quarta-feira, 2 de março de 2011

Elis Regina

Elis Regina nasceu no dia 17 de março de 1945, sendo considerada uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos, segundo músicos e críticos; sendo agraciada por Vinicius de Moraes com o carinhoso apelido 'Pimentinha'.

Mãe de dois filhos, Maria Rita e João Bôscoli, que hoje trilham os mesmos passos da mãe.

Aos 11 anos de idade, morando em Porto Alegre, lugar onde nascera, começou a trabalhar num programa de rádio, talvez isso tenha contribuído para a gravação de seu primeiro LP 5 anos mais tarde.

Surgiu, como tantos outros cantores de sua época, através dos festivais de músicas populares dos anos 60. Brilhante e arrojada, agarrou a oportunidade e despontou para o caminho da música.

Ainda na década de 60 foi contratada por outra rádio Gaúcha, e se viu obrigada a viajar para o Rio de Janeiro, lugar onde gravou 4 discos, dentre eles, 'Viva a Bortolândia'.

Já com a agenda cheia, assinou contrato com a Tv Rio e participou do programa Noites de Gala. Daí em diante, foi chamada para participar de muitos outros, inclusive com o também cantor Jair Rodrigues.

E foi ao lado de Jair Rodrigues que ela participou do programa O Fino da Bossa e gravou três discos, destacando: 'Dois na Bossa', que vendeu um milhão de cópias e rendeu a Elis o maior cachê do show business da época.

Em 1968, viajou para a Europa e fez duas apresentações em Paris, lugar onde os artistas costumavam se apresentar somente uma vez, porém com Elis o tratamento foi diferente.

Com um estilo musical bem diversificado, gravou do jazz até o samba. Com Adoniran Barbosa cantou a divertida: Tiro ao Álvaro. Vale lembrar que Elis também ajudou uma série de compositores, dentre eles Milton Nascimento, que a considerava sua musa inspiradora.

Nos anos de chumbo, período da ditadura militar no Brasil, onde muitos músicos foram perseguidos e exilados, Elis criticava a política através das canções, entre elas, talvez a mais conhecida foi ' O bêbado e a equilibrista ', e só não foi caçada pelo regime político da época devido a sua enorme popularidade.

Porém o que poucos podiam prever é que sua passagem seria breve, pois no dia 19 de janeiro de 1982 aos 36 anos faleceu vítima de overdose.

Seu velório reuniu milhares de fãs que se aglomeraram frente ao Teatro dos Bandeirantes disputando a vez para o último Adeus a eterna "Pimentinha".

32 comentários:

Stephanie C. de Mello disse...

Eu não gosto da Maria Rita, mas a Elis era massa.
Ainda continua sendo =)

Ulisses Coelho disse...

eterna pimentinhaaaaa

excelente panorama biografico

parabens
http://filosofossuicidas.blogspot.com/ http://morethanrose.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito bom! Elis é uma artista incomparável. Melhor ainda foi entrar por aqui e ouvir "Como nossos pais". Pela primeira vez em muito tempo gostei de ouvir uma música assim que entro em um blog!

Unknown disse...

Morreu tão nova! E com tanto talento assim imagina o que ainda estaria fazendo... Sem dúvidas uma artista incomparável! Sabia que Bob Dylan já se anunciou fã dela?!

;D

Claudia Alves disse...

A Pimentinha, uma grande cantora... eu adoro o sorriso dela, muito. É tão contagiante, a voz é tão bonita. Gostei muito de você ter colocado essa trilha sonora, eram bons os tempos dos festivais de músicas e tudo mais, não vivi isso, mas sei por fotos, vídeos, história que os avós contam e por prestigiar muitos astros da época. Eu acho que a Maria Rita tem talento tanto quanto a mãe.
http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

RNH disse...

sério, Rubi, eu me apaixonei pelo seu blog.
é você mesmo quem redige os textos?
são tão bem escritos, cumprem bem o propósito e não ficam cansativo.

Annatercia disse...

Bom gosto musical é difícil hj! Elis Regina, amoo *--*
E, realmente, minha dor é perceber q apesar de termos td o q fizemos e ainda tentamos fzr ainda somos, sim, os msms. Nossos ídolos, são os msms, eu posso estar por fora tb, mas inventando nao to nao. Pois a vdd, é o q a música diz: "É vc q ama o passado e que não vê que o novo sempre vem"... o novo taí, mas o passado é mais valioso e vivo, pq a rainha ainda tá viva e será eterna na minha trilha sonora! Eu gosto mt dakela música Se eu quiser falar com Deus, principalmente a parte q diz "Se eu quiser falar com Deus(...)/ Tenho que virar um cão/
Tenho que lamber o chão/ Dos palácios, dos castelos/ Suntuosos do meu sonho(...)/ E se eu quiser falar com Deus/ Tenho que me aventurar/ Eu tenho que subir aos céus/ Sem cordas prá segurar/ Tenho que dizer adeus/ Dar as costas, caminhar/ Decidido, pela estrada/ Que ao findar vai dar em nada (...)Do que eu pensava encontrar!" Me ajudou a sempre persistir nos meus sonhos e metas, tlvz eu consiga um dia falar com o Deus q existe em mim...

Leonardo disse...

Agora que ouvi Como nosso pais inteira posso comentar :D

Primeiramente adimiro todos os musicos que lutaram contra a ditadura. Com suas musicas incentivaram o povo a lutar tambem.

