O canto e a música caminham juntos desde os primórdios da existência humana, são vários os ritmos e formas de expressões e dentre elas, presto agora um espaço para os grandes mestres da ópera.
Nascida Maria Cecilia Sofia Anna Kalogeropoulou no dia 21 de dezembro de 1923, ficou conhecida pelo nome artístico Maria Callas. Considerada um dos grandes nomes da Ópera e a maior soprano do século XX, seu jeito peculiar de interpretar as canções, inspirou muitas gerações. Filha de imigrantes gregos, nasceu em Nova York, porém, devido a dificuldade dos pais, e a crise econômica da época, Maria Callas viu-se obrigada a viajar à Grécia em 1937, juntamente com a mãe. Lá, estudou canto no Conservatório de Atenas, estreando numa apresentação escolar no mesmo ano. Em 1948, com uma apresentação fantástica, chamou a atenção dos críticos e principalmente do público. Isso contribuiu para que no ano seguinte, fosse considerada uma das melhores cantoras do gênero. Na década de 50, apresentou-se na Convert Garden, Metropolitan e La Scala; locais considerados importantíssimos.
(Na foto ao lado, Maria Callas e Marilyn Monroe no aniversário de John F. Kennedy, em 1962.) Perfeccionista, Maria Callas nunca escondeu sua rivalidade com a também cantora, Renata Tebaldi, a qual foi alvo de muitas críticas nos mais diversos jornais. Porém, o que ninguém poderia imaginar, é que Maria Callas estava prestes a passar por um momento difícil em sua carreira. No final da década de 60, conheceu Aristóteles Onassis, e dedicou todo seu tempo a ele, vindo a cancelar ensaios, shows e apresentações. Com o consumo excessivo de álcool, sua voz passou por significativas mudanças, e tudo isso, contribuiu para o fim de sua carreira. Apesar dos problemas, Franco Zefireli, cineasta italiano, estava decidido a ajuda-la. Foi então que lançou uma de suas obras-primas, "Tosca". Isso trouxe-lhe novo ânimo e em 1969 voltou as telas na obra de Pier Paolo Pasolini "Medea" na qual interpretava a personagem título do drama.Voltando a exaustiva rotina de cantora, Maria Callas estava debilitada; quando desmaiou, naquela que seria sua última apresentação de Ópera completa. Com a morte de Onassis, seu grande amor, nada mais a motivava.
A partir daí, passou a dar aula de música na Juilliard School, porém, não foi muito longe. Apresentou-se brevemente pela última vez no Japão em 1974. Apesar das parcerias que foram feitas ao longo do tempo, com Pavarotti e Giuseppe di Stefano, nada pôde evitar o declínio de sua carreira. No dia 16 de setembro de 1977, pouco antes de completar 54 anos de idade, faleceu vítima de um ataque cardíaco e suas cinzas foram lançadas no Mar Egeu. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas : O Mio Babbino Caro e Ave Maria dall'Otello.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
30 comentários:
Que maravilhoso passar por aqui e encontrar tanta dica cultural...
Ah!De Callas eu já havia ouvido falar!Pena que existe pouco material dela!
http://juventudeinformada.blogspot.com/
interessante
mas n e da minha epoca
<>
visite-nos e comente tmbm
gostando siga e avise que retribuiremos
se seguir deixe o aviso no comentário
deixando o seu link para retribuirmos
<>
grato
<>
http://mikaelmoraes.blogspot.com
Amo a Callas. Que voz! Vc viu MEDÉIA, de Pasilini? Ela dá um show como atriz.
O Falcão Maltês
Pasolini...
Saudades de passar por aqui. *--*
Nossa, que diva!!! As atrizes de antigamente eram mulheres poderosas e de muito bom gosto!!!
Nossa qe lindo, vai me ajuda bastante pra minha aula de artes seu blog heeim,
Olá,
Adoramos o seu blog e já estamos te seguindo.
Esperamos sua visita no nosso blog.
Um beijo!
Que demias esse blog .A Maria Callas era linda né ? adorei .
http://flavianerisfala.blogspot.com/
Own*_*
Rubi... ópera é tanta riqueza...
é muita perfeição cara!
É tudo perfeitamente trabalhado, da voz até a interpretação!
^^
Homenagem digníssima :D
Lindo post!! Nome dela tbm muito show..A foto,e verdadeira ?a primeira..lindissima!!!
faiz tempo q eu não passava por aqui!!
Essa mulher tem uma voz mto boa!
Ja ouvi
Ela era simplesmente gloriosa! Tem um filme chamado "Callas Forever" de Franco Zeffirelli, em que a atriz francesa, Fanny Ardant interpreta a sempre talentosa Maria Callas. Lindo post!
