quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eles também foram Tarzan - Parte I

De Gordon Griffith até Kellan Lutz, passando pelo mais famoso de todos Johnny Weissmuller, o personagem Tarzan foi vivenciado por vários atores ao longo dos anos. A lista de atores reserva-nos algumas particularidades que procurarei expor nas linhas abaixo:  Gordon Griffith (4 de julho de 1907 - 12 de outubro de 1958) foi um ator norte-americano que iniciou a carreira com idade prematura. Embora Elmo Lincoln seja considerado o primeiro Tarzan do cinema, este título deve-ser atribuído somente para a fase adulta do personagem, pois, coube a Gordon interpretar a primeira aparição do Homem Macaco na sua fase pré-adolescente.

Gene Pollar (16 de setembro de 1892 - 20 de outubro de 1971), ator norte-americano substituiu Elmo Lincoln em 1920 no filme The Revenge of Tarzan. Com a recusa de Elmo em prosseguir com a série, a escolha de Pollar para o papel deu-se principalmente devido a seu excelente porte físico. Porém, apesar do sucesso alcançado pelo filme, sua produtora não o liberou para seguir com o persoangem. 





P. Dempsey Tabler (23 de novembro de 1876 - 07 junho de 1956), atleta e ator, Tabler tornou-se oterceiro Tarzan ao estrelar o filme  The Son of Tarzan (1920) onde contracenou com Kamuela C. Searle no papel de Korak. Foi membro fundador da Paramount Pictures e grande empresário do ramo de publicidade.

 




  
James Pierce (08 de agosto de 1900 - 11 de dezembro de 1983), chamava atenção pelo seu porte físico de jogador de futebol americano, e de certa forma isto contribuiu para que fosse convocado para ser o quarto Tarzan. Curiosamente, o convite partiu do próprio Edgar Rice, após recebê-lo em uma de suas festas. Pierce estava no elenco de Wings, porém, a oportunidade de interpretar o Homem Macaco no filme  Tarzan and the Golden Lion em 1927, fez com que deixasse seu espaço para o jovem Gary Cooper. No ano seguinte, casou-se com Joan Burroughs (filha de Edgar) com a qual teve três filhos. Pierce recebeu em sua lápide, a inscrição "Tarzan" com homenagem póstuma; enquanto Joan recebeu a inscrição "Jane".

Frank Merrill (4 de dezembro de 1903 - 11 de dezembro de 1955), foi o quinto Tarzan, o último do cinema mudo, e também o primeiro do cinema falado. Atleta por excêlencia, foi dublê de Elmo Lincoln, período em que, devido as suas qualidades atléticas, desenvolveu as técnicas de balanço pelos cipós. Sua primeira participação em filmes do Homem Macaco, foi em The Adventures of Tarzan (1921), onde interpretou o guarda árabe. Em 1928 coube a ele o papel principal no último filme mudo da série, Tarzan the Mighty. No ano seguinte, marcou a estreia do personagem no cinema falado com  Tarzan the Tiger, numa épica produção de 266 minutos de duração. Posteriormente, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, Merrill notabilizou-se por seus feitos como piloto do 3º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana.

Buster Crabbe (17 de Fevereiro de 1907 - 23 de Abril de 1983), a exemplo de Johnny Weissmuller, também foi um campeão olímpico de natação, o que favoreceu o convite para que se tornasse o novo Tarzan em 1933 no filme Tarzan, the Fearless. Mais tarde alcançou grande sucesso em sua carreira, interpretando os persoangens Flash Gordon, Buck Rogers e Billy the Kid.

 



Herman Brix ( 19 de Maio de 1906 - 24 de Fevereiro de 2007) ator e atleta olímpico, protagonizou o personagem em 1935 no filme The New Adventures of Tarzan. Curiosamente, Brix foi o ator escolhido para interpretar o personagem das aventuras do Homem Macaco nos anos 30, porém, um acidente afastou-o das produções dando lugar para nada mais nada menos que Johnny Weissmuller. Após a filmagem de Tarzan, voltou a utilizar seu nome artístico Bruce Bennett.

