quarta-feira, 16 de março de 2011

Janis Joplin

Janis Joplin nasceu no dia 19 de janeiro de 1943.Cantora e compositora, viveu o auge de sua carreira na década de 60. Filha rebelde, seus pais sempre tiveram problemas com ela e, por vezes, culpavam-se pelos seus costumes.

Logo se viu que sua carreira não seria das mais fáceis, pois ainda adolescente, fez amizade com um grupo de marginais, os quais lhe inspiraram. Estudando no Texas, começou a cantar blues e folk com seus amigos. Influenciada pela geração da época, vestia-se de uma forma bem diferente das outras cantoras.

No início de sua carreira, começou a fazer uso de drogas, entre elas, a heroína. Vale lembrar que, além das drogas, ela também bebia muito. Em 1962, na casa de um amigo, gravou sua primeira música : What Good Can Drinkin' Do, daí em diante sua carreira decolou.

Porém junto com a fama e o sucesso, também veio o uso excessivo de drogas. As consequências eram visíveis, pois sua aparência e comportamento pioravam a cada dia. Quatro anos mais tarde, decidiu retornar a cidade onde nasceu para se recuperar. Largou as drogas e as bebidas , mudou as roupas e pôde enfim recomeçar sua vida.

Nessa época, uma outra banda estava fazendo muito sucesso, a Big Brother & The Holding Company, vendo que Janis estava traçando o mesmo caminho da banda, foi convidada a participar do grupo; juntos gravaram um álbum em 1967, porém não tiveram muito reconhecimento público.

Um ano depois da frustração com o álbum, fizeram uma apresentação no Festival Pop de Monterey, e gravaram um cd : 1968 Cheap Thrills, o qual foi o último com a participação de Janis Joplin. Depois de sair da Big Brother, passou por diversas bandas, até optar pela carreira solo.

No dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, Janis Joplin faleceu vítima de overdose, deixando milhares de fãs chocados e intrigados, principlamente pela 'história' dos 27 anos, onde uma série de cantores morreram com essa idade, dentre eles, Jimi Hendrix, que faleceu pouco antes de Janis. Apesar da morte, Janis ainda é lembrada pelos fãs e admirada por muitos. Mesmo tendo passado por fases muito difíceis em sua vida, onde as consequências das drogas falaram mais alto, sua voz rouca e inconfundível marcaram toda uma geração.

31 comentários:

Unknown disse...

A vida ríspida e extrema dela refletia em sua voz...
Magnífica!
Deixou a gente cedo demais!

;D

Láh/ disse...

*Me preparando psicologicamente pra falar dela*

Láh/ disse...

Janis Joplin.
Eu juro, que se eu tivesse 3 pedidos pra fazer pro gênio da lâmpada, um deles, sem dúvida seria "Me faça voltar no tempo e me coloque no show da Janis Joplin no Monterey Pop Festival só para vê-la e ouvi-la cantando Ball And Chain" --Gente, seria um dos meus maiores sonhos se fosse possível.
Essa mulher cantando me arrepia de uma tal forma.. Essa voz extremamente singular e marcante.. O sotaque *-* O modo de se vestir.. Os boás no cabelo! Eu seria a Janis por alguns dias. :D

Queria ter vivido na época em que ela veio para o Brasil e cantou em uma espécie de cabaré (não lembro a história ao certo), e cantou, superando todas as mínimas expectativas que as pessoas que estavam lá dentro tinham.

É uma pena que ela tenha acabado com si mesma. Morreu tão nova. Vale ressaltar que Jim Morrison morreu aos 27 também. Acredito que era uma espécie de tendência da época morrer por drogas e bebidas aos 27. haha :P

Mas nossa, quando estou feliz, ouço Janis, quando estou triste, ouço Janis, quando quero simplesmente ouvir música, ouço Janis.
Só não digo aqui as músicas que mais amo dela, porque provavelmente eu colocaria pelo menos 50% de cada álbum.. Tudo bem que não são tantos álbuns assim, mass.. xDDD
Enfim.. Só um enfoque especial em "Little Girl Blue" e em "Kozmic Blues"


AMEI, AMEI, AMEI MUUUUUUUUUUUUUITO O POST, RUBI!
*____________________*

Mizael disse...

