quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gustav von Wangenhein

Nascido Ingo Gustav Adolf Clemens Freiherr von Wangenheim, no dia 18 de fevereiro de 1895, ficou conhecido pelo nome artístico Gustav von Wangenhein. Ator, diretor e roteirista, foi considerado um dos grandes nomes do expressionismo alemão. Filho de atores, tinha como maior inspiração seu pai, Eduard von Winterstein, o qual atuou em mais de 200 filmes. Vivia em Wiesbaden quando estreou no cinema em 1914 no filme Passionels Tagebuch como protagonista. Apesar dos outros filmes que contaram com a ilustre presença de Gustav, foi em Nosferatu que que ele alcançou fama internacional.

Em 1929, outro filme marcaria profundamente a sua carreira, Frau im Mond (Mulher na Lua) de Fritz Lang. Gustav passou por dificuldades durante a Guerra, pois membro do Partido Comunista Alemão desde 1921, era perseguido pela "Alemanha Nazista". Motivado pela arte e lazer das pessoas, criou o Communist theatre company Die Truppe '31 em 1931, vindo a casar-se pouco depois. Após produzir três peças, por ordem do regime nazista, o local foi fechado. Exilado, instalou-se na União Soviética, onde escreveu e produziu grandes filmes sobre protestos anti-nazistas. Membro e fundador da National Committee for a Free Germany, voltou a Alemanha após o término da Segunda Guerra Mundial e, finalmente, pôde realizar seu trabalho como diretor e roteirista.

Gustav produziu cerca de 10 filmes como diretor e 20 atuando. Dentre eles, destaco: Das Leid der Liebe, Ferdinand Lassalle, Kitsch. Tragödie einer Intrigantin Einer Tragödie Intrigantin, Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, Schatten - Eine Halluzination nächtliche, Frau im Mond e Danton (como ator) e Der Auftrag Höglers, Lied über dem Tal, Heimliche Ehen (como diretor). Casado com Inge von Wangenheim desde 1931 (embora seu casamento tenha sido anulado em 1954) e pai do pequeno Friedel von Wangenheim, Gustav faleceu no dia 5 de agosto de 1975 na Alemanha Oriental.

27 comentários:

Filosofia Caseira de Andinho Yankee disse...

É, mais um grande e conhecido artista que eu desconhecia. Meu sentimento de desculturado aumentando. :D
Comprometer-me-ei em culturalizar-me demasiadamente de hoje por diante.

Abraços.

Parabens pelo post e pelo blog.

andersonyankee.wordpress.com
@andinhoyankee

Filosofia Caseira de Andinho Yankee disse...

Já adicionei à minha pasta de blogs favoritos -
Sempre que puder e minha faculdade permitir passo por aqui para saber um pouco mais sobre gloriosos artistas que eu desconhecia e de quebra pegar referencias de filmes clássicos que, por sinal, eu adoro!

Abraços.

BlogStories disse...

Eu não tenhon conhecimento algum sobre isso , e você possibilita nós de sabermos um pouco mais sobre esses artistas, eu gosto de filmes antigos principalmentes aqueles de terror que são bem estranhos quanto a qualidade de efeitos e imagem mais é bem divertido!

leandroaleixo disse...

Posta de gente mais jovem e atual tbm as vezes...!!! Eele deve ter sido galã na sua epoca.vlwlwlw!

Poeta Pensador disse...

Seu blog é muito interessante, porque ele mostra coisas que já foram consideradas modernas e hoje é até engraçado pensarmos nisso, já que daqui a bastante tempo vão considerar nosso cinema atual como clássico. Como sempre o blog está excelente, parabéns!

Alex Monteiro disse...

Selinho pra vc Rubi... Com carinho ^^
http://cantinhocomtudo.blogspot.com/2011/07/quarto-selinho.html

J.Game. disse...

grandes artistas que eu n conhecia.

Se puder comentar e seguir:

http://espacoxboxbr.blogspot.com/

Anônimo disse...

mais uma vez, muito bom!!!

interessa parceria?
http://opensarnaotemfronteiras.blogspot.com


abraços

George Luiz disse...

Nunca tinha ouvido falar desse artista!Muito bom!Uma Wikipédia da arte!

http://juventudeinformada.blogspot.com/

Filosofia Caseira de Andinho Yankee disse...

Prometi e pretendo cumprir - xD - já comecei a busca por filmes novos, inclusive com uma tendencia expressionista alemã. Preciso culturalizar-me bastante pra poder ficar por dentro de assuntos deste tipo. Odeio voar em certos assuntos.
Vc ta me ajudando
xD

Abraços.

andersonyankee.wordpress.com
@andinhoyankee

Leonardo disse...

Também dele só assisti Nosferatu. Mas me chamou atenção a vida dele, ser contra o Nazismo na Alemanha certamente lhe causou muitos problemas. Ainda bem que nem todo o povo alemão era a favor dos atos de crueldade feitos pelo país.

Encontrei umas fotos de infância por acaso, ai fui procurar mais. Algumas eram muito fofinhas :D

Amores Cruzados disse...