Elis Regina é provavelmente a melhor cantora que o Brasil ja teve, com uma voz única e com excelentes canções. Como nosso pais que ta tocando no blog é uma das minhas musicas preferidas. Infelizmente, assim como muitos outros grandes cantores morreu de overdose. As drogas foram o grande erro dessa geração que tinha tanto talente e força para lutar...Grande Elis

http://www.thenerdsarecool.blogspot.com/

Millena disse...

Excelente cantora,mas como tantos artistas não soube lidar com a fama.

Kayke Campeche Lira disse...

Obrigado pelo comentário em meu blog. Realmente Elis Regina era e é, merecedora de todas as críticas positivas, a atualidade precisa de mais cantores do estilo.

Ótimo blog, parabéns!

Sempre que der: www.personagemprincipal.blogspot.com

- Bily Besouro - disse...

Sua Culpa!!!! agora estou ouvindo ela e está viciante.

Fernando Henrique disse...

Essa mulher foi fodaaaa

http://utilounaoutil.blogspot.com

Jey Bi disse...

Certamente é uma das pessoas que mais faz falta no mundo musical de hoje. :/

Ravi Barros disse...

Sme dúvida a Elis tem uma voz incomparável, única e linda... um talento nato. Fico triste em saber que ela, assim como tantos outros talentos que tivemos na música, se acabou de forma tão imbecil, tanto talento pra música, tão pouco pra vida...

Eumar Lima disse...

MARAVILHOSO POST!
Elis Regina é nossa eterna Rainha, tem inúmeros cds dela, sou um grande fã, sempre, sempre gostei dela.
E Como os Nossos Pais é sensacional, assim como Aguas de Março; Maria, Maria e muitas outras.
Sempre em nossos corações ela estará.

Ah, também sou fãzaço da Maria Rita, já tive oportunidade de 2 shows dela, tenho cd e dvd também é fantática como a mãe.

E o seu blog heim? Sempre me supreendendo.
Maravilhoso!

Anônimo disse...

A Elis cantava com a alma. E hoje o Brasil não tem mais cantoras da grandiosidade dela.

http://inthisboots.blogspot.com/2011/03/1009-consideracao.html

AUF (Amigos Unidos no Futsal) disse...

Seu blog esta de parabéns!!!
http://aufanaticos.blogspot.com/

Fabi disse...

Elis a pimentinha!

Victória Andressa disse...

Caramba, que nostalgia essa música que tá tocando, vou baixá-la agora, inclusive, passei minha infância/pré-adolescência ouvindo essa música. Até me arrepiei! Eu tenho essa impressão que os melhores artistas/cantores brasileiros sempre morrem jovens (jovens no sentido de não nos presentear com seu talento até 70 anos no mínimo). O bom é a música dela (e deles) é imortal, ela pode ter falecido, mas sua herança continuará pairando por anos, a música dela é atemporal.

Obrigada por ter passado no http://nexosereflexos.blogspot.com/ espero que volte mais vezes.

Priscila disse...

Elvis e agora elis, realmente um blog extremo de cultura, parabens pelas suas pesquisas.
té+
abraços

Juliane Bastos disse...

Sua história ficou, suas marcas ficaram, a saudade de muitos fãs ainda permanece e a admiração daqueles que nem a conheceram é enorme. Certamente foi uma perda grande demais pra música, pro público, pro mundo. Maravilhosa homenagem :D

Unknown disse...

Ela não é da minha época, mas sempre escuto dizer que era uma excelente cantora... O que posso analisar é a filha dela hoje que dizem ser muito parecida a voz de ambas, e gosto bastante da Maria Rita.
Parabéns pelo blog.

Passa no meu site. www.clubedasfinancas.com

Mayra Ribeiro disse...

inigualável! Não foi do meu tempo, mas, admiro muito.

Robson Valente disse...

Musicas Geniais! ! !

muito bom o post to seguindo aqui viu, obrigado pelo coment la no meu se quiser segue la !
http://transpondomuralhas.blogspot.com/

Láh/ disse...

Não conheço muito Elis Regina, mas o pouco que conheço já me faz admirá-la DEMAIS!


Como Nossos Pais me arrepia, não só pela voz marcante dela, mas também pela letra.
A minha parte preferia da "Como Nossos Pais" é a "Você pode até dizer que eu tô por fora, ou então que eu tô inventando.. Mas é você que ama o passado e que não vê! É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem"

Ela cantava com a alma. Hoje é difícil ver alguém que cante assim..
Me lembra a Janis Joplin! Será que um dia poderei ler um post sobre ela aqui? *______________* haha
*pedido implícito* xD

Jeniffer disse...

Me arrisco a dizer que Elis é a melhor cantora brasileira.

Concordo, ela e a Janis são maravilhosas.

Júnior Ahzura disse...

Rubi! Eu adoro seu blog. Engloba tudo que mais amo na vida!
Ou uma parte de coisas que mais amo na vida!

E a Elis é uma das pessoas que mais amo na vida!


Hey Visite! - http://junatchos.blogspot.com/

Alexandre Rodrigues disse...

A Elis ainda faz sucesso mesmo depois de sua morte!! Ainda bem que ela deixou a Maria Rita como herança para a música brasileira!!! Duas ótimas cantoras!!

Rodrigo Ferreira disse...

Adorooo Elis regina e uma das melhore cantoras que já ouvi cantar e adorooo as musicas dela...

Candy disse...

Muito boom essa bigrafia ,algo pequeno e com muita informção. Isso que é muito bom no seu blog ! Parabens

dinho-music disse...

adoooro elis regina, uma diva da musica brasileira.

Loverocklive disse...

Para mim uma das melhores vozes que o Brasil já teve e com certeza deixou um legado incrivel e uma filha com um talento além de sua geração.

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top