quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Chaves - Elenco

Nascido em 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México, Roberto Gómez Bolaños destaca-se como escritor, ator, diretor, comediante e compositor. Responsável direto pela criação dos seriados: Chaves e Chapolin Colorado. Interpretando os personagens principais, Roberto conquistou o público infantil e adulto em todas as partes do mundo com a simplicidade das histórias contadas em cada episódio da série. Curiosamente, o convívio com o elenco conduziu-o a casar-se com Florinda Meza, a eterna Dona Florinda. Embora não tenha tido filhos com Florinda devido a realização de uma vasectomia, Roberto é pai de seis filhos do primeiro casamento. Atualmente, aos 82 anos de idade, vive em Cancun com a esposa e seus três cachorros.

Nascida na pequena Juchipila em 8 de fevereiro de 1948, Florinda Meza García de Gómez destaca-se pela sua desenvoltura no mundo artístico como atriz, diretora, produtora, escritora, dançarina e cantora. Trabalhou como modelo para comerciais de TV até integrar-se na equipe de Bolaños, onde desenvolveu a personagem Dona Florinda e a pequena Pópis. A boa convivência com Bolaños fez com que assumissem compromisso a partir de 1978. Como produtora, produziu várias novelas para a TV Mexicana. Embora seja mundialmente reconhecida pela personagem Dona Florinda, declara que sentia maior prazer em ser a doméstica honesta e sonhadora Chimoltrúfia, no seriado Chespirito. Ataulmente, aos 63 anos de idade, continua casada com Bolaños.

Carlos Villagrán Eslava nasceu na Cidade do México no dia 12 de janeiro de 1944 e traz como marca registrada ao longo de sua carreira humorística o personagem Kiko (Quico), garoto mimado das bochechas estufadas e melhor amigo de Chaves. Durante muitos anos, trabalhou como fotógrafo para vários jornais do México e desenvolvia um trabalho no teatro onde interpretava o personagem Pirolo que já possuía todas as caracetrísticas que o levaram a se tornar o Kiko no seriado Chaves. Em 1979, deixou de fazer parte do elenco devido a questões pessoais com Bolaños. Seu personagem estava ganhando mais espaço do que o próprio Chaves, o que levou Bolaños a reduzir sua participação nos episódios. O rompimento desta amizade manteve-os afastados por cerca de 20 anos, quando se reencontraram num especial da televisão mexicana e fizeram as pazes. Atualmente, aos 67 anos de idade, mora em Guadalajara com sua esposa e seus seis filhos, e ainda se apresenta em espetáculos circenses.

Nascida em 22 de dezembro de 1950, em Tepic; María Antonieta de las Nieves, foi uma atriz precoce aos 8 anos de idade atuando na novela "La Leona", onde fazia uma menina má, sendo contemplada por duas vezes com o prêmio de atriz infantil. Cantora e dubladora, foi convidada por Bolaños a integrar o elenco do seriado Chaves interpretando a irriquieta Chiquinha e a Dona Neves (bisavó de Chiquinha). Permaneceu no elenco até 1994 e no ano seguinte lançou a série "Aquí está la Chilindrina" que apesar de contar com apenas 20 episódios provocou uma ação judicial de Bolaños sobre os direitos autorais da personagem Chiquinha, que acabou sendo outorgado a María Antonieta. Em 2002, sofreu um infarto mas felizmente, conseguiu se recuperar, e atualmente, aos 60 anos de idade, vive com o marido Gabriel Fernández e fez uma pequena participação especial no seriado Skimo que é apresentado na Nickelodeon.

Rubén Aguirre Fuentes nasceu em Saltillo no dia 15 de junho de 1934 e começou sua carreira artística como locutor de rádio e televisão, trabalhou ainda como ventríloquo, ator, narrador de touradas, toureiro e diretor. Cursou engenharia agrônomica, porém optou em trabalhar no Canal 6 (emissora da Cidade de Monterrey). Pouco tempo depois, com a inauguração do Canal 8 pelos mesmos proprietários, a emissora lançou os seriados Chespirito, Chaves e Chapolin. Com isso, ingressou na carreira artística interpretando o personagem Professor Girafales, o mestre da escolinha do seriado Chaves, que é apaixonado pela Dona Florinda. A partir de 1995, com o fim das gravações, produziu o seriado "Ahi esta la Chilindrina" em parceria com María Antonieta. Atualmente, aos 77 anos de idade, está casado com Consuelo de los Reyes e ainda mantém o circo "El Circo del Professor Jirafales", do qual é proprietário desde 1976.

