sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Gordo e o Magro ( Laurel and Hardy)

O Gordo e o Magro (Laurel and Hardy) foi uma dupla de comediantes que fez muito sucesso na década de 20 e 30, tanto no cinema mudo quanto no falado. Estreando juntos no filme The Lucky Dog de 1921, o sucesso foi tanto que decidiram seguir carreira juntos, a partir de 1928. A filmografia soma um total de 106 filmes, dentre longa- metragens, curtas sonoros e mudos. Nos filmes, as cenas de palhaçadas, piadas e "violência" tornaram-se frequentes, e mais que isso, marca registrada dos dois. Geralmente nas histórias, eles precisam sair de situações complicadas e engraçadas.

Hardy (gordo) e Laurel (magro) curiosamente usavam seus verdadeiros nomes nos filmes e seriados. A famosa canção título "The Cuckoo Song, Ku-Ku" foi composta em 1930 pelo diretor musical Roach. Laurel ouviu a canção na rádio e sugeriu como tema em O Gordo e o Magro.

Na década de 30, em pleno auge, alguns dos filmes de mais sucesso foram regravados em outros idiomas, tais como espanhol, italiano, francês e alemão. Em 1936, começaram a passar por momentos difíceis com o Estúdio onde trabalhavam. A fórmula dos programas sofreu mudanças, e vinte anos mais tarde, os dois fizeram o filme "Atoll K", que para surpresa de muitos, não superou as expectativas, pois nesse época, Hardy começou a passar por problemas de saúde,os quais lhe fizeram perder mais de 40 quilos.

Em 1955, participaram de um programa de televisão e no ano seguinte, fizeram seu último filme "One Moment Please". Até que, infelizmente, no dia 7 de agosto de 1957, Hardy faleceu. Laurel, abalado, fez apenas participações especiais e influenciou uma série de gerações de comediantes. Até sua morte em 23 de fevereiro de 1965. Falar sobre o Gordo e o Magro consumiria muitas páginas de meu blog, tamanha a importância dessa dupla, porém, segue abaixo uma breve biografia de Stan Laurel e Oliver Hardy.



Oliver Hardy nasceu no dia 18 de janeiro de 1892. Destacou-se interpretando um dos protagonistas em O Gordo e o Magro. Mostrando grande interesse pelo teatro, desde pequeno, em 1910 começou a trabalhar no teatro exercendo funções nas bilheterias. Quatro anos depois, fez seu primeiro filme e até o ano seguinte, já contava com 50 participações. Na década de 20, ficou mundialmente conhecido pela participação em O Gordo e o Magro. Casado três vezes, sofreu muito com o término deles, tanto que começou a beber. Em 1954, após um infarto, seguido de um AVC, passou longos meses sem poder falar. No dia 7 de agosto de 1957, aos 65 anos faleceu deixando um vazio enorme no mundo do cinema e no coração de seu amigo e companheiro de filmagens, Laurel.

Arthur Stanley Jefferson, ou simplesmente Stan Laurel nasceu no dia 16 de junho de 1890, conhecido por muitos pela sua marcante participação em o Gordo e o Magro, iniciou sua carreira aos 16 anos. A partir daí, passou a viajar com o grupo de teatro de Fred Kamo, que contava também com a ilustre presença de Charles Chaplin. Seu primeiro filme foi em 1917, logo em seguida, passou a atuar em O Gordo e o Magro. Casado oito vezes, teve apenas uma filha. Faleceu aos 74 anos no dia 23 de fevereiro de 1965 vítima de um ataque cardíaco.

40 comentários:

Unknown disse...

Quantas madrugadas "perdi" revendo episódios deles...
Um tipo de humor que não mais se encontra.. simples!
Triste como acabou... Mas, suas influências são eternas!

;D

Blog da Truzzi disse...

obg por passar lá no meu blog!!!!!! q bom q vc gostou!
fico mto fliz com sua visita!


incrível como vc consegue fazer cada post melhor q o outro... bom saber um pouquinho mais sobre o gordo e o magro, acho eles fofíssimos!!!!

bjus
www.blogdatruzzi.blogspot.com

Paula disse...

Nossas esses caras eram feras!!!

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Eu via eles na band antigamente.

mulherices disse...

Eu me lembro quando filmes deles, em preto e branco, passavam muito na TV (lá pelos anos 70). Um tipo de humor que já não existe mais: ingênuo. :)

Anônimo disse...

