segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Neil Sedaka

Neil Sedaka nasceu no dia 13 de março de 1939, destacando-se tanto como cantor, quanto comocompositor e pianista. Numa carreira que já dura mais de 50 anos, Neil Sedaka já escreveu mais de 500 músicas em parceria com outros músicos; com destaque para a clássica Stupid Cupid, regravada por Connie Francis e adaptada por Celly Campello. Desde a infância, Neil já mostrava certa aptidão para a música; enquanto cantava num coral seu professor sugeriu aos pais de Neil que o colocassem numa escola de piano. Após muito estudo e dedicação, ele ganhou uma bolsa de estudos e matriculou-se na Juilliard School of Music. Aos 13 anos de idade conheceu Howard Greenfield, e juntos, escreveram várias músicas, tornando-se compositores do Brill Building, edifício onde existia muitos escritórios e compositores renomados da música norte-americana.

Em meados da década de 50, juntamente com alguns colegas, formou a banda The Tokens e gravou as seguintes canções: "While I Dream", "I Love My Baby", "Come Back Joe" e "Don't Go". Porém, somente em 1961, com The Lion Sleeps Tonight é que viria o sucesso e o lugar mais alto nas paradas da Billboard. Após assinar contrato com a RCA Victor, deu início a carreira solo e emplacou hits como The Diary, I Go Ape, Crying My Heart Out for You, Alice In Wonderland e, uma das mais famosas, "Oh! Carol" dedicada a sua namorada Carole King. Curiosamente, um tempo depois, Carole lançou a música "Oh! Neil". Em 1958, escreveu Who's Sorry Now?,W here the Boys Are, Fallin e Stupid Cupid para Connie Francis, seguido por Another Sleepless Night e What Am I Gonna Do? para Jimmy Clanton. Na década de 60 gravou Stairway to Heaven, You Mean Everything to Me, Calendar Girl, Breaking Up Is Hard To Do, entre outras; além de ser convidado para participações especiais em programas de TV. Dois anos depois, casou-se com Leba e teve dois filhos.

Ainda na década de 60, inovou seu estilo ao cantar em italiano, japonês, alemão, espanhol e hebraico. No final da década de 60, Neil Sedaka apareceu no filme Playgirl Killer como convidado especial para cantar The Waterbug. Da década de 70 a década de 80, escreveu várias canções para os mais renomados grupos e cantores da época, tais como ABBA, Olivia Newton-John, Andy Williams, The Carpenters, The Monkees, Elvis Presley, entre outros. Em 1974 foi contratado pela Polydor Records e gravou, uma de suas música mais bonitas, Laughter in the Rain. Atualmente, aos 72 anos de idade, faz parte do Songwriters' Hall of Fame e do Long Island Music Hall of Fame, e também foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Vez ou outra é convidado para programas de televisão, participa de shows pelo mundo e continua gravando; seu trabalho mais recente é The Sessions Sedaka (2011), num dueto com Jim Van. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas: Laughter In The Rain, Calendar Girl, Breaking Up Is Hard To Do e Oh! Carol.

9 comentários:

Tsu disse...

Oi Rubi!
Então o desenho ILHA DOS DESAFIOS foi uma coisa que descobri acidentalmente também, mudando de canal. Por sorte peguei no segundo capitulo e tive altas crises de riso ao longo dos episódios. Os personagens são hilariamntes e totalmente estereotipados. Confesso que adoro o punk bandidinho.
Olha eu recomendo que se veja o desenho ele é cheio de referências satíricas e a dublagem ficou excelente. Houve continuações mas ainda não vi.
Ah faz tempo que não vejo um filme inédito...u,u sem tempo total. Sem falar que tem filme que preciso rever para poder fazer os artigos pro blog!
bjs

Bruna Worspite disse...

Que fofíssimo!
Adorei poder conhecer um pouco mais de sua história.


Bjs
http://bruhworspite.blogspot.com/

ANTONIO NAHUD disse...

Romântico e com uma voz linda...

O Falcão Maltês

Suzane Weck disse...

Adorei encontrar com o Neil,Sempre gostei muito da sua voz e de suas musicas..... Foi ótimo passar por aqui e tomar conhecimento de todas informações que tuas excelentes pesquizas nos proporcionam.Grande abraço.

JOPZ_B1B disse...

Olaz, agradeço sua adesão lá no B1B.

Muito legal seu espaço por aki, aos poucos vou conferir tudo.

Kurti a seleção musical.

intepz,

JOPZ

Blog UaiMeu! disse...

Olha que legal! Ele que criou estúpido cupido! Deve ter ganho mto dinheiro com tudo isso. E depois inventou cantar em outros idiomas... imagina cantar estupido cupido em hebraico? Rsrs

abraços
Renata

Unknown disse...

Ah... o Neil!!!
Eu adoro as músicas dele... o jeito que ele cantava....
Não sabia que ele havia feito regravações em tantas línguas!!!
Muito interessante!

;D

Unknown disse...

realmente, que bela voz ele tem!
legal saber um pouco mais sobre a vida desse cara, muito bom seu post.

http://monteolimpoblog.blogspot.com/

Bia Alencar disse...

Very Good, Rubi!

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top