Nascido na Cidade do México no dia 28 de dezembro de 1944, Édgar Vivar, carrega em sua bagagem profissional as profissões de médico e ator. Como ator inciou sua carreira em 1964 participando de cerca de 40 obras; até ser convidado em 1970 a compor o elenco do seriado Chaves interpretando O Sr. Barriga e o Nhonho, e o ex-criminoso Botijão. Ao longo de sua carreira, realizou trabalhos importantes no teatro tais como, o Frei Antonio na peça "Marcelino pan y vino" (Marcelinho pão e vinho); no cinema participou do filme "La Novicia Rebelde" (A Noviça Rebelde). Em 1985 criou o "Circo de Noño y el Sr. Barriga", realizando turnês por México, Chile e Argentina. Em 2001, retirou-se dos palcos devido a problemas de saúde e participou de outras produções cinematográficas como: Bandidas em 2006 com Salma Hayek e Penélope Cruz e O Orfanato em 2007. Atualmente, aos 66 anos de idade, após emagrecer por conta de uma cirurgia de estômago, continua tocando sua vida artística.

Em 2 de setembro de 1923 nascia na Cidade do México, Ramón Valdés Castillo, ator e comediante que imortalizou o personagem Seu Madruga no seriado Chaves. Com Bolaños, interpretou vários outros personagens para os seriados: Chapolin e Chespirito. Atuou em vários filmes entre a década de 40 e 60, chegando a participar de produções de Cantinflas, famoso comediante mexicano; até ser convidado por Bolaños. No México seu personagem era conhecido como Don Ramón e gozava de grande prestígio com Bolaños que afirmava ser ele o único a faze-lo chorar de rir durante as gravações. Em 1979, com problemas de saúde deixou as gravações voltando somente em 1981. Aos 64 anos, vítima de câncer de pulmão, faleceu em 9 de agosto de 1988 deixando para os fãs mais de 100 filmes e seriados de Tv.

Angelines Fernández Abad nasceu em Madri no dia 9 de julho de 1922, atriz espanhola que fincou raízes profissionais no México. Deixou a Espanha tão logo começou a Segunda Guerra Mundial seguindo para o México principalmente devido a facilidade de idioma. Porém, só teve oportunidade de inciar a carreira artística em meados da década de 70 após receber um convite de Bolaños para compor parte do elenco do seriado Chaves. Coube Angelines o "ingrato" papel da Dona Clotilde, uma personagem bondosa porém excêntrica que provocava arrepios nas crianças que a taxavam de bruxa, e a apelidavam de Bruxa do 71. Angelines teve outras participações em menor escala no seriado Chapolin Colorado. Na década de 90, sofrendo de depressão passou a consumir dois maços de cigarro por dia o que a levou a morte no dia 25 de março de 1994, vítima de câncer pulmonar. Curiosamente, apesar da personagem a eternizou, Angelines era considerada uma das mulheres mais belas do México.

Outros atores: (seguindo a ordem das imagens acima) Raúl Chato Padilla, Horacio Gómez Bolaños, Ana Lilian de la Macorra e Ricardo de Pascual. - José Luis Amaro, Abraham Stavans e Germán Robles -

25 comentários:

  1. Parabéns pela serie de posts sobre os personagens de Bolanos! Eu goste muito :D

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu post. Minha infancia chaves e chapolin. é bom ler sobre as pessoas que interpretavam os personagens :)

    ResponderExcluir
  3. Que massa!Sou fã...classiqueira!!!rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Uma das séries mais engraçadas da tevê mundial...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  5. Adoro Chaves e Chapolin. São excelentes.

    Suas postagens estão cada vez mais bacanas.

    Grande abraço e bons fimles.

    Maxx.

    ResponderExcluir
  6. Achei esses posts sobre o chaves o melhor Rubi. CHAVES é a minha série de humor favorita ,hj em dia o humor que fazem é o fácil, onde se apela pra palavrões,gays etc...o dificil é fazer essa comedia igual chaves inocente sem apelações.
    O meu personagem favorito é o Madruga claro rsrsr

    Abraço Ricardo Madruga

    ResponderExcluir
  7. Será que existe alguém no mundo que não goste de Chaves e Chapolim? Eu não conheço.

    Fico com o amigo ai de cima, Seu Madruga ou melhor Don Ramon é o meu favorito!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rubi!!!

