém pode negar.
terça-feira, 5 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
30 comentários:
hm, não posso comentar muito, pois não conheço muito de seu trabalho! E realmente tinha uma aparência diferente rsrsr
Apesar dos boatos, seu personagem (Conde Orlok) ganhou espaço nos desenhos animados, filmes e jogos.
Ah... Por isso que quando dei de cara eu pensei... Ué, já ví isso em algum lugar... Mas logo em seguida reagí... Ah, concerteza é uma Adaptação... No All Classics só tem coisas que eu não conheço ^^
Gosto muito dakí :D
Nossaaa... realmente ele tinha uma cara muitoo estranha, mais boatos existem mesmo... no bairro onde eu morava, tem cada historia... que nossaaa... vou até ver se faço um post falando sobre o assunto... rsrsrsrrs... como sempre uma bela postagem... beijooooos
Bem cara de Shrek mesmo...
Esse post me lembrou: vc poderia colocar o Metrópolis do Fritz Lang e O Consultório do Dr. Caligari como tema (se já não o tiver feito, né...).
adoro filmes sobre vampirosss!
e essa musika ao fundo hein!? rsrsrs
adoreiiii!
bjsss
Cara, não é a primeira vez que venho aqui e reparo que você edita bem suas postagens e realmente, é bem interessante o conteúdo! Abraço e continue assim !
mt bom!! nao conhecia muito sobre ele :)
Parabéns pelo blog pois ele ajuda a conhecer atores geniais do passado que andam apagados pelo tempo e mto bom
esse Schreck é feio ein kkkkkkkkkk
http://xuberequetetas.blogspot.com/
A lenda de que ele seria um vampiro é muito interessante... Sabe se lá...
O Falcão Maltês
Irado o cara! seu blog é muito bom! sempre nos apresentando novas personalidades!
Acho muito legal essas lendas dá um "Q" a mais pro filme kkkkk e realmente ele tem cara de vampiro kkkkk
ahsuahsuahsu, realmente vc revela astros aki
qdo tava lendo eu tava pensando "poxa, ki texto chato, nem conheço o tal ator", mas dps ki vi a foto reconheci.
seu blog nos prende a atenção, vc escolhe os melhores artistas!
http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
sigo quem me segue e retribuo comentários
Uau ! Eu sempre amei coisas clássicas desde séries, filmes até cantores... Gostei desse post, eu já tinha visto esse ator em algum lugar ( na tv é claro kk ) ...
Muito bom mesmo o blog, adorei o Pin Up lá no título =)
Bjsssssssssss !
garotanivel2.blogspot.com
Sempre quis assistir "Nosferatu".. ainda não tive tempo, nem oportunidade mas quero mesmo..
realmente esse lenda é assustado, so prova que o trabalho dele foi incrivel!!
E não é que ele se parece com o norferatu mesmo? Nem precisam mudar muito o rosto dele :D
Infelizmente não assisti nenhum outro filme dele...Essas lendas de que vampiros existem mesmo são ótimas, da um toque especial para os filmes. E ele tinha uma cara de vampiro mesmo.
Assisti agora a cena no Bob Esponja. Hahahaha Muito boa ^^
Ahh que ótimo! Mais sobre a obra prima Nosferatu!
Já ouvi algumas especulações que o famoso ogro Sherk, tem esse nome com base no ator Schreck de Nosferatu! É demais isso né?!
Viciantemente viciado mais ainda no All Classics!
Ahzura's Blog
Oi querida, obrigada pelo comentário no meu blog(deixei uma respostinha pra você lá).
O aspecto físico do Max Schreck realmente dá o toque tenebroso ao filme e faz com essa versão de Conde Drácula se aproxime mais da verdadeira personalidade do monstro criado por Bram Stocker (que de sensual e charmoso nunca teve nada).
O post me fez recordar os filmes divertidíssimos com Vincent Price, outro ícone da ficção de horror da década de 70 (com seu inesquecível Dr. Phibes). Mas, ao contrário do Max Schreck, Vincent Price foi um homem belíssimo...um pão (como minha avó costumava dizer).
Saudades de uma época que nem me pertence.
Eu fico cada vez mais apaixonado quando passo por este blog.
Sempre um conteúdo que me interessa. E hoje, não é diferente!
Parabéns pela postagem!
www.aliradeorfeu.blogspot.com
Show de bola,grande pessoa! Deste gostei muito das fotos,a ultima ta show..vlwlwwww
Oi Rubi^^
Sensacional você ter abordado a trajetória desse cara..eu sabia sobre sua morte precoce e da lenda que gira em torno rs. Ele parecia mesmo um vampiro exatamente como Bela Lugosi. No caso do Bela, ele pediu para ser enterrado com a capa do Drácula =) Parabéns pelo post!
Sobre Kill Bill, ele também não é um dos meus favoritos de Tarantino...esse lugar pertence á Pulp Fiction seguido por Cães de Aluguel (tenho artigo no blog sobre este). Mas o legal de Tarantino é isso: sempre que vemos notamos algo que não haviamos notado antes.
Artigo de Dr.Caligari? Fico no aguardo! Bom, é fato que ao passar obras desse naipe em dvd perde-se qualidade "original" mas que outra opção teriamos para ver? Os rolos de filme e projetores são impossíveis de encontrar rs...pelo menos podemos ver...eu baixei os meus
clássicos de cinema mudo agora me resta ter tempo para vê-los!
Sabe, você tem um blog tão focado em clássicos que gostaria de perguntar: você faz faculdade de cinema ou trabalha em algo do ramo?
bjs
http://www.empadinhafrita.blogspot.com
como sempre seu trabalho oferecendo muita informação
parabénns
lindo akii
http://www.hrdoblush.com/
Rubi... fiz uma postagem sobre Audrey Hepburn(fiz o desenho dela, indicação sua, lembra?) e duas pessoas me perguntaram se é verdade a historia dela, agora fiquei encucada, eu pesquisei antes de fazer a postagem.
Será que escrevi algo errado?
depois passa lá e dá uma olhada e me diz o que acha?
Se não for abusar de vc é claro!!
bjs
que medo desse cara rs
da pra entender o motivo das lendas, ele parecia um vampiro mesmo rs
Beijão
Paty.
esse bicho feio ai é conhecido, no video clipe da musica dragula do robie zombie, que tambem é diretor de filmes de terror, aparece esse cara ai.
Rs, realmente ele não tem uma aparência muito amigável.
Da época que vampiros eram vampiros e faziam bons filmes de horror (:]
interessante!
Adorei seu Blog e a trilha sonora é maravilhosa.
Assisti outro dia o filme Nosferatu e confesso que é horripilante o cenario as cores e os atores sao tao peculiares,Max Schreck foi brilhante como Conde Orlok sua atuaçao foi tao boa q se eu chegasse q ver ele na rua sairia corendo kkkkk....
Kelly!
Muito obrigada pela visita e por seguir o All Classics.
Fico feliz que tenha gostado do blog e da trilha sonora (eu sempre tenho muito cuidado ao selecionar as músicas pra não atrapalhar os leitores). Volte mais vezes, será um prazer.
Postar um comentário
Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.