sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Greta Garbo

Nascida Greta Lovisa Gustafsson no dia 18 de setembro de 1905, Greta Garbo foi considerada uma das melhores atrizes do cinema mudo e do cinema falado. Conhecida por suas personagens de personalidade forte, Garbo influenciou uma série de estrelas, deixando sua marca na história do cinema como um verdadeiro mito. Vinda de uma família simples, passou parte de sua infância na Suécia, sua terra natal. Desde pequena, Garbo nunca escondeu sua aversão pela escola, e apesar da timidez, interessou-se pela arte e passou a trabalhar com amigas em teatros da região. Com a epidemia de gripe espanhola, seu pai acabou adoecendo, e falecendo quando ela ainda tinha apenas 14 anos de idade. Este fato obrigou Garbo a procurar um emprego para ajudar sua mãe e seus três irmãos. Curiosidade a parte, quando Garbo aprendeu a falar ela pronunciava seu nome como Keta, fazendo com que amigos e familiares lhe chamassem assim também, dando a ela um carinhoso apelido.

Seu primeiro emprego foi numa barbearia, onde ela ganhava um dólar por semana além das gorjetas; posteriormente arrumou um emprego numa chapelaria, tornando-se a garota propaganda do estabelecimento. Suas fotos chamaram a atenção do diretor Erik Arthur Petschler, que lhe deu seu primeiro emprego no curta metragem Peter the Tramp. Em meados da década de 20, estudou na The Royal Dramatic Theatre's Acting School, e logo em seguida foi convidada pelo diretor Mauritz Stiller a fazer parte do elenco em "The Saga of Gosta Berling", baseado no romance de Selma Lagerlöf, ao lado de Lars Hanson. Em viagem a Alemanha, o diretor Georg Wilhelm Pabst ficou impressionado com sua expressão e beleza, convidando-a para seu próximo filme Die freudlose Gasse, lançado em 1925. No mesmo período, Louis B. Mayer levou Greta para Hollywood e transformou-a numa das maiores atrizes de sua época. A garota que antes chamava-se Greta Gustafsson, passou a ser chamada de Greta Garbo, que segundo alguns só foi mudado para caber nos letreiros de Hollywood.

No entanto há muitos outros significados como moderno, elegante, ninfa, fada, e há também uma versão que diz que Greta Garbo consultou um amigo que lhe sugeriu o sufixo "Gar", e depois a própria finalizou com o "bo", por achar que seu nome era muito grande e de difícil pronúncia. Apesar do talento, teve que esperar um pouco mais para ser reconhecida nos EUA; seu idioma não facilitou nem mesmo nas filmagens de Torrent, que apesar de mudo impediu que ela se comunicasse com o diretor Monta Bell. Enquanto trabalhava, recebeu a notícia da morte de sua irmã, mas foi impedida de voltar a Suécia para acompanhar o funeral, pois estava envolvida numa produção. Posteriormente, Irving Thalberg pediu a ela que fizesse uma dieta e arrumasse os dentes. Em pouco tempo, lá estava uma nova Greta Garbo, mais bonita e mais confiante; tendo como grande inspiração a atriz Lilian Gish. Até a década de 30, ela já havia feito mais oito filmes sendo três deles ao lado de John Gilbert, encerrando sua carreira no cinema mudo com The Kiss. Começava então uma nova fase em sua carreira com o primeiro filme falado Anna Christie, sendo indicada ao Academy Award (e vencendo).

Na década de 30 estrelou em Mata Hari, seguido por Grand Hotel, ambos sucessos de bilheteria sendo que o segundo recebeu o Oscar de Melhor Filme. Nos anos 30, Garbo protagonizou várias produções, algumas sem muita projeção e outras que a conduziram ao sucesso absoluto, entre eles: QueenChristina, Ninotcka (que ficou conhecido pelo slogan 'A Garbo ri'), Anna Karenina e Camille (A Dama das Camélias) a qual lhe rendeu uma indicação ao Academy Award. Aos 36 anos de idade, fez seu útlimo filme Two-Faced Woman, pois além das críticas em relação a obra, ela queria um pouco mais de privacidade. Nas décadas de 40 e 50, surgiram novas atrizes, como Marilyn Monroe, Ingrid Bergman e Carmen Miranda, tornando o retorno de Garbo praticamente impossível. Em sua reclusão, foi questionada pela frase no clássico Grand Hotel "Eu quero ficar sozinha", e serviu de comparação para sua situação na época; Garbo então disse: " Eu nunca disse: eu quero ficar sozinha. Eu só disse: Quero ser deixada em paz. Existe uma grande diferença".

