quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Lil Dagover

Nascida Marie Antonia Siegelinde Martha Seubert em 30 de setembro de 1887, nas Índias Orientais Holandesas(atualmente Indonésia), Lil Dagover foi uma atriz que fez carreira no teatro e na televisão. Aos dez anos de idade, foi enviada pelos pais à Europa para completar seus estudos. Tão logo completou sua formação, passou a empenhar-se na carreira de atriz de teatro, estreando no cinema em 1913 aos cuidados do diretor Louis Held. Casou-se em 1917 com o também ator Fritz Daghofer com o qual teve uma filha Eva Marie; separou-se dois anos mais tarde e a partir daí fez uma adaptação no sobrenome do ex-marido passando a usar o nome artístico Dagover. Em 1919, estrelou no filme Harakiri do diretor Fritz Lang com o qual participou de mais três filmes: Der Müde Tod, Spiders e Mabuse der Spieler. Em 1923 passou a trabalhar com o diretor Robert Wiene tendo como grande destaque a participação no filme "O Gabinete do Dr. Caligari" (Das Kabinett des Doktor Caligari).

A década de 20 lhe trouxe muitas surpresas, pois além de ser considerada uma das atrizes mais populares da época, atuou em grandes obras de renomados diretores, tais como: FW Murnau, Lothar Mendes e Carl Froelich. Ainda na década de 20 casou-se novamente, desta vez com o produtor Georg Witt, o qual lhe acompanhou em diversas produções. Com pouco mais de 40 filmes lançados apenas na década de 20, tanto na Alemanha, quanto na França e Suécia, Lil Dagover surpreendeu os críticos com tamanho talento. Após um período de inovações no mundo cinematográfico, o cinema falado tomaria o lugar dos filmes mudos. Agora, exercendo papeis ora principais, ora como coadjuvante, decidiu gravar apenas na Alemanha, com exceção ao filme "The Woman from Monte carlo de 1932, ao lado de Walter Hutson e do diretor Michael Curtiz.

Um ano após o lançamento do filme, voltou à Alemanha, onde recebeu diversos prêmios, inclusive o War Merits Cross, por entreter os soldados, juntamente com outros atores durante a Segunda Guerra Mundial. Atriz favorita de Hitler, Lil Dagover foi convidada pelo próprio a vários jantares. Curiosamente, logo após a derrota da Alemanha, estrelou na produção cinematográfica anti-nazista Die Söhne des Herrn Gaspary. Entre as décadas de 60 e 70, atuou em diversas séries e foi convidada a vários programas de televisão alemães. Sua última aparição foi no filme Der Richter und sein Henker em 1975. Quatro anos depois publicou sua autobiografia Ich war die Dame ( I Was A Lady) falecendo um ano depois no dia 24 de janeiro aos 92 anos de idade.

26 comentários:

Portalmemes disse...

Muito interessante seu blog, bastante informativo
http://portalmemes.blogspot.com/

Tsu disse...

Oi Rubi!

A expressão dessa atriz na segunda foto está...surreal!! E a música que está tocando no fundo é tão triste!!! Justo no meu momento mais sensível, sacanagem...

ahsahsash sim...realmente temos um gosto diferente com relação á belos atores...(se bem que o Marlon Brando era um tesão!). Bom, o Zombie Walk é exatamente o que você está pensando! Uma passeata zumbi que ocorre sempre no dia de finados em SP. O povo se encontra no centro da cidade e faz uma caminhada...a maioria capricha no visual zumbi, é um verdadeiro desfile de criatividade regado á muito sangue falso e andar molenga...é divertido e atrai MUITA gente nos últimos tempos..certamente vc irá gostar.
Poxa, gostaria de trocar idéias com sua amiga, ela deve estar no ramo de cosplay á um bom tempo =D. Eu acho que se você tem vontade, claro que dá pra fazer cosplay!
Blz eu espero encontrar contigo no msn para irmos conversando!
bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

Renan kruger Cabral disse...

Parabens pelo blog muito organizado e imformativo ja seguindo npi.blogspot.com

Diego Mergulhão disse...

Linda mulher! Só o seu blog para trazer os clássicos para recordarmos!

Marco disse...

sempre trazendo informação e cultura, parabéns pela idéia
e esta atriz é mais uma que não conhecia

Pinecone Stew disse...