Triste a história dela...
A diferença é que , pelo que percebi, ela ja usava drogas antes da fama. Poderia te controlado isso depois do sucesso.
Vê-se pela sua aparencia que aos 27 anos ja tinha os efeitos das drogas em sua aparência...

Láh/ disse...

Olha, todo mundo acha a Janis feia, mas acho que pelo fato de eu gostar tanto dela, acho ela linda e fico realmente MUUUUUUUITO brava quando falam que ela era um dragão!

Olha esse sorriso!
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai *-*
Tenho um álbum só dela no meu orkut! *-* São print screens do meu DVD, aí coloquei lá o que ela tava falando/cantando no exato momento da print!

Ai, deixa eu calar minha boca!

AMEI, AMEI! *-*

Elaine Oliveira disse...

CARAAA eu amo a voz dessa mulher! PUTZ! Pena não ter tido a oportunidade de ver um show dela, ja pensou, que TUDO!?


to seguindo =]

passa lá no meu blog também?

bjo

http://www.agiteantesdeusar.net/

Thiago César Lima disse...

cara simplesmente perfeito!! mto bacana! ja estou seguindo!
teria algo sobre jimy morrisson?!
grande abraço!

AnaCamila - DaqueeleJeito disse...

grande Janis...
boa música era isso.
Beijos, gostei do blog =*
seguindoo

dinho-music disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dinho-music disse...

Deixou a gente muito cedo, adoorei a historia da vida dela. uma excelente cantora. não fazem musicas tão bem assim como antigamente.

Fernandes disse...

sem duvida nenhuma exelente cantora
tenho algumas musicas dela no pc, pena que morreu cedo 27 anos
droga é foda.
blog interessante, volatrei mais vezes...
http://ipirados.blogspot.com/

Juliane Bastos disse...

- O trabalho dela foi algo magnífico. O que deixou ninguém irá conseguir substituir. :D

ॐ Ingrid Souza e Aline Udovic. disse...

Maaais diva, impossivel *--*

--


Enfim, seguindo, segue tambem?
http://enfiimnos.blogspot.com
E se der, comenta, se asim como eu acha que alguns tipos de preconceitos são totalmente sem nexo e sem moral alguma.
http://enfiimnos.blogspot.com/2011/03/no-hipocrisy-please.html
obgd ;*

Barbara Nonato disse...

Alguém que revolucionou a música mundial, deixando uma trajetória histórica como rastro! Um nome que partiu cedo, mas tornou-se eterno.
Excelente!

Anônimo disse...

faz um post do Alan Jackson =P VLW
comentado
http://xhdgamersx.blogspot.com/
BLOG ATUALIZADO COM MAIS CONTEÚDO E UM NOVO ADM CONFIRA

Unknown disse...

É. Torna-se dificil falar da Janis, pois sem dúvidas ela marcou época. Não pela beleza e não só pela musica, mas também pela rebeldia.
Época hippye. Esse foi o problema dela! Aos 27 anos, foi cedo, concordo.
Mas foi melhor assim, ela sofria muito e infelizmente sofreria mais pois não tinha forças pra se libertar das drogas.
Belo post Rubi, parabéns!

http://futebol-emfoco.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ela foi uma cantora incrível!
Na hora que ia pensei em comentar sobre a maldição dos 27 anos, você comentou.
Quem sou eu pra julgar, mas certas coisas infelizmente as pessoas fazem por onde. Perdemos grandes artistas assim. "/

E sim a imagem da Pop Art da Marilyn Monroe é uma clássica!

Um beijo!

- I Believe it. disse...

Infelizmente se foi cedo de mais :(
Uma cantora espetacular.

