sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Irene Dunne

Nascida Irene Marie Dunn no dia 20 de dezembro de 1898, Irene Dunne foi uma atriz que consagrou-se entre as décadas de 30 e 60, sendo agraciada com o apelido de "First Lady of Hollywood". Após a morte de seu pai em 1909, mudou-se juntamente com sua mãe e seu irmão, para Indiana, onde passou a estudar. Educada severamente no convento e posteriormente num colégio católico, foi incentivada a fazer aulas de piano, dando início a sua carreira artística em 1916. Dois anos depois, formou-se em artes dramáticas e canto pelo Chicago Musical College, estreando no teatro em 1922 na peça The Climbing Vine. Frustrada por não ter passado num teste para tornar-se cantora de ópera, deu continuidade a sua carreira, estreando na Broadway em 1924. Quatro anos depois, casou-se com Francis Griffin, e adotou uma filha. Seu trabalho foi tão bem recebido pelo público e pelos críticos que a partir 1929, Irene foi convidada a fazer parte das mais diversas peças como protagonista.

(Foto ao lado: Cena do filme Love Affair) Isso contribuiu para que em 1930 recebesse um convite do diretor Edward F. Cline, para fazer parte do elenco do filme Leathernecking, marcando assim sua estreia no cinema após assinar seu primeiro contrato com a RKO. Embora muitos considerem sua passagem no clássico Show Boat (1936) a mais memorável, outros títulos como Cimarron, The Great Lover, Back Street, The Secret of Madame Blanche, Roberta e Magnificent Obsession, The Awful Truth, Love Affair, My Favorite Wife, Penny Serenade, Lady in a Jan, Together Again, Anna and the King Of Siam, I Remember Mama, entre outros, contribuíram para que sua carreira se estendesse durante anos, dando a ela inúmeras indicações a prêmios de grande importância e o curioso título de "A Melhor Atriz a não ganhar o Oscar". Em "Roberta" , mostrou toda sua versatilidade ao interpretar a canção Smoke Get in Your Eyes ao lado de Ginger Rogers e Fred Astaire.

Em 1936 estrelou no papel principal da comédia Theodora Goes Wild superando o receio de fracassar na participação do primeiro filme cômico de sua carreira. Ao lado de Charles Boyer, fez aquele, que mais tarde, seria considerado um de seus melhores filmes "Love Affair". Vindo numa sequência de papeis marcantes surpreendeu a todos no papel da Rainha Vitória em The Mudlark (1950) quando ficou praticamente irreconhecível aos fãs tamanha transformação provocada pela maquiagem. A partir de 1952, Irene começou a definir sua aposentadoria das telas de cinema tendo como último trabalho o filme It Grows on Trees. Porém iniciou alguns trabalhos na televisão e no teatro por onde atuou até 1962. Em 1955 convidada por Walt Disney, batizou o Mark Twain Boat River na Disneylândia; em 1957 foi nomeada Delegada Alternativa na 20ª sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, trabalhando em prol de muitas obras de caridade e campanhas eleitorais para o Partido Republicano nos Estados Unidos.

(Foto ao lado: Cena do filme Roberta) Em 1965 tornou-se uma das diretoras da Technicolor e vinte anos depois, apareceu publicamente pela última vez na inauguração do Hospital de Santa Monica onde foi erguido um busto em sua homenagem. Embora nunca tenha ganho o Oscar, recebeu vários prêmios ao longo da carreira, dentre eles: Kennedy Center Honors,Laetare Medal, Bellarmine Medal e a Estrela na Calçada da Fama de Hollywood. No dia 4 de setembro de 1990, Irene Dunne faleceu aos 91 anos de idade na tranquilidade de sua casa em Los Angeles, Califórnia.

13 comentários:

Blog UaiMeu! disse...

