quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Das Cabinet des Dr. Caligari - Elenco

Elsa Wagner nasceu no dia 24 de janeiro de 1881 na Rússia. Atriz conhecida por seu trabalho no cinema alemão, deu início a sua carreira artística em 1916 no filme Das Leid der Liebe. Na década de 20, trabalhou com grandes cineastas, dentre os quais destaco: F.W. Murnau em Satanas e Robert Wiene no filme "O Gabinete do Dr. Caligari", embora não tenha tido os devidos créditos, interpretou a proprietária de uma casa. Com uma filmografia que soma pouco mais de 100 títulos, incluindo séries e participações especiais, Elsa recebeu o Prêmio Honorário pela sua contribuição ao cinema. Sua última aparição aconteceu em 1973, no filme The Pedestrian e dois anos depois, no dia 17 de agosto, veio a falecer aos 94 anos de idade.

Outros Atores: Rudolf Klein-Rogge, Friedrich Fehér, Lil Dagover, Rudolf Lettinger, Hans Lanser-Rudolf, Henri Peters-Arnolds e Ludwig Rex.

A medida em que me aprofundo nas minhas pesquisas sobre o cinema clássico fico cada vez mais fascinada com a qualidade de obras esquecidas no tempo. O filme "O Gabinete do Dr. Caligari" é um desses exemplos, fiquei impressionada com a densidade da história e a forma como o diretor a conduziu. Gostaria que compreendessem que o filme tem suas limitações pela própria estrutura da época em que foi produzido, ainda assim, propiciou momentos de puro entretenimento a quem o assistiu tal como bem diz, o comentário abaixo.


Tsu: Dr.Caligari é um filme sensacional, ouso dizer que é o ápice do expresssionismo alemão. Tudo nele é fantástico, bizarro, perturbador... e as cenas tornaram-se marcos, sendo utilizados posteriormente em diversas obras que variam desde capa de cd de uma banda gótica até um clipe para o filme Rainha dos Condenados.A história real por trás da obra é realmente perturbadora e a obra em si também o é, acho que supera até o Nosferatu pois Caligari possui um apelo real/psicológico com um final totalmente aberto para interpretações. - do blog Empadinha Frita.

11 comentários:

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Uau... depois do comentário da Tsu fiquei até curiosa... este eu anoto aqui pra depois pesquisar, mais minha vida anda uma loucura, depois passa lá pra ler que loucura, acabei de postar o por que de estar tão sumidaaaa... mais retribuindo todas as visitas. como sempre arrasando por aqui... vai lá conhecer meu outro cantinho que fiz com minha irmã "Gatos Minha Paixão"... Beijoooos e logo, logo as coisas se ajeitam para o lado de cá e valeu pelos elogios... Rsrsrsrs =D

Rafael Borges disse...

Rubi, meu anjo...
Mais um filme que vai pra minha lista do torrent... ;)
Lembra daquele que você me indicou "Der Mude Tod"? Pois é, tiraram ele do Youtube, mas to baixando aqui... Assim quu acabar, comento contigo... To super curioso.
Hoje, na aula de antropologia visual, assisti a um que chama-se "Nanook", cinema mudo. Segundo alguns estudiosos da área, este é considerado o primeiro filme etnográfico da história...
(Você é minha versão feminina, só que mais jovem, mais inteligente e mais mergulhada no imaginário do cinema... Um dia eu te alcanço...)
;)
Um grande abraço, querida Rubi.

Anônimo disse...

Rubi querida esse eu quero muito ver!!!
Você sempre da ótimas dicas e essa canção que linda! Deixa seu cantinho ainda mais aconchegante!!
Beijinhos!

Unknown disse...

É um filme espetacular!
A primeira vez que assisti senti uma necessidade tremenda de fazer todo mundo ver também... Fiquei, como diria uma amiga minha, DE CARA! hehehehe
Realmente é uma película que tem uma densidade rara...
Sensacional!

;D

ANTONIO NAHUD disse...

Rubi, tô louco pra saber a história de Lil Dagover. Gosto muito dela.
Cumprimentos cinéfilos

O Falcão Maltês

Tsu disse...

Oi Rubi!
O que eu posso falar sobre esse filme/ Bom, eu já falei! E se continuasse a falar ficaria uma lista enorme! Quando vi esse filme pela primeira vez estava adentrando na cena gótica...e depois percebi que o expressionismo alemão influenciou as artes de gente como Neil Gaiman!
Por acaso o cosplayer que merece destaque é aquele que eu elogiei por ser o mais parecido e que tá nas últimas fotos? Menina, eu o axchei perfeito, muito bonito!!!! Quando vi eu fiquei assim: 0.0 e depois assim: *.* rs. Ai eu quero ver tantos filmes mas to sem tempo total para isso! Que raiva! Nem escrever to conseguindo!
É uma honra aparecer comentando dentro do artigo no seu blog!
bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

M. disse...

Eu não sabia nada sobre a Elza Wagner se não lesse tão preciosa informação em seu blog. Que linda música, dá vontade de não sair daqui. Um abração!

Blog UaiMeu! disse...

Eu fiquei curioso tb e dá pra entender bem que os filmes dessa época tem suas limitações e mesmo assim muitos são melhores do que os filmes de hoje em dia com toda tecnologia.
Sempre qndo vc trás a biografia de algum artista alemão,russo eu fico pensando na dificuldade que eles passaram naquela época e conseguiram se sobressair pelo talento e amor a arte apesar de tantas guerras ,dificuldades
Abraço Ricardo

Alex Monteiro disse...

Quanto tempo em Rubi?
Nunca assistí nenhum dos filmes dela
mas você descreveu tanta coisa booa :)
Como é bom passar aki õ/
Té mais ^^

Jane dos Anjos disse...

Olá Rubi! Bom dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado por passar a fazer parte do nosso blog Gatos minha paixão!
Acabei de postar coisa nova, passa lá...
Beijinhos
Anita do gatosminhapaixaoo.blogspot.com

Gabriel G. disse...

Eu que me perco no seu blog, o que tem aqui não é conteudo pra meros mortais como eu hahahaha...belissimo trabalho.

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top