 


Glenn Morris (18 de junho de 1912 - 31 de janeiro de 1974), seguindo a linha de ator/atleta olímpico, foi o Homem Macaco no filme Tarzan's Revenge de 1938. O filme de baixo custo, produzido pela 20th Century Fox, não obteve tanto sucesso como seus antecessores, e a atuação inexperiente de Morris logo o convenceu a abandonar a carreira artística.

 




Clint Walker (30 de maio de 1927) ator norte-americano, que apesar de constar como um dos protagonistas do Homem Macaco no cinema, fez apenas uma pequena aparição na comédia dos irmãos The Bowery Boys, "Jungle Gents" em 1954.

13 comentários:

renatocinema disse...

Ainda falta o "higlander" nessa lista. kkkk

Sempre homenageando a história do cinema.

Abraços


www.renatocinema.blogspot.com

ANTONIO NAHUD disse...

Desses só conheço o Crabbe e o Walker...

O Falcão Maltês

Iza disse...

Muito legal saber sobre os "Tarzans."
Deve ser legal assistir os filmes mudos...
Fiquei curiosa. Beijão <3

CineClubeMania disse...

Na minha opinião de todos esses o melhor foi o Tarzan Gordon na sua versão adolescente...

Bruna Worspite disse...

Nunca que eu imaginar o infinito de atores que já interpretaram o Tarzan!
Adorei conhecer um pouco mais este item.

Bjs


Blog: Vida de Noiva

Curte minha loja no Face? *-* Clique Aqui

Maxwell Soares disse...

Muito bom, Rubi. Muito bom mesmo. Que excelente ser um seguidor deste seu espaço. Encontrá-la, aqui, está sendo o maior barato, acredite. Recentemente revi o filme de Tarzan. Voltarei, aqui, depois para dar mais detalhe do ator e diretor. Tarzan é um destes que permanecem vivos na memória e no imaginário de todos nós. Parabéns, Rubi. Parabéns...

Patricia P. Galis disse...

Vim conhecer o blog pela indicação da Patricia(Caricaturas da Pati) e já fiquei adorei os post sobre Tarzan era fã quando adolescente, não sabia desses atores que já fizeram o papel só de dois acima vi os filmes.

Bia Alencar disse...

Muito massa saber sobre essas Tarzans. Interessante que a maioria deles foram atletas olímpicos. O que explica a atuação fraca de alguns. Bjoos Rubi, e ótimo post!

Patrícia disse...

Uauuuu e eu pensei que iria ver tudo sobre Tarzan no outro post, arrasou Rubi!!!!
Bjs

Bússola do Terror disse...

O Gene Pollar ficou parecendo o Fred Flintstone nessa foto.rs Mas ficou legal. Gostei.

M. disse...

Rubi, gosto muito da personagem Tarzan e as interpretações no cinema foram memoráveis! Parabéns por nos trazer de volta estas memórias!

disse...

Vou procurar os filmes de Tarzan da era muda, devem ser interessantíssimos! E que bacana a história de James Pierce, que depois se tornou genro do criador do personagem, e teve Tarzan gravado na lápide. Adorei!
Beijos!

Tsu disse...

Oi Rubi!
Ahahah que legal vc ter curtido os cosplays do Edward Mãos de Tesoura! De fato, alguns ficaram fora de série, de tão bons.
Bom eu vivo na correria mas conheço gente que está em situaçõesm uito piores do que a minha @_@ Então..creio que se eu Keep Calm conseguirei aproveitar melhor o pouco tempo livre que tenho.
ossa, por favor vá me informando sobre essa exposição do Kubrick! Acredito que deve ser divina! *.* Imagine se eles colocam acessórios usados nos filmes? Seria master e aposto que vai atrair muita gente. E eu voltarei a ser o Alex hohohoh.
bjs

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top