Longe das telas, interessou-se por obras de arte, comprando uma grande quantidade de quadros de Renoir e Pierre Bonnard. Apesar da beleza e de tantas outras qualidades, Garbo nunca casou nem teve filhos; no entanto teve alguns relacionamentos que não duraram muito tempo, o fato dela não ter se casado gerou uma discussão sobre sua orientação sexual. Após muitos boatos, chegou-se a conclusão de que Garbo era bissexual, tendo relacionado-se com sua amiga Mercedes de Acosta, as atrizes Salka Viertel, Lilyan Tashman e Fifi D'Orsay, o maestro Leopold Stokowski, os atores George Brent, John Gilbert e Noël Coward, e Cécile de Rothschild. Após o tratamento contra um câncer de mama, no dia 15 de abril de 1990, aos 84 anos de idade, Garbo faleceu vítima de pneumonia e insuficiência renal. Mesmo depois de quase 20 anos, Greta Garbo ainda é lembrada de forma carinhosa por críticos, escritores e diretores, como uma das maiores atrizes de todos os tempos.

11 comentários:

disse...

Que mais dizer sobre ela? Garbo: divina!
Beijos!

Karla Hack dos Santos disse...

Linda em todos os sentidos!!!
Garbo transpirou talento e sensualidade de forma única...

Simplesmente Garbo!

;D

Fabi disse...

a diva greta!
ontem, eu e minha mãe falávamos dessa diva, essa maravilhosa mulher!
assisti a poucos dias a dama das camélias, lindo filme!
que talento, e que historia!

M. disse...

Greta Garbo tinha uma classe que fazia dela uma rainha e um enigma que ela conduzia para se tornar tão única e especial. Lindo post Rubi!

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Ave, Garbo! Uma deusa eterna!

O Falcão Maltês

Andrezza Vieira disse...

Olá! Eu infelizmente não conheço nenhum dos inúmeros filmes nem peças de teatro que a Garbo participou, mas ao ler uma pequena biografia como esta, tenho uma imagem dela sobre mim, de quão boa ela era no ramo artístico cinematográfico! Ela venceu a timidez, ajudou a mãe nas finanças e ainda se tornou uma atriz altamente renomada. Interessantíssimo!
Vou seguir e voltarei aqui mais vezes... Assim leio mais palavras clássicas como estas. Um abraço!

O Contador de Odisseias
www.ocontadordeodisseias.blogspot.com

Sonhos Pré-Concebidos disse...

que linda, adorei a história
rs ah, obrigada pela visita lá no blog rs Pode volta sempre que quiser, ok? Bjks, Nícia.

Tsu disse...

Oi Rubi!
Nossa que história. Uma grande atriz, uma grande história, um grande ícone do cinema!
Greta Garbo será sempre lembrada.

Ah faz muito bem em não conhecer essa obra de Formaturas Infernais! Pra quem tem bom gosto como a gente é tenso @_@. O seu "as histórias parecem ótimas' foi ironia, certo? =p
Hum que interessante sua amiga fazer apenas personagens masculinos..eu já fiz 3 cosplays de personagens masculinos..Alex, Hajime e Johann...
E como anda a correria da vida ai?
bjs!!!

Camila França disse...

Olá Rubi!
Como você vai?
Um ótimo 2012 pra você!

Como sempre com posts incríveis.

A Greta parece ter sido uma mulher demais, gostei da parte onde você diz que ela começou a se interessar por artes. *-*
Como já comentei aqui algumas vezes, me surpreendo com a quantidade de pessoas que sofrem ou sofreram com câncer, mas a causa da morte dela não ter sido esta.

Estava com saudades!

Beijões.

Evanio Alves disse...

I love Garbo
diva eterna!
Ouvi dizer que ela passou um dos seus ultimos veroes aqui no Rio, em Copacabana, incognita,isto nos anos 80. Mas infelizmente nao encontrei registro. Tomara que tenha sido verdade.

Evanio Alves disse...

I love Garbo
diva eterna!
Ouvi dizer que ela passou um dos seus ultimos veroes aqui no Rio, em Copacabana, incognita,isto nos anos 80. Mas infelizmente nao encontrei registro. Tomara que tenha sido verdade.

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top