A uns dias minha irmã deu de presente ao marido um cd triplo de ella fitzgerald e louis armstrong, perfeito!!! vc veio na cabeça na hora.
enfim...adorei a vida mesmo não sendo tão boa!
sempre aqui

M. disse...

Faz tempo que não deixo comentários por aqui. Mas sempre o vejo! Seu blog é um magnífico! E essa trilha sonora formidável!?

ANTONIO NAHUD disse...

Muito bom esse seu resgate de antigos atores germânicos.

O Falcão Maltês

hrdoblush disse...

como sempre lindo aqui...
parabéns!


http://www.hrdoblush.com/

Amandita disse...

Olá Rubi querida,

Tal pai, tal filho. Confesso que não conheço muita coisa de Cinema Alemão, curto mais o Asiático. Mas, cultura nunca é demais.

Abraços.

Tsu disse...

Oi Rubi!

Sabe, esse ator eu só conhecia o trabalho Nosferatu. Mas o que me interessou foi o trabalho contra o nazismo e a política vigente. É interessante notarmos que os artistas de épocas passadas eram verdadeiros ícones idealistas. É por eles que temos a idéia do artista como um "libertino que vai contra o sistema".

Ah eu também sou muito fã de X-Men...acompanhava a série original e depois a Evolution...meu personagem preferido é a Emma Frost e pelo menos na adaptação para o novo filme ela ficou pareida com a original :D. Gosto da Fênix (a entidade e não a Jean u.u). Acmpanhei bem as informações anos atrás, do decorrer dos quadrinhos mas depois distancei..é praticamente impossível você compreender a série nos comics tendo tantos universos alternativos...recentemente foi apresentado Daken, o filho do Wolverine...mas ele apareceu, causou e depois ficou meio na obsucuridade.

É o Londo usa aquela maquiagem bizarra do Manson..mas eu partcularmente não curto Manson...o som dele foge demais do gótico e acaba indo para o metal.

Olha da lista de filmes brazucas que você me indicou, eu vi apenas o Central do Brasil e Jeca Tatu. A Sonia Braga é um ícone do cinema brasileiro e até foi uma grande surpresa o destaque que Santoro está tendo lá fora...mas acho que o melhor ator para filmes recentemente está sendo o Wagner Moura..não é por causa apenas do capitão Nascimento(rs) mas é que o cara é bom mesmo. Ele consegue atuar sem o sotaque baiano e interpretar qualquer tipo de personagem.
Caramba, eu já vi esse programa da Tv Cultura! Mas nunca prestei muita atenção...falta de tempo...domingos meus são super corridos. Falando em Cultura a minha infãncia foi com os clássicos que passavam lá, desde Anos Incríveis, Confissões de Adolescente, Tin Tin, Animais do Bosque dos Vinténs, X-Tudo...caramba, eu amava esse canal rs.

bjs!
http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Heloane Medeiros disse...

Mais uma vez adimirando aqui, rs.
Muito bom mesmo.

http://heloanemedeiros.blogspot.com/

Mari Leal disse...

ain obrigada. ! eu adoro aqui tmbém.

http://futuraindependente.blogspot.com/

Ygor disse...

Nunca tinha ouvido falar........ mas com certeza foi um grande artista!!

Sand de Jesus disse...

Seu blog é um poço de cultura!
Eu entro nele sabendo que vou ler poesias sem sentido, ou letra de música do Restart, rs.
Não conhecia este ator/diretor, mas é muito bom você divulgar o trabalho dele e quem trabalha na área com certeza deve amar entrar aqui em seu blog.
Um beeeeijo e obrigada por sempre passar lá no meu blog :)

Anônimo disse...

Muito bacana Rubi. O cara deve ter sofrido muito po causa do nazismo né?
Ê época triste. :/
Beijão

Paty.

Anônimo disse...

por*

Anônimo disse...

Seu blog é um poço de cultura! [2]

Alexandre Rodrigues disse...

Grande nome da cinematografia mundial!! Jamais haverá igual!!

Unknown disse...

Além de um grande ator, foi corajoso. No período mais turvo da humanidade adotou uma postura de protesto.. fazendo da sua arte uma arma!

Bela Lembrança!

;D

Unknown disse...

Eu sou uma jovem apaixonada por Gustav <3
Desde de que vi Nosferatu, revirei e revirei a internet atrás de mais sobre ele, quase não achei nada sobre seus trabalhos. Oque me deprimiu bastante.
Consegui ainda ver alguns filmes dele como Warning Shadows, que é uma tremenda obra prima para mim. Li algumas críticas sobre seus trabalhos, como uma do próprio diretor de Nosferatu dizendo que Gustav era uma ator B, que nunca foi a primeira opção, e também uma que falava sobre o uso de ''peruca ruim'', e também sobre a sua atuação ''exagerada''. Tenho que dizer que fiquei muito triste que ele não tenha sido reconhecido por seu trabalho antes, acredito que ele foi ator subestimado, mas que no final das contas alcançou seu espaço no cinema alemão.
Seu post, me fez acreditar que não sou tão estranha neste Brasil, por conhecer Gustav, que aqui entre nós acho um pitel hahahaha enfim seu post alegrou minha tarde haha beijos e por favor não pare de postar, o blog é um amor.

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top