quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bellissima - Elenco

Nascido em Frosinole/Lazio, no dia 11 de fevereiro de 1890, Anton Giulio Bragaglia foi um produtor e diretor italiano, considerado um dos pioneiros na arte da fotografia e cinema futurista italiano. Versátil e inteligente, escreveu muitos trabalhos sobre cinema, teatro e dança. Aos 16 anos de idade, começou a dar os primeiros passos na vida artística trabalhando como assistente de direção num estúdio de cinema em Roma, gerenciado por seu pai. Trabalhando com os diretores Mario Caserini e Enrico Guazzoni, adquiriu experiência que aplicaria ao longo da carreira. Em 1911 publicou "Fotodinamismo", e passou a dar palestras sobre o assunto tornando-se editor chefe de arte do "L'Artista" (jornal que dava ênfase ao teatro). No ano seguinte outra publicação "Fotodinamica Futurista" e "Manifesto Futurista de Cinema" em 1912 e 1916, respectivamente. Ainda em 1916 fundou a Revista Cronache di Attualità que tinha como base discutir política, música e teatro de forma futurista; neste mesmo ano fundou o Estúdio de Cinema "Novíssima Film", no qual produziu alguns filmes futuristas visionários, entre eles Thais de 1917. Em 1918, inaugurou a Casa D'Arte Bragalia, uma galeria de arte, passando a expor obras de artistas vanguardistas. No ano seguinte, passou a dirigir peças de teatro e três anos mais tarde abriu o Teatro degli Sperimentale Indipendenti, e fundou sua própria companhia de teatro Cia Bragaglia Shows. Como diretor, esteve a frente de mais de 50 produções teatrais. Com o fechamento do teatro em 1936, tornou-se diretor da Fundação Teatro delle Arti entre 1937 e 1943. Ao longo de 1936 e 1960, escreveu uma série de artigos e livros sobre arte, teatro e cinema. Faleceu no dia 15 de julho de 1960 na cidade de Roma aos 70 anos de idade.


Outros atores (seguindo a ordem da imagem acima): Gastone Renzelli, Tecla Scarano, Lola Braccini, Nora Ricci, Linda Sini e Gisella Monaldi. - Vittorina Benvenuti, Teresa Battaggi e Amalia Pellegrini.

5 comentários:

disse...

Gosto muito do cinema italiano e, da língua italiana, também. Esta semana vi um documentário excelente sobre Marcello Mastroianni e me lembrei de seu blog, sempre trazendo informações interessantes sobre o cinema além de Hollywood.
Beijos!

Patrícia disse...

Que interessante, só aqui que conheço essas preciosidades, muito legal saber foi pioneiro em fazer cinema futurista italiano, coloca uns filems aqui dps , Rubi.
E essa foto dele me lembrou muito salvador Dali hehehe
Bjs, amiga!

Poções de Arte disse...

Quantos feitos! As pessoas antigamente, por não ter tanta "distração" como no mundo atual, se dedicavam mesmo ao que faziam!!! Ele foi um pioneiro no teatro!

Conseguiu encontrar o filme De Jerry e Mark? Infelizmente, eu não lembro o nome (minha memória não é mais a mesma... rs) e tentei gravar pra te falar, mas...

Vc viu que a Livraria Saraiva colocou em pré venda um box com filmes e curtas de Charles Chaplin? Fiquei apaixonada...

Abração e lindo dia.

Penélope disse...

Quanta gente boa e linda!!
Os filmes de antigamente deixa sempre um arzinho de saudades. Os recursos e os efeitos especiais eram quase inexistente, no entanto as produções eram soberbas.
Um abraço

capiela disse...

Superinteressante! Valeu a dica!

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top