Nascia em 2 de Novembro de 1924 em Lisboa/Portugal, o ator e diretor Artur Francisco da Cunha Semedo, que mais tarde suprimiria parte de seu sobrenome e adotaria o nome artístico de Artur Semedo. Após concluir o secundário em Portalegre, pequena cidade lusitana, mudou-se para a capital Lisboa, onde entrou no Colégio Militar em 1936.Posteriormente cursou biologia na universidade de Coimbra e por fim, em 1949 ingressou no Conservatório Nacional de Teatro (Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa). Estreou nas telas de cinema no mesmo ano no filme Sol e Toiros do diretor José Buchs e logo em seguida participou de Vendaval Maravilhoso (Castro Alves,Vendaval Maravilhoso) onde interpretou o pai de Castro Alves. Somente dois anos mais tarde, em 1951, voltaria à cena em O Grande Circo (Saltimbancos); seu primeiro trabalho sob a direção de Manuel Guimarães. Em 1952 ganha destaque em Duas Causas com o diretor Henrique Campos e volta a trabalhar com Guimarães em Nazaré; fato que voltaria a ocorrer outras vezes em 1956 no filme Vidas Sem Rumo e posteriormente em 1972, no filme Lotação Esgotada.
Ao longo da carreira, ainda emprestou seu talento para produções televisivas, entre elas: Humor de Perdição,Le Comte de Monte-Cristo, Retalhos da Vida de Um Médico, As Aventuras de Eva, e A Lena e o Carlos. Como diretor produziu seis longas-metragens O Dinheiro dos Pobres, "Malteses, burgueses e às vezes...", O Rei das Berlengas, O Barão de Altamira, O Querido Lilás, Um Crime de Luxo e o documentário Exposição de Máquinas Agrícolas na Ajuda. Semedo também trabalhou em produções brasileiras nos anos 60, no longa Viagem aos Seios de Duília dirigido por Carlos Hugo Christensen em 1964 e no episódio "O Homem que se Evadiu" do seriado Crônica da Cidade Amada em 1965. Encerrou a carreira em 1992 sob a direção de João Botelho no filme No Dia dos Meus Anos e faleceu no dia 8 de Fevereiro de 2001 aos 76 anos de idade. No ano seguinte à sua morte recebeu uma homenagem póstuma da Sociedade Portuguesa de Autores.
Oi Rubi, Não conhecia esse ator português. Na verdade, pelo que me lembro, nunca assisti nenhum filme português.
ResponderExcluirParabéns pelo post e por nos trazer as informações.
Abraços!
Ai que ótimo Rubi, você escrevendo sobre o cinema português! Olha aí uma citação sobre Portalegre! Eu conheci a cidade de Portalegre (Alentejo) em Portugal há doze anos atrás. É tão pequenininha e tão pouco desenvolvida... Me traz boas recordações: era de lá o meu ex-noivo. Meu conhecimento de cinema português é quase nada. Posso publicar o post anterior em meu blog, com os devidos créditos!? Abraço.
ResponderExcluirOla querida Rubi, tuas excelentes postagens sobre filmes portugueses fez-me interessar bem mais por este cinema até agora quase desconhecido por mim.Estou adorando .Uma boa noite e meu maior abraço.Su.
ResponderExcluirBela resenha desse galã que fez filmes portugueses.
ResponderExcluirAbraços.Sandra
Não canso de fazer descobertas no seu blog, Rubi!
ResponderExcluirQ foto legal a 1ª parece até q passou no photoshop
Bjs
Ainda não conhecia a história desse ator... Muito bom vir aqui e conhecer cada vez mais sobre o cinema!
ResponderExcluirComo não assiste nenhum filme portugues, é claro que eu não conhecia esse ator. Eu sempre estou aprendendo coisas novas por aqui :D Abraços,
ResponderExcluirArtur Semedo...A Comédia era o seu domínio
ResponderExcluirTrabalhei com este grande Autor, Realizador e Actor português na série televisiva: "Sheiks Com Cobertura" transmitida na RTP-1 em 1979. Os textos, delirantes, eram dele.
Os seus filmes estão disponibilizados na Internet, bastando, para tal, copiar os nomes aqui apresentados ou então ir ao meu site: www.colorizemedia.com e procurar em Biografias por Artur Semedo.
Cumprimentos