Fabi disse...

uma mulher tão bonita dessa... hum, ela era rebelde, vivia de um jeito mau... mas as musicas dela são belas, e muito legais.
grande trabalho

Leonardo disse...

Janis \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Uma das melhores e mais marcantes vozes da história da música. E infelizmente, mais uma que nos deixou por causa das drogas. A voz dela era de arrepiar, e apesar de gostar de todas as suas musicas, tenho uma paixão especial por Cry Baby. Me empolgo muito com essa musica :D
Janis marcou toda uma geração não só por ser uma excelente cantora, mas pelas atitudes e maneira de se vestir...Seria ótimo se tivessemos hoje em dia cantoras que fossem metade do que foi a Janis...

E curiosamente a "maldição dos 27" é um dos assuntos que futuramente pretendo abordar no meu blog... Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, e outros


Obs: Tambem não acho que a Janis era feia, como a Lah falou, talvez seja por eu gostar muito dela...mas eu sairia com Janis de Certeza :P

Anônimo disse...

Nossa eu adooooooro Charlie Brown Jr.
Tanto a banda qnto as músicas *-* HAHAHAHAHA
Já ouvi falar da Janis e acho que já ouvi algumas músicas tbm e me lembro que eu gostei. HAHAHAHAH
Poxa morreu aos 27 anos ? Muito cedo :/
O que as drogas não fazem né.
Acho qe é o pior jeito de morrer, você vai se acabando
aos poucos.
E logo ela que já havia sido muito reconhecida e já tinha
milhares de fãs. Tenso demais ;x
Passa lá? http://jooymartins.blogspot.com/
Beijoooos ;*

Alessandra Sousa disse...

Humm... eu vou confessar que não conhecia essa cantora ate hoje... Muito interessante a historia dela, mas ainda fico me perguntando pq as drogas tem que entrar nessas carreiras brilhantes pra estragar tudo? Te espero no Change Feelings

bia santos disse...

Eu sou suspeita para falar da Janis...A primeira vez que eu a ouvi cantar, me apaixonei por ela, por sua voz...

Quando li o livro que contava sua história, fiquei muito triste em saber o que ela passou aqui no Brasil...

Tem uma frase dela que eu adoro, digo ela sempre: "Todo mundo já esteve apaixonado e foi abandonado, e todo mundo já teve alguém que amou de verdade e que não foi capaz de amar. E isso é dor e é sofrimento, e é dessas coisas que eu falo quando canto, preciso acreditar nas palavras senão não consigo cantar". J.J.

Júnior Ahzura disse...

A voz mais radiante e famosa do Rock!

Via Joplin!

Priscilla Acioly disse...

Apesar de na época não acharem ela bonita, eu acho que tem algo nela de criança tão fofo e inocente como também algo de adolescente rebelde! LINDA.

Rodrigo Frank disse...

Cara, a Janis é FODA!!!

Mercedes Benz é praticamente um Hino!

*_*

Djessyka disse...

Janis é genial! As vezes eu acho que ela, apesar de tudo, era uma pessoa triste, talvez por ter morrido como morreu, mas nos deixou um material incrível, que eu mesmo com os meus 18 anos sempre paro pra ouvir. Gosto muito dela, ela era linda! É uma pena ter deixado o mundo da maneira como deixou.

Cinema e música vivos disse...

Grande vóz .. Tenho os LP's dela ... Acho que Janis revolucionou o Blues , que antes era feito por artistas negros.
Uma das melhores é ''Little Girl Blue'' , expressa toda a tristeza e amargura que esta grande artista sentia.
Belo post.

Jeéh Araújo disse...

Cantora Fantástica,voz maravilhosa. pena que teve uma triste história.

St.André disse...

Sua voz rouca era perfeita pena ter nos deixado mto cedo, como diria Renato Russo "É tão estranho os bons morrem cedo".
startte.blogspot.com

Blog UaiMeu! disse...

Que bom fuçar no seu blog e encontrar a biografia da Janes rsrsrs
É uma das minhas cantoras favoritas.

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top