quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seriados - Parte I

A televisão ao longo dos anos brindou-nos com inúmeras séries e seriados que nos trazia os mais diversos sentimentos, diversão, suspense, ação, romance, entre outros. Algumas marcaram época e sobreviveram a vários anos de produção contínua. Aproveito o espaço e a oportunidade desse meu blog para relembrar alguns desses seriados que com certeza fizeram parte da vida de muitos telespectadores.

O Vigilante Rodoviário foi o primeiro seriado brasileiro. Dirigido por Ary Fernandes, estreou na década de 60 sendo televisionado pela TV Tupi. Com um total de 38 episódios, teve como protagonista o ator Carlos Miranda e seu fiel companheiro, o cachorro Lobo. A série foi Filmada na Rodovia Anhanguera, a qual era cenário de muitas perseguições. Após o enorme sucesso com o primeiro episódio O Diamante Grão Mongol, a ideia de produzir um filme, fez parte dos sonhos dos fãs e de muitos diretores, porém, infelizmente, nada foi produzido. Com o apogeu da série, em 1960 foram criadas revistas em quadrinho pela Editora Outubro. Em 2008, devido a parceria entre a PROCITEL e a Globosat, os episódios foram remasterizados e relançados pelo Canal Brasil no ano seguinte, a série passava todas as segundas às 20:30 horas. E tudo isso aconteceu graças ao "sonho" de Ary Fernandes em criar um herói brasileiro e a sua admiração pela Polícia Rodoviária.

O Túnel do Tempo (The Time Tunnel) é um seriado norte-americano dos anos 60, produzido por Irwin Allen, que mostrava as viagens no tempo dos cientistas Doug Phillips e Tony Newman (Robert Colbert e James Darren, respectivamente.) A série foi ao ar pela primeira vez no dia 9 de setembro de 1966, e contava a história de dois viajantes que eram monitorados por uma equipe, a qual, tentava a todo custo traze-los de volta para junto a mesma. Nos 30 episódios, novos personagens apareciam, ora pra ajudar, ora pra atrapalhar, mas sempre com um toque de humor. Os episódios aconteciam em cenários de outros Seriados, e às vezes, os atores reutilizavam o figurino, e ainda assim, o custo foi altíssimo, isso explica o motivo da curta duração da série.O Túnel do Tempo, fez tanto sucesso nos EUA quanto no Brasil, servindo como base para filmes e livros, atualmente, para a felicidade dos fãs, a série vai ao ar pela Rede Brasil.

Terra de Gigantes (Land of the Giants), é um seriado norte-americano, produzido por Irwin Allen na década de 60. A série narra a história de uma tripulação da nave Spindrift, que parte em destino a Londres, mas é surpreendida ao cair num planeta desconhecido, onde todos os seres são gigantes. Dentre muitas batalhas, animais domésticos surgem para atrapalhar a tripulação, que tenta procurar uma saída, utilizando objetos comuns do dia-a-dia. Com um elenco de peso que conta com a participação de Gary Conway, Kevin Hagen, Don Marshall, Don Matheson, Kurt Kasznar, Stefan Arngrim, Deanna Lund e Heather Young; a série conquistou uma legião de fãs e até hoje é lembrada graças a Rede Brasil, a qual, vez ou outra, passa um episódio.

29 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Que saudades de TÚNEL DO TEMPO e TERRA DE GIGANTES!

O Falcão Maltês

Adriana Santtos disse...

Nossa só raridade, nunca tinha visto falar de nenhum desses seriados, mais é sempre bom saber como eram, esse Vigilante Rodoviário sendo o 1° brasileiro deveria ser bacana, irei ver se encontro vídeos para ver como era. Nota 1.000 o post, Parabéns pelas informações !

hrdoblush disse...

lindo como sempre aqui..
parabénnss


http://www.hrdoblush.com/

Raul disse...

eu nunca tinha visto tmb, mas acredito que deveria ser muito bacana.