É incrivel,como eles conseguem até hoje tirar risadas,realmente são eternos,concordo com a Karla:hoje nao se encontram humor como deles,assisti um longa deles,e nossa eles são muito bons.Muito bom o poste,você está de parabéns,seu blogger é perfeito,muito bom lembrar varios icones do passado que continuam presente.

Beijoos.
http://myselfbb.blogspot.com

Garota de Várias Faces disse...

realmente um grande clássico!
você escolhe bem ao fazer suas postagens!


\tô aki retribuindo comentário, mto obrigada! pessoas como vc são a essência para a existência do meu blog!



http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
sigo quem me segue e retribuo comentários

Unknown disse...

Rubi, sempre assistia O Gordo e o Magro quando era criança! traz boas recordações!

Tem texto novo lá! Visite, deixe um comentário!
www.telaprateada.blogspot.com

Roderick Verden disse...

Gargalhadas, gargalhadas e mais gargalhadas... òtimos! inesquecíveis! Eu gostava mais do Magro, mas , o Gordo tb era bem engraçado. Minha mãe e minha avó materna gostavam mais do Gordo.

É sempre bom lembrar deles. Comediantes de um naipe de O Gordo e o Magro não deviam morrer, nem envelhecer.

Anônimo disse...

Que blog mais gostoso!

Teenage Dream disse...

Posso comentar o seu post anterior? caramba sou apaixonaa pelo snoopy! hahahahahahaha ele é tao baby :') quando eu era menor, eu chorava quando via um pelucia dele e minha mae nao comprava! Juro... Tive um que eu dormia abraçada e nao largava nunca! ele é o mais fofo do mundo hahahaha *-*

Ps: SUMI, MAIS VOLTEI VIU... HAHAHAH desculpa o sumisso!! é estudos.. tudo de uma vez só.

Comente e visite? http://teen-age-dream.blogspot.com/

Júnior Ahzura disse...

Que nostalgia! Dou risadas até hoje, rsrs

Meu pai, tem um box que trouxe dos EUA até hoje! É demais, adoro as trapalhadas dessa dupla. Hoje é um humor pastelão, mas quem não gosta né?!

Eu ADORO!

Arte - Comunicação - Entretenimento - www.junatchos.com

J.Game. disse...

Não o Conhecia

Muito bom seu blog

comenta la no meu:
http://wwwgamesedownloads.blogspot.com/

Ana Claudia disse...

Eu lembro qdo era pequena, meus pais viam e tbm viam Os 3 patetas, vc lembra? rsrsrs
Até mais!

Blog UaiMeu! disse...

Eu admiro e muito esse tipo de humor que eles faziam ,é o verdadeiro talento mesmo humor na veia, eles faziam as pessoas rirem sem falar ,só com as imagens, micagens.Hoje em dia humor é apelação sexual ,palavrão imitar gay assim fica fácil quero ver fazer humor mudo inocente assim.
Parabéns pela sua escolha

RehSantos disse...

Post muito interessante..
Já que com eles, o Brasil foi descobrindo mais o humor..e hoje, o Brasil está de dar risada a toa..devido a tantos comediantes.
Mas o que eles fazia era arte, era algo encantado e engraçado, não sei se era o preto e o branco que o fazia tornar uma coisa deslumbrante e engraçada,hoje em dia, o humor está apelativo, e por isso que é sempre bom revivermos essa historia desses dois.
Belissimo post.
Espero voltar mais vezes.

Abraços.

Se puder retribuir,
http://redesenhei.blogspot.com

Lúh Almeida disse...

Faz um favor e para essa radio automatica, deixa o botão do player pra quem quiser ouvir apertar e ouvir, ja imaginou se eu tivesse no trabalho....

grata

cafajeste

Leonardo disse...

Ha adoro eles. Ja assisti muita coisa, incuisive tenho um dvd deles aqui com 3 episódios. Mas eu costumava ver mais quando era criança pois se não me engano passava na TV. A maneira que eles faziam humor era realmente incrivel. Na epoca do cinema mudo eles eram os melhores comediantes, junto com Charlie Chaplin e Buster Keaton. Serão sempre lembrados ^^

Admistração disse...

To passando pra avisa que vc foi um dos indicados por um dos adms do nosso blog para ganhar o selo lapis de ouro passe no blog para mais informaçoes
www.diariodealunos.blogspot.com

Anônimo disse...

