sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mädchen in Uniform (1931) - Elenco

Nascida Ellen Schwanneke no dia 11 de agosto de 1906, Ellen foi uma atriz alemã filha do ex-soldado da Primeira Guerra Mundial, Viktor Schwanneke, consagrado ator e diretor de teatro do Estado da Baviera. Iniciou sua carreira atuando por uma empresa de turismo pela qual viajava por toda Europa. A partir daí, viajou para Hamburgo, onde conseguiu seu primeiro trabalho permanente. Posteriormente voltou para Berlim, juntamente com seu pai, onde passou a atuar em vários cabarés e casas de shows. Em 1931 marcou sua estreia no cinema, ao ser convidada por Leontine Sagan a fazer parte do elenco do filme Mädchen in Uniform, seguido por Kadette e Kinder vor Gericht, ambos no mesmo ano. Em meados da década de 30, apareceu em: Ein toller Einfall, Unmögliche Liebe, Fräulein Hoffmanns Erzählungen, Königswalzer, Arme kleine Inge e Kein Wort von Liebe. Em 1937, estabeleceu-se em Viena, porém permaneceu no local por apenas dois anos, quando se viu obrigada a fugir para Suíça devido a invasão das tropas alemãs. Enquanto isso, nos EUA, o ator e diretor William Castle, após descobrir o talento de Ellen através de trabalhos divulgados pela mídia, convidou-a para atuar em território norte-americano e por fim em 1944, tornou-se cidadã americana. Com o término da guerra, retornou para Suíça onde continuou com suas atuações no cinema e teatro, até encerrar sua carreira com o filme Morgen ist alles besser em 1948. Faleceu no dia 17 de junho de 1972 próximo ao seu 66º aniversário.


Margaret Louise Hedwig Ottilie Reschke nasceu em 24 de abril de 1911, adotando o nome artístico de Ethel Reschke, foi uma consagrada atriz alemã que fez sua carreira entre 1931 e 1971, tendo atuado em cerca de 40 filmes. Filha de um professor de canto, passou a infância e juventude em Kolobrzeg, na Polônia; porém por conta da simpatia que seu pai demonstrava ao povo judaico, este perdeu o emprego e mudou-se para Berlim. Seus pais acalentavam o sonho de que a filha seguisse seus passos e optasse por tornar-se professora, porém a pequena Ethel teve aulas de interpretação com Leontine Sagan que lhe deu um pequeno papel no filme Mädchen in Uniform (1931). No entanto, foi no teatro com a peça Dreigroschenoper (A ópera dos três vinténs) de Bertolt Brecht que alcançou seu primeiro grande sucesso.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, Ethel participou das produções que enalteciam o governo nazista: Im Namen des Volkes (1939), Stukas (1941), Sechs Tage Heimaturlaub (1941) e Ein schönerTag (1943), porém ainda esteve presente em dois filmes do diretor Helmut Käutner: Romanze in Moll (1943) e Grobe Freiheit Nr. 7 (1944). Com o fim da Guerra, Ethel voltou-se para apresentações em cabarés até 1948 quando despertou o interesse de Günter Neurmann; importante ator, cantor e comediante de cabarés que a convidou para atuar ao seu lado; interpretando várias canções a cada nova apresentação. Voltando a carreira cinematográfica, refez a parceria com Helmut no filme Der Hauptmann von Köpenick (1956) ao lado do ator Heinz Rühmann. A partir dos anos 60 passou a participar com frequências de produções para TV, contemplando seus admiradores com uma última aparição no filme The Late Show em 1977. Além de seus trabalhos frente as câmeras, emprestou a sua voz para várias dublagens, dentre elas: Wo ist Papa?, Das Privatleben Heinrichs VIII e Höllenfahrt nach Santa Fé. Estabelecida em Berilm, em seus últimos anos de vida, veio a falecer no dia 5 de junho de 1992.


Outras atrizes: Marte Hein, Hedwig Schlichter, Lene Berdolt, Lisi Scheerbach, Margory Bodker, Erika Mann (que deixou as filmagens antes do término), Else Ehser, Ilse Winter, Charlotte Witthauer, Erika Biebrach, Annemarie von Rochhausen, Ilse Vigdor as Anneliese, Emilia Unda, Barabara Pirk, Gertrud de Lalsky e Doris Thalmer.

11 comentários:

Aline disse...

Ela trabalhou em muitas produções, ein!!! Mais um ótimo post, com interessantes informações!

Iza disse...

Essas atrizes eram lindas e talentosas... queria muito assistir esse filme, vou procurá-lo e baixá-lo. Beijos :)

@qFernando disse...

Não conhecia (mais uma vez) nossa mas ela era mto linda mesmo e provavelmente muito talentosa, essa segunda foto me lembra muito o estilo da Janelle Monae, será que rolou uma inspiração aí? srsr... como sempre excelente post e um trabalho de pesquisa incrível.. bjs e boa semana..


http://anteontemmusical.blogspot.com.br/

Patrícia disse...

Fiquei curiosa pra conhecer mais esses filmes,ja as atrizes já estou conhecendo aqui. É uma pena não encontrar locadoras que tenham esses filmes, aqui no RJ só sei de uma perto do museu historico no Centro da cidade, tudo que ver aqui e me interessar , vou ver se encontro por lá.No canal TCM ,é mais Holywood mesmo. Bjão Rubi, bom fim de semana.

Blog UaiMeu! disse...

Nunca tinha visto elas e principalmente as coisas que fizeram no teatro e no cinema.
Abraços
Renata
http://uaimeu10.blogspot.com.br/2012/04/artistas-que-recusaram-papeis-e-se.html

Leonardo disse...

Olá Rubi!
Não as conhecia. Interessante que o filme (que eu ainda não vi) alem de apostar em uma elenco todo feminino, apostou ainda em atrizes estreantes.

Quando eu fizer alguma outra postagem sobre música, eu boto algo do U2 pra você. hahahaha

disse...

Excelente! Achei interessante que Mädchen in Uniform tenha sido o filme que deu destaque a várias dessas moças, ainda no início da carreira.
Beijos!

Unknown disse...

belíssima artista, belíssimas obras.

Bia Alencar disse...

Muito bom!! Eu preciso ver Mädchen in Uniform, urgente!! :D

Patrícia disse...

Oi Rubi passando rapidinho pra te desejar boa semana.
Qdo tiver post novo me avisa quero ficar sempre por dentro.
Bjs.

Maxwell Soares disse...

Oi, Rubi. Estou adorando a ideia de conhecer mais a respeito dessas grandes atrizes germânicas. Hoje tentei encontrar, aqui, em minha cidade algum filme de Hertha Thiele. Infelizmente nada.Por favor, Rubi, um Help. Onde posso encontrar. Há um site em que possa baixá-lo? Agora mais uma grande atriz - Ellen Schwanneke. Margaret Louise Hedwig Ottilie Reschke, também, tem o seu espaço, aqui, mais de 4o filmes e algumas dublagens. O dado triste é saber que participou de filmes que enalteci o nazismo. No mais, parabéns, uma nova e excelente postagem.

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top