Nascido John Joseph "Jack" Haley no dia 10 de agosto de 1898, Jack Haley dividiu seu tempo nos palcos, nas telas e em programas de rádio dando início em sua carreira em 1927 com apresentações musicais de vaudeville e também na peça Broadway Madness. Em 1921 casou-se com Florence McFadden (com a qual permaneceu até sua morte), a qual abriu o salão de beleza "Flo Haley's House of Correction", e superou todas as expectativas. Na década de 30 passou a trabalhar em curtas metragens ao lado de grandes astros tais como Frank Sinatra, Shirley Temple e Irving Berlin; marcando sua estreia em Follow Thru. Em meados dos anos 30 apareceu em Mr. Broadway, Sitting Pretty, Here Comes the Groom, Spring Tonic, Redheads on Parade, The Girl Friend, Coronado, F-Man, Poor Little Rich Girl, Pigskin Parade (seu primeiro trabalho ao lado de Judy Garland), Mister Cinderella, Pick A Star, She Had to Eat, Wake Up and Live, Danger - Love at Work, Ali Baba Goes to Town, Rebecca of Sunnybrook Farm, Alexander's Ragtime Band, Hold That Co-ed e Thanks for Everything.
Em 1939 foi convidado a fazer parte do elenco em The Wizad of Oz (O Mágico de Oz) interpretando o Homem de Lata, depois que Buddy Ebsen viu-se obrigado a recusar o papel por conta da reação ao inalar a tinta composta por pó de alumínio utilizado na caracterização do personagem. A MGM, diante desta situação, mudou a composição do material para que Jack não fosse afetado; no entanto, a nova fórmula causou uma infecção nos olhos de Jack e fez com que ele ficasse quatro dias de repouso. Em entrevista, Jack declarou que não foi nada fácil interpretar o Homem de Lata, pois além da pintura, foi necessário alterar o tom de sua voz. O Mágico de Oz foi seu único filme para a MGM, e curiosamente, foi justamente esse que lhe garantiu fama mundial. Na década de 40 assinou contrato com a RKO Radio Pictures e apareceu nas produções Moon Over Miami, Navy Blues, Beyond the Blue Horizon, Higher and Higher, Take It Big, One Body Too Many, Scared Stiff, George White's Scandals, Sing Your Way Home, People Are Funny e Vacation in Reno (além dos curtas).
Durante sua vida teve apenas dois filhos, Jack Haley, Jr; o qual foi um grande produtor de cinema e casou-se com Liza Minnelli, filha de Judy Garland (separando-se em 1979) e Gloria, a qual teve dois filhos (Adrienne e Barry) e publicou o livro Heart of the Tin Man; infelizmente ambos já faleceram em 2001 e 2010, respectivamente. Encerrou sua carreira com as produções Norwood e "New York, New York". No dia 6 de junho de 1979 aos 81 anos de idade, Jack faleceu vítima de um ataque cardíaco, tendo como uma de suas últimas aparições a cerimônia de entrega do Oscar a Ray Bolger (Espantalho).
Muito linda essa sua homenagem ao elenco de O MÁGICO DE OZ. São todos grandes atores!
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Gosto muito do Homem de Lata. Muito curioso ver Jack Haley sem a maquiagem do personagem que o eternizou. Mais curioso ainda é saber que seu filho casou-se com a filha de sua colega de elenco Judy Garland.
ResponderExcluirBeijos!
Amo o mágico de Oz, é um dos dvds mais caros e lindos que conquistei em minha coleção! Saudades de passar por aqui! Esse ano quero manter o pique no All Classics
ResponderExcluirAhzura's Blog abre o circuito de postagens 2012 com o Zine "En la playa con los amigos"
Que esse ano muitas coisas boas aconteçam para nós!
Ahzura's Blog
Nossa não conhecia a história dele.. interessantíssima!
ResponderExcluirEstava com saudades de passar por aqui!
;D
que interessante a história rs
ResponderExcluirObg pela visita lá no nosso blog, pode voltar sempre que quiser ok? Bjs, Nícia.
Sou fã incondicional desse elenco e do filme. Um das minhas melhores postagens em meu blogger é, justamente, "O Mágico de Oz". A ideia do translado para um um lugar além do arco-íris. A ideia de abstração, o mundo sensível e inteligível. Há uma relação forte com a O Livro da República de Platão. Enfim, é tudo de bom. Excelente blogger...
ResponderExcluirBem legal, também achei a história de vida dele bastante interessante... Excelente Post!
ResponderExcluirLegal, Mais um ótimo Post.
ResponderExcluirParabéns pela riqueza de informações,
Abração