Nunca assisti :/
Vou ver se acho alguns capítulos na internet.
Sempre ouvi falar mas nunca parei pra ver um capitulo se quer. hahahaha
Passa? http://jooymartins.blogspot.com/
Beijos

Everton Alemão disse...

vc ganhou um selo, pelo seu belíssimo blog

http://wth-alemao.blogspot.com/2011/05/bom-gente-olhe-eu-aqui-de-novo-com-mais.html

M. disse...

Ah essa dupla maravilhosa! Quem esquece? Linda homenagem.

kbritovb disse...

grande clássico mesmo
e muito bom
melhor q muita coisa de hj ¬¬

TELMA GUEDES disse...

Assisti bem pouco TV qdo era pequena, mas é impossivel não conhece-los, eram mto hilários...otimo relembrar e colocar na bagagem um pouco mais de cultura! bjao

Matheus Laville disse...

muito antigo... nunca ouvir falar neles....

Juliane Bastos disse...

Lembro bem que ficava de noite escondida, com a tv no volume mínimo para ver eles. Meus pais não deixavam, mas eu sempre via. kkk'

Anônimo disse...

Muito bom o Blog. Trás aquele fundo do baú gostoso a memória de novo!
Parabéns!

Bruna Worspite disse...

Ah que lindos!
Eles sim são bons de verdade!
Como traz saudade este post.
Adorei
Bjs

http://bruhworspite.blogspot.com

Angel disse...

Simm eu vi muito rs
Tem selo pra vc lá no blog
Bj e boa semana ;)

Júnior Ahzura disse...

Volto aqui pra ficar ouvindo a música tema do Gordo e o Magro!
rsrs

Arte - Comunicação - Entretenimento - http://www.junatchos.com

Júnior Ahzura disse...

Concordo, ele é um excelente ator.
Não cheguei a ver o filme com a Dercy, rsrs

Quem sabe ainda não veja?!

Rubi, preciso saber se seu prêmio já chegou!

Arte - Comunicação - Entretenimento - http://www.junatchos.com

Júnior Ahzura disse...

Ah menina! Tomara que chegue logo.

Vou tentar rastrear, pois a encomenda de duas sortudas já chegaram, uma de Paraná e outra de São Paulo também. Vou ver direito e qualquer coisa te passo. Fique de olho na sua caixinha!


Beijones! Qualquer coisa me add no msn: ju.gordo@hotmail.com
*-

St.André disse...

Antigamente passava gostava também "Os treis patetas" mto bom pena não passar mais...►startte.blogspot.com

FabricioCardoso disse...

eu já vi muitos videos deles eles são muito fodas!
e tbm o charles chaplin ou sei-la como se escreve o sobrenome dele hauhauhauahah

Nico disse...

A comédia que há hoje, foi influenciada por eles, e por muitos outros que marcaram a história, assim como Charlin Chaplin...
Enfim, as vezes assisto algum episódio deles na TCM.
xD

Léo disse...

Cara, eu gosto de entrar nesse Blog porque ele me faz relembrar várias coisas legais que eu há muito tinha esquecido! Nostalgia pura! Gostava de ver o Gordo e o Magro na Ulbra TV (uma emissora aqui do RS)! Maior comédia! Muito bom, mesmo! Esse tipo de humor que era bom! Sucesso! Visita e comenta aí: http://pireloko.wordpress.com/

Barbara Nonato disse...

Quando pequena eu assistia muito o seriado deles na TV. me lembro que minha mãe não gostava, mas eu me acabava de rir...
Tipo de humor que já não temos mais nos dias de hoje; um humor puro, sem nenhuma conotação pejorativa extremista ou sexual.
Excelente lembrança tua!

Paulinho Rahs disse...

Bah velho, o Gordo e o Magro pra mim só se comparam a Chaplin

Desde novo meu pai me incentivou a conhecer o trabalho deles, SENSACIONAL!

Schuabb disse...

Saudade, do humor do Gordo e o Magro, Os trapalhões... Como o humor esta mudado atualmente. Uma pena. A formula esta aí no passado e só resgata-la.

JOPZ_B1B disse...

Tai uma dupla de talento insubstituível, que mesmo com o cinema mudo e sem cores conseguia se superar.

JOPZ

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top