segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever)

Os Embalos de Sábado a Noite (Saturday Night Fever) é um filme dirigido por John Badham, baseado num artigo de Nick Cohn para o jornal The New York Times que foi lançado e produzido em 1977. Com um elenco de peso que que tem como protagonista John Travolta e a trilha sonora inconfundível com grandes hits da década de 70, principalmente dos Bee Gees, este grande clássico do cinema norte-americano, ajudou na divulgação do estilo "disco music", tornando-o popular por todo o mundo. O filme narra a história do jovem e imaturo Tony Manero (John Travolta) que vive em conflito com seus pais. Durante a semana, trabalha numa pequena loja de tintas, e aos sábados, sai com seus amigos: Joey (Joseph Cali), Double J. (Paul Pape), Gus (Bruce Ornstein) e Bobby C. (Barry Miller) para dançar com sua companheira Anette (Donna Pescow). Com o retorno de seu irmão Frank Manero Jr. (Martin Shakar), o qual sempre foi o orgulho da família (por ser sacerdote); as coisas mudam em sua casa. Frank passa a mudar os hábitos e decide não voltar mais a Igreja. Criticado pelos pais que o julgaram, culpado pela mudança do irmão, Tony fica aborrecido.

Já nas pistas, admirado pelos amigos e frequentadores, é considerado o rei da disco music. Influenciado pelos amigos, decide participar de um concurso de dança, inicialmente, com a Anette. Porém, durante uma apresentação, conhece Stephanie Mangano (Karen Lynn Gorney), a qual, dança tão bem quanto ele. Apaixonado, convida-a para ser sua parceira no concurso, deixado a pobre Anette sozinha. Após relutar, Stephanie finalmente aceita, e a partir daí, começam os primeiros ensaios. Cabe aos dois, darem o melhor de si, para saírem vencedores do concurso.

Até o final do filme, muitas coisas acontecem, dentre cenas de luta e apresentações musicais em discotecas. A sequência de fatos ora tristes ora divertidos e principalmente, superação fazem do filme um dos melhores do gênero. Muitas outras versões foram feitas ao longo dos anos, tanto para o teatro quanto para o cinema (paródias). O filme foi indicado ao Oscar, BAFTA, Globo de Ouro, ganhou o Golden Screen e National Board of Review.

35 comentários:

Tsu disse...

Esse filme é um verdadeiro primor!!!
John Travolta em um dos seus melhores (porque para mim o melhor papel dele foi em Pulp Fiction) e a mais marcante atuação de toda a sua carreira.
Ele é o cara pop da época, que sempre dançou como ninguém!

Ah Rubi, eu fiz um top 7 de filmes de vampiros que eu gosto lá no blog, tem muitos clássicos dá uma olhada!

bjs
http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Stephanie disse...

Que interessante o seu blog! Gostei muito de ter caído de pára-quedas aqui :)
Adoro esse filme, e tudo o que é clássico. Já estou seguindo!

Uma Moça [porumamoca.blogspot.com]

Anônimo disse...

este clássico eu lembro, cheguei a ver, não que eu seja muito velho, mas já passou na sessão da tarde

http://rocknrollpost.blogspot.com/

Garcez disse...

John Travolta...sou muito fã desse cara...
é um ator fantasticamente versatil...

vc vê a performance dele em "O Justiceiro" e em "Motoqueiros Selvagens"... dois filmes extremamente diferentes e ele se adequa perfeitamente aos papeis

abraços
.
www.ouvindoparalamas.blogspot.com
.
.

Parcelas de Pizzicato disse...

E a vontade de dançar? rss

Anônimo disse...

Nunca assisti esse filme(apesar de ter ouvido falar dele), mas com a sua postagem fiquei com vontade de assistir.
Vou ver a versão dublada ;D

Natália Cristine Prado disse...

Esse filme, embora clássico, não me faz suspirar. Quando assisti não gostei.... conto isso e ninguém acredita kkkkk... mas em geral gosto muito de filmes clássicos e tenho vários na minha lista

http://inteligenteefashion.blogspot.com/

Dani Vidal disse...

Ah Rubi, boas são as noites de insônia em que a globo reprisa Os Embalos de Sábado à Noite no Corujão.

Victória Andressa disse...

Muito bom o filme, mas eu tenho que revê-lo, eu lembro de tê-lo assistindo quando era criança, uns 10, 11 anos, e não tinha um senso crítico muito formado e também não sabia entrar na filosofia dos filmes. Assim que tiver um tempinho iriei reassisti-lo. P.s.: Essa música que está tocando me lembra de uma época muito boa da minha vida.

Ana ~ Byah Cherry disse...

Não gosto muito de coisas clássicas,mas pra quem gosta tenho certeza que seu blog é muito bom.

http://chatapordimais.blogspot.com/

Lele Fernandes disse...

Nossa, parece muito legal. Minha mãe vivia falando dele! Mas eu mesma nunca cheguei a assistir.

http://estilooque.blogspot.com/

Fabi disse...

nunca assisti, mas ouvi muito comentário sobre ele.
e o John Travolta? brilhante ;*

Alex Monteiro disse...

Rubi... Esse filme é famosíssimo e super interessante...
Vou passar aki com calma depois, pois eu estou na Lan House, meu cmputador deu PAU'
Já tava com saudades heem? ^^
Bjs Rubí
http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

Mathias disse...

aee,

faiz tempo q n passo por aqui!!