Acho tão bonita essas cenas qdo a mocinha encontra o mocinho foto2, tão singelo, tão bonito... Classics né? Rsrs
Excelente post Rubi!
Bjs
Renata

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Que bela historia e carreira e lendo sua postagem com essas musicas no fundo... Nossa, é magia pura, estava afim de assistir um filme antigo só que em DVD, vou ver se tem algum pra alugar aqui perto de casa... rsrsrsrsrs... Beijos Rubi e bom fim de semana!!! ♥

ANTONIO NAHUD disse...

Rubi, Irene Dunne para mim é uma das maiores atrizes de todos os tempos. Perfeita tanto na comédia como no drama. Amo IRENE, A TEIMOSA e ANA E O REI DE SIÃO. Com certeza merecia o Oscar.

O Falcão Maltês

Any Brasil disse...

ela com certeza foi uma das melhores atrizes que foram ícones no passado. amei o post.
trendluxo.blogspot.com

PapoBacana disse...

Nossa muito boa sua postagen..adoro clássicos..
mais uma vez parabéns pelo blog..
abraços..

Tsu disse...

Oi Rubi!!

Uma vasta carreira a de Irene..euacho que ganhar ou não o Oscar não torna um ator melhor ou pior. Aquilo é apenas um título...tem atores excelentes e incomparaveis que nunca ganharam um prêmio enquanto alguns que só atuaram bem uma vez na vida (como Nicole Kiedman e Halle Berry) ganham.

Então, sobre Monster você pode encontrar facilmente o anime para baixar. O mangápode ser um pouco mais dificil, mas como a obra é igual tanto em mangá quanto anime, recomendo o anime. Tem maisepisódios mas é mais emocionante.

Ontem mesmo estávamos conversando sobre esse lance de escreverhistórias...você se perde, eu deixo tudo complexo e no fim fico perdidakkkk... mas eu acho que cada tentativa no que fazemos é algum tipo de aprendizado. Embora em ambientes de trabalho isso seja abominável, eu acho que cada erro nos ajuda.

Sobre Pokémon...eu tenho um artigo pronto sobre osfilmes da série incluindo esse que aparece o Deus Pokémon (que surgiu nos games Diamond/Pearl). A teoria criacionista da série é interessante e a divisão dos mundos (tem pokémon do tempo, pokémon do espaço e pokémon do mundo alternativo - além do deus pokémon) cuja estrutura lembra um pouco a estruturado mundo de acordo com a Cabala.
Vou ver se posto sobre os filmes em breve.

Blz, me avisa quando tiver perto da postagem que escrevo um pouco sobre o filme!
bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Anônimo disse...

Uau, para ser apelidada de First Lady of Hollywood , ela deve ter sido fodona mesmo *-* KKKKKKKKKKKKKKKK
Passa lá? http://jooymartins.blogspot.com/
Beijooos

Vanessa Braga disse...

Esse blog é uma enciclopédia Adooro cada postagem, enfim não conhecia a atriz mais além de uma beleza sem tamanho teve uma carreira invejada.

bjuu =)

Anônimo disse...

Que musica linda, parabéns querida seu blog é lindo.
Irene Dunne bem acho que "Duas Vidas" era com ela se não me engano, ela além de linda foi uma atriz maravilhosa.

jaguar disse...

pow legal isso a cada dia que passo no seu blog eu aprendo + e + sobre esse atores e atrizes do passado sabia gosto muito tbem há aproveita para me add no msn ou orkut sim para gente entra em contato viu msn= jaguar_347@hotmail.com,orkut= meninoferlim@bol.com.br si vc tiver 1 desses 2 viu bjos e xauuuuuu

Lele Fernandes disse...

Nossa, ela era linda! Parecia uma boneca, além de talentosa!

http://estilooque.blogspot.com/

leandroaleixo disse...

Desculpe Minha ausencia..!! Eu vou até copiar e mandar para todos meus parceiros dde blogs,pq tive semana inesperada de trabalho!! Mais então... De atriz para Pianista..lindissima...Parabens!!!

Dani Vidal disse...

Que post maravilhoso, sá menina.
Assisti 'Love Affair' em uma aula de inglês. Fiquei encantada.

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top