Que foz... Rubi de Deus... eu fiquei bobaaa... de boca aberta... a voz dela é lindaaa... imponente e doce ao mesmo tempo... eu fui ouvir as canções dela antes de vir comentar e nossa, sinceramente eu amei, eu sempre gostei de musicas clássicas e a voz dela...O.O e que historia de vida... adoro seus pots!! Adorei!! Bjks
parabens para mais uma linda postagem
e viva a cultura
Diva Total... Deusa!
Amo Maria Callas.. talentosíssima e linda.. O que aquele olhar dela, neh?!
;D
Essa ai é clássica demais! Uma diva! Eu acho que essa mulher tem uma expressão maravilhosa e as musicas? Incriveis!
Parabens Rubi!
Bjokas
Renata
http://uaimeu10.blogspot.com/
Noossa! q historiaaa!
se fosse eu teria feito a msma coisa q ela: bebido! sahushaushau
num era fraca n viu, tem fto ate com a Marilyn Monroe! =)))
bjsssss
Gosto muito de Opera, ainda mais se for em um teatro com toda a encenação. Já tive a oportunidade de assistir obras como Rigoletto e o Barbeiro de Sevilha. É fantástico.
E as vozes das pessoas que cantam opera são lindas. É muito bom poder ouvir.
Eu já tinha ouvido Maria Callas, mas não tinha qualquer conhecimento da vida dela, e tambem não tive a oportunidade de assistir seus filmes. Uma pena que tenha parado os shows em determinado momento, e morrido ainda cedo. Como cantora ela era ótima. Uma voz realmente muito bela.
Olá
Sdds daqui *-*
Sempre boas dicas e belos posts!
bjus
http://bruhworspite.blogspot.com/
Oi Rubi!
Bela voz a dessa atriz! Um diva, uma deusa da ópera! Eu sempre gostei de opera desde pequena...
E ela morreu tão jovem..uma pena...
Ah eu lembro que você comentou que curtia Sailor Moon =) O canal 21 eu não lembro se passava, mas sei que a Manchete passou Sailor Moon e muitos outros clássicos de anime, inclusive CDZ e YuYu Hakusho. Na tv aberta, Sakura passou na Globo (e lembro que a Globo RETALHOU o anime Samurai X) e a Record chegou a passar Sailor antes de Pokémon.
HHSHASHAHS eu sei como essas músicas tranformam! Eu era assim com várias e até hoje sou.
Você está empolgada para o filme do TinTin?
Eu acho legal que as pessoas "de fora" se interessem por cosplay. Sei que tem gente que não gosta e ainda critica, mas não é porque eu gosto, mas acho que não há razão para critiar tal coisa. É um trabalho bacana e divertido.
Bom, veja o Tropa e diga o que acha...
bjs
http://www.empadinhafrita.blogspot.com
Maria Callas!!!!! *------------------*
Belissima!!!
Amo amo amo
Que voz, que interpretação!
A voz dela é como um sonho agradável e suave ...
Nooosssaaaaa! Amei! Primeiro, vou comentar sobre a postagem...
Pô... Maria Callas... Acho que todas as vezes que a ouço interpretar Mio Babbino Caro, algumas lágrimas saem... É tão magnífica! Bem, ao que me parece, ela não tinha um gênio muito bom...
(A Marylin é sempre tão bela - eu tinha que comentar... Minha diva!)
Cara, olha, o layout do seu blog é divino. Adoro essas temáticas anos 20, 30, 40, com as pin-ups e tudo mais.
Gostei muito daqui. Bem... Se quiser, posso colocar seu link no meu blog... E só falar comigo.
T.S. Frank
www.cafequenteesherlock.blogspot.com
Aqui tem material que às vezes a gente tanto procura. Um poço de cultura. Amei! E devo dizer que a escolha musical foi um show.
Muito bom o poste, é sempre agradável aprender coisas novas. Triste como a carreira de alguém tão brilhante decai dessa forma!
Muito interessante o post.
Gosto bastante de coisas dessa época, adoro o estilo das roupas e etc.
Também acho bem legal ler sobre como as pessoas eram e como ficaram por conta de algo. É sempre o Destino surpreendendo, por vezes feliz, por vezes triste.
Abraços!
http://semdorsemvitoria.blogspot.com/
Esse blog é um acervo muito grande...
Parabéns!
não conhecia, mas ela tem um literalmente grande sobrenome
http://rocknrollpost.blogspot.com/
ta anonimo por que ta dando uns erros por isso anonimo na maioria
Postar um comentário
Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.