    Ah eu sabia!! Sempre achei (e não sou a única0 que o personagem Kiko é muito melhor do que o personagem Chaves...ele nos faz rir.
    E como o GIrafales está diferente!
    É ironico ver também o quanto á dona Clotilde era realmente bela na juventude!
    Vc só esqueceu de mencionar que o Kiko e a Florinda eram casados e que ela se separou do Kiko para ficar com o Chaves.
    Nossa eu fico surpresa de vc nunca ter visto O Feitiço de Áquila!!!
    É um clássico mais do que obrigatório para vc! É nostálgico como o filme Labirinto com Bowie e A Lenda com Tom Cruise..mas o apelo sentimental de Áquila é mais superior.
    Nossa, mas é isso..Chaves e Chapolim é algo atemporal. Não importa quantas vezes eu veja determinados episódios, sempre vou rir nas mesmas partes, é incrivel o poder que essa obra tem. E para mim o melhor sempre será o Kiko...eu rio muito com ele. E vc precisa ver o tanto de fãs que Chaves e Chapolim tem em eventos otakus! Fui num evento que o cara fez cosplay do GOdinez com direito a apresentaçã oe tudo..semfalar dos produtos ligados á obra.
    bjs!!!
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Legal que você mencionou um monte de curiosidades que eu não sabia! E olha que eu pesquiso Chaves bastante na net :)
    Aliás, não sei se vc viu a entrevista que Edgar Vivár deu ao Danilo Gentili no Agora é tarde em sua recente visita ao Brasil. Caraca, foi impagável!! http://www.youtube.com/watch?v=RkPE4udqu5g

    E parece que Maria Antonieta de Las NBieves está vindo ao Brasil!! Bj

    ResponderExcluir
  10. Rubi... maravilhosooo... eu ia assistir o filme que vc me falou ontém, pois ante ontem não deu e ontem a Chiquinha a atriz María Antonieta de Las Nieves foi no programa do Ratinho, que lindo que foi, me emocionei muito, ela é realmente uma pessoa maravilhosa e o desetendimento que ela tem com o Roberto Bolaños está visivel que isso a magoa muito.
    Muito lindo ontem a entrevista com ela!!
    mais hoje eu assistooo o filme...ahhh se assisto!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. ai que tuuudo, amie esse post, menina Dona Florinda era bonitona né
    trendluxo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei do post... Chaves marcou a infância de muita gente e é impressionante que, apesar da qualidade de imagem tão diferente do que temos hoje, continua sendo sucesso...

    ResponderExcluir
  13. Eu vim correndo pro seu blog quando vi lá no meu a atualização da postagem! Não quero, não poderia e não vou deixar de comentar em todos os posts sobre o chaves! Porque isso simplesmente fez parte da minha vida! O elenco não poderia ser melhor, fico muito feliz em ver as fotos !
    Amo de paixão o seriado!
    Chaves é eterno...

    ResponderExcluir
  14. Nossa, lá na argentina chamam o CHAVES DE CHAVO, tipo (TIABO)^^ Adorei voltar o tempo relembrando, muitooo gostoso!


    parabéns pelo post, está demais!

    ResponderExcluir
  15. AAA esqueci de te dizer que estou seguindo o blog :)


    retribui?


    Kiss ^^


    seu comentário é fundamental!

    www.medicinepractises.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A Dona Florinda fazia um pouco de tudo, nossa!!!
    Muito legal saber um pouquinho do background de cada um destes atores!

    ;D

    ResponderExcluir
  17. Estou adorando as postagens sobre o chaves e chapolim
    Tinha coisas sobre eles que eu realmente não sabia!

    Hum deu uma vontade de assistir chaves agora,rs

    Bjs
    http://bruhworspite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Acho meu comentário não foi =\

    ~
    Adorei o post, saber mais sobre o que marcou a minha infância o qual assisto até hoje, é muito legal ;D

    Bjs
    http://bruhworspite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Mesmo assistindo e
    repetindo todas as falas de cor,
    não consigo enjoar.

    ResponderExcluir
  20. Adorava assistir o Chaves quando criança. O sucesso dessa série no Brasil é impressionante, com 30 anos de exibição quase ininterrupta. www.gilbertocarlos-cinema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Rubi
    Todos os dias eu via Chaves e Chapolim quando era criança. E ria com os episódios super repetidos do SBT. Parte da minha infância.
    Me lembro que quando o seu Madruga morreu, meu padrinho veio me visitar e eu chorava copiosamente. "Não é possível. Ele morreu!!"
    Nossa, como a Bruxa do 71 era bela. Não imaginava isso.

    ResponderExcluir

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.