Anônimo disse...

Minha mãe já comentou comigo sobre :''O tunel do tempo'' . Mas nunca tive a oportunidade de ver .

http://nudezfragmentada.blogspot.com/

Bafonique disse...

O Túnel do Tempo (The Time Tunnel) me lembra Doctor Who, que por sinal é bem legal também, mas não é antiga é nova. hehehe
=]

Urbano disse...

CARACA!! Como é bom encontrar um blog e poder fazer comentário sem precisar fingir que gosta como aqueles chatos de pretensiosa poesia adolescente!! Ninguém aguenta aquela porra.

Conversei hj com um amigo sobre Túnel do Tempo! Os episódios são ótimos e o piloto em especial é muito bem cuidado. Claro que tem incoerências científicas diversas mas que se-foda-se! era muito bom! Só discordo um pouco que "sempre" havia humor. Na verdade a série Terra de Gigantes sim que era bem pontuada com humor em quase todos os episódios. Bom achado tua página!

Agora vou fazer uma coisa que detesto quando comentam em minha página: deixar link. Isso porque 99% das pessoas que fazem isso simplesmente forçam a barra pra visitas. Como eu estou me contradizendo postando meus links aqui, não precisa postar o comentário se não quiser ok? é que sou muito fã de sci-fi e minha webcomic é justamente uma aventura sci-fi que vai ter referências diretas a Túnel do Tempo e outras séries, por isso acho que tem a haver. Segue: Webcomic de humor e sci-fi:

http://atmosphera2hq.blogspot.com/
http://atmosphera2.blogspot.com/

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Eu amei o post... sou viciada em seriados de TV... e estes com certeza são um dos melhores, se os seriados são o que são hoje em dia agradeça a esses que vieram primeiro... beijoooooooos Rubi!!!

Isadora Lopes disse...

esses são clássicos mesmo haha

vou seguir o blog,achei o tema interessante :)

http://frescurinharosa.blogspot.com

Blog UaiMeu! disse...

Que ideia bacana Rubi!
Eu só ouvia falar deles... não são do meu tempo! kkkkkkkkkkkkk
Mas minha mãe e meu pai falavam deles sim!
Parabens como sempre!
Renata

Tsu disse...

Oi Rubi!
Ah valeu pelo elogio ao meu blog =)
É que essa postagem dos psicopatas do cinema já faz tempinho que postei e achei a iniciativa da revista americana sensacional. Particularmente o meu preferido lá é o Malcom McDowell..me surpreendi ao vercomo ele está velho! Mas o brilho dos olhos dele está intacto! Eternamente Alex de Large! E o Hpopkins sempre dispensa comentários....
Beleza, logo repostarei o artigo da Myuuki...é um mangá simples de um volume só..uma homenagem das criadoras do estúdio Clamp á obra de Lewis =).
Agora se você curte histórias futuristas com questões filosóficas tem uma obra japonesa sensacional chamada Ergo Proxy =) Faz lembrar de filmes como Metrópilis, AI e etc por conta dos sentimentos de máquinas.

E que post interessante!
Vigilante Rodoviário foi um marco essencial da tv brasileira! Não se é possível falar sobre a história da tv brasileira e de seriados sem mencionar essa obra ilustre. Os americanos tinham o Rin Tin Tin e nós tinhámos o Lobo!

E Túnel do Temo...se as séries de hoje fossem como essas, a qualidade das produções seria muito melhor!

http://www.empadinhafrita.blogspot.com
bjs!!!

Claudia Alves disse...