Esse filme ai eu nunca assisti,mas mto zikka a postagem!!

flw

Blog UaiMeu! disse...

Ahhhhhhhhhhhh esse filme? Q showww essa dança, o ambiente! Muitooo showwww!
Eta John Travolta hahahahahahahah

Bjo Rubi

leandroaleixo disse...

Opa muito show..adoro este filme,vi umas 2 vezes so..nas poucas que passam na tbv...adorei..vlwlww!

Josimar Junior disse...

Cara eu assisti uma reportagem na record sobre esse filme e toda história cultural da época

parabéns pelo post foi bem elaborado!

Leonardo disse...

Esse filme é certamente um classico para a Disco music. Assistir ele da vontade de sair por ai dançando hahahaha. Quando eu era pequeno passava muito na sessão da tarde...mas acho que faz alguns anos que não passa...faz tempo que eu assisti...É o 2º melhor personagem do Travolta, depois é claro de Pulp Fiction

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Este filme eu viiiiiii... é muito bom, eu adoreiii... vi na GLOBO de madrugada na Sessão Coruja... eu tenho insônia as vzs... rsrsrsrs... eu adorei o filme pena que nunca mais eu vi, realmente é muito bom e recomendo pra quem ainda não viu e John Travolta estava tão novinhooo, rsrsrsrsrs.. amei a postagem!!
E... nossa vc falava com os anjos, que lindo, quando criança eu via coisas, tipo assombrações, confesso que morria de medo e confesso que as vzs eu vejo, mais meu marido não acredita em mim, então certas coisas eu guardo comigo!! rsrsrsrsrs... que bom que vc gostou da postagem e do desenho, eu fiz aquele anjo depois de um sonho que eu tive e nele meu anjo guarda-costas era exatamente daquele jeito, cabelos negros, manto azul e olhos tom verde e azul... eu sou muito ligada a isso!! Vai vir mais postagem sobre o assunto... só que mais na frente, quero fazer uma postagem sobre os políticos... essa sim vou falar o que quero e não quero!! rssrsrs... Bjks ^.^

Anônimo disse...

Eu cheguei a ver , é mt boom haha
Com certeza, um clássico *-*
Passa?
http://jooymartins.blogspot.com/
Beijos

Adriana Santtos disse...

Um clássico, maravilhoso esse filme...e empolgante do inicio ao fim, as músicas dele não é atoa que se tocada é logo lembrada os passos e o filme de onde foi passada...belo filme para se relembrar e falar. Ótima escolha.

Tsu disse...

Oi Rubi!
Olha dos atuais eu recomendo que você veja os dois citados, pois vale muito á pena..roteiro, direção, atuação, tudo é muito bom.
Sim...vemos a qualidade dos filmes antigos com Nosferatu. Até hoje esse filme me choca e fascina! O expressionismo alemão é inigualável.
Hum entendi..bom o esquema de Parceria é vc quem decide então^^ Sem problemas eu ás vezes demoro a responder por conta de contratempos também ^^.
bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

M. disse...

Rubi, esse filme é outro clássico que eu adoro e foi de grande sucesso na carreira de John Travolta! Adoro vir aqui, principalmente para ouvir a linda trilha sonora do post do dia. Você capricha em tudo hein, menina? Um grande abraço e ótima semana.

Danilo Caruba disse...

Eu já vi esse filme xD CLÁSSICO!! O Travolta se consagrou mesmo nesse filme, que pra época foi uma inovação. Quebrou preconceitos e conquistou o publico. Parabéns pelo post ^^

http://danilocaruba.blogspot.com (:

Rodrigo Ferreira disse...

Nunca assistir a esse file.
Mas essas roupas que eles usavam eram ridiculas.
Mas o tempo salva muito adoreiiii.
bjs

Caio disse...

Cara, eu nunca vi o filme, maais as roupinhas, pela mor de Deus D: KKKKKKKKKKKK
www.cerejalouca.blogspot.com

Anônimo disse...

Adoro esse filme rubi *----*

Anônimo disse...

ps: Beijo, Paty.

Lili =) disse...

haaa mto legal esse filme!
Alias, todos os filmes com o John Travolta sao oteemos! rsrs
bjsss

Amandita disse...

Ah! esse é clássico mesmo. Quem nunca dançou ao som de "night fever"? e o Jonh Travolta está lindíssimo no filme. Ui! Justa homenagem.

Só falta um post só para ele (em Cowboy do Asfalto, como Bud Davis ele leva qualquer uma ao delírio...e ainda tem a lindíssima Debra Winger contracenando com ele...simplesmente demais).

Beijos!

Mara disse...

Embalos de sábado a noite = nostalgia...
ai que saudades!
Gostei do blog!

http://folheandolife.blogspot.com/

Blog UaiMeu! disse...

Esse filme é muito bom ,saudade de quando os atores dançavam ,cantavam faziam chover kkkk hj em dia fazem tudo mas muito mal...A única coisa que foi sacanagem é que não deram o oscar como melhor trilha sonora ,o bee gees fez a trilha inteira e muito bem feita do filme.

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Nunca vi esse filme.

Felipe Barta disse...

Lembro-me que minha mãe gostou muito deste filme, não sou chegado a este estilo. Belo texto.

Neivaldo Araújo disse...

Quem é essa atriz da foto com John Travolta e Joseph Cali?

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top