Have a SUPER week, Rubi !

Alex Monteiro disse...

Sabe Rubi, Acho bem mais difícil atuar em teatro do que em Tv ou cinema
No Teatro é tudo ao vivo, além do que na Tv e nos Cinemas, tem todos aqueles jogos de Câmera, onde só aparece erros se o ator for realmente MUITOOO Ruim.
Parabéns pra ela que tbm foi atriiz de Teatro.. Linda e inteligência *-*
Parabéns pelo POST tbm Rubi ^^
Vote nos melhores do Ano / MDA - 2011
http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

Fernando Marques disse...

Que linda atriz! uma carreira perfeita e com premiações merecidas!

adorei seu blog e resolvi seguir! te espero em meu blog se você puder!

http://wwwmaismoda.blogspot.com

beijos e abraços!

ANTONIO NAHUD disse...

Ótimo post, Rubi. Sempre gostei da Lil, mas nada sabia sobre sua vida.

O Falcão Maltês

Lud disse...

E essa música, Rubi? Quase me vieram lágrimas aqui!
Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa mulher, mas foi ótimo conhecer. Ainda mais sabendo que ela era a atriz preferida de Hitler, porque qualquer coisa sobre a segunda guerra me interessa. Ela tem uma cara natural pra dramas, até quando ta sorrindo.

Kuki Bertolini disse...

Como sempre,tua postagem tá incrível e super bem escrita!Não sabia nada da vida da Lil,adorei saber que ela teve uma ótima carreira!Que bom que já pegou os links,fico feliz por poder ajudar!!!Precisando de qualquer coisa,é só me avisar!!Grande abraço,Rubi!!! =D

disse...

que interessante, nao conhecia essa atriz... morreu com 92 anos, nao tem nenhuma foto dela mais velha... na juventude era muito bonita! Otimo post! bjos

Leonardo disse...

Único filme que eu lembro de ter assistido dela foi O Gabinete do Dr. Caligari (ótimo por sinal). Ela tinha uma expressão ótima. Almoçar com Hitler e depois fazer um filme anti-nazismo é um evolução imensa de personalidade.

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Eu amei... e nossa O.O Hitler é? Eu fiquei imaginando, ela não poderia chegar pra ele e falar: olha eu não poderei ir.
Um louco daqueles faria até um mal á ela, e como viveu hein, aos 92 anos de idade, para aquela época era muito... amei o post, fora que a interpretação dela no filme "A morte cansada" era pura emoção!! Bjs♥

Lili =) disse...

Eitaa q ela n era fraka ñ!
A favorita de Hitler! *---*
mto boom seu posttt!
bjss

Beto_vgmt disse...

Muito bom, impressionante


Como se já não bastasse o "Sou foda!" dos Avassaladores surge agora o mais novo hit "Sou Crente!" kkkkk >>http://averdadenuaepeluda.blogspot.com/

YY Sweet Paradise disse...

Muito interessante seu blog, traz conteúdo e informações! Estou te seguindo! Muito bom o post!

Vinícius disse...

Ela é linda, e ótima atriz.

Unknown disse...

Interessante esse blog, gostei bastante, tem um estilo bem diferente do que eu costumo entrar, se estiver interessado em parceria, entre em contato;


http://nadaaverpontocom.blogspot.com/2011/08/aumentando-as-visitas-do-seu-blog.html

Gavriel Alon disse...

legal a historia dela, e ela parecia ser muito bonita!!
gostei dela rs

Alex Monteiro disse...

Rubi... (pra não comentar a msm coisa ¬¬' KKKK)
Saiu o resultado da promoção lá no Blog e vc ta entre as melhores resposta viiu õ/
KKK'
Té mais Rubi *-*

Marco disse...

as tuas postagens são muito interessantes!

J.Game. disse...

mais uma que eu n conhecia em haushuahsu.

Archer disse...

Ela era muito bonita, mas uma vez parabéns pelo blog e pelo conteúdo.

http://tokubetsunaotaku.blogspot.com/

Li disse...

Sempre uma surpresa!

Anônimo disse...

Mais um post perfeito do seu blog, parabens !
espero retribuição:
http://lollyoliver.wordpress.com

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top