Eu nunca tinha ouvido falar na série Terra de Gigantes.
Mas as outras duas eu já conhecia. Inclusive, um dia desses estava passando uma matéria na globo news sobre os seriados mais famosos e bem sucedidos da história. Ouvi alguma coisa sobre o batman e o super homem e também sobre o Vigilante Rodoviário. Assisti um pedaço de um episódio e realmente essa série merece ser chamada de uma das melhores. Queria assistir mais...será que eu acho aluma coisa?
Queria saber se você conhece um filme, do qual não me recordo o nome, que passava nos anos 70, na sessão da tarde. Era uma animação, história de umas crianças que se perdiam numa floresta e uma fada, chamada "mamãe ganso" vinha do céu para protege-los. Queria muito saber se você se recorda de uma história parecida...
http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

Leonardo disse...

Séries de tv são ótimas, acompanho várias ^^
Eu nunca tinha ouvido falar de O Vigilante Rodoviário. A história parece interessante. O Túnel do Tempo e Terra de Gigantes eu ouvi falar muito, meu pai adorava essas séries, e sempre me falava delas...eu cheguei a assister alguns episodios das duas, e gostei bastante :D

Unknown disse...

Blog traz muita notícias e informações sobre pessoas ilustres e de certa forma, muito raras.

http://gremioracudo.blogspot.com/
http://chrisnaopodeacabar.blogspot.com/

leandroaleixo disse...

Muito boom!!!
Se fosse hoje em dia,gostaria de ver o primeiro,do cachorro!
lwlwlwlw

Heloane Medeiros disse...

Caramba amei o post, mt mt bom mesmo *--*

http://heloanemedeiros.blogspot.com/2011/06/blog-post.html#comments

DOUGLAS disse...

deve ter sido a muito tempo néah

nunca tinha ouvida falar nessas series

Sand de Jesus disse...

NOOOOOOOOOOOOOSSA, confesso que nunca assisti nenhum desses, mas eu AMO seriados!
O problema em ser novo (tenho 18 anos) é que já passou muita coisa boa na TV e você é o único que NUNCA viu, rs
Dos seriados atuais eu amo House, Law & Order SVU, Cold Case, entre outros.
Gosto de seriados ironicos ou que falem de justiça, eu realmente adoro isso.
Belissimo post, abraçããão!

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Nunca vi nada desses aí. Mas as músicas dos MIB lembram um pouco essa do Tonel do Tempo, decerto se inspiraram nas aberturas da época.

Alex Monteiro disse...

Rubi... Minha mãe disse que Tunel do Tempo fazia maior sucesso na época dela *_*
Era bom repassar os capítulos ou então produzir uma Nova versão baseada nessas antigas...
Acho que a cultura mais antiga devia ser melhor doquê podemos ver hoje :S
Parabéns Rubi!
http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

Lili =) disse...

ahhh mto massa!
eu qria ter visto: O túnel do tempo!
grande bjuuu! ^^

Unknown disse...

A minha mãe sempre falava do Vigilante Rodoviário.. Marco histórico total!!!
Acho que vou amar estes posts!

;D

@Tomajeitorapaz disse...

Nunca vi nenhum dos 3 D:

Unknown disse...

>< pra mim todos são novidades pois ñ tinha ouvido nem falar o que é uma pena pois me parecem bons em particular Terra de Gigantes ^^

FabricioCardoso disse...

pocha muito massa!

Anônimo disse...

Gente o visual aqui é super bacana.
Te add ok ?


bjs

Fulano de Tal disse...

Nunca vi nenhuma dessas =/. Me lembro de um gif de comédia que o cara tomava um tiro e caia escrotão, falaram que era de uma série dos anos 60, se vc souber pode me falar qual é?

Blog UaiMeu! disse...

Nossa que bacana esse post e estamos preparando um post sobre séries tb ,acho que vc vai gostar.
Ricardo

JOPZ_B1B disse...

Super fã do TUNEL DO TEMPO e TERRA DE GIGANTES... e pensando no monte de seriadinhos bobos que tem passado por ai, o tunel do tempo é um seriado que poderia ser refilmado, aproveitando todos os recursos de hoje em dia como CGI e uma produção caprichada daria pra fazer um ótimo seriado.

JOPZ

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top