quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bill Haley & His Comets

Falar sobre Rock and Roll é a mesma coisa que falar de Bill Haley & His Comets; com certeza não existiu alguém que expressasse de forma mais veemente a essência do Rock and Roll. Formada em 1949, a banda liderada por Bill Haley atingiu o ápice da carreira ao longo dos anos 50. Líder das paradas norte-americanas, Bill e sua banda tocavam desde country até rockabilly. Bill era um músico de estilo country, porém a partir do momento em que gravou uma versão country da música Rocket 88 (que originalmente era R&B) ele mudou seu estilo o rockabilly; e esta gravação é tida como a primeira edição do Rock and Roll. Entre 1952 e 1981 mais de uma centena de músicos fizeram parceria com Haley e sua banda. Curiosamente a banda começou como Bill Haley and the Saddlemen c. e era composta por Haley, Johnny Grande, Billy Williamson, Al Thompson, Al Rex e Marshall Lytle.

Devido ao sucesso despontado com o novo estilo de música desenvolvido por eles, a partir de 1952, optaram por trocar o nome para The Comets, que julgaram adaptar-se melhor a energia de suas canções. Em 1953 Haley conquistou seu primeiro sucesso nacional com a canção Crazy Man, Crazy que acreditava ter vendido 1 milhão de cópias, e posteriormente foi utilizada como trilha sonora de uma produção estrelada por James Dean. No ano seguinte com a canção Rock Around the Clock atingiu a impressionante marca de 25 milhões de cópias vendidas, sendo considerada o maior hit de Bill Haley & His Comets.

A este seguiram-se outros grandes sucessos como "Shake, Rattle and Roll" com o qual ganhou seu primeiro disco de ouro e teve uma versão toda especial gravada por Elvis Presley em 1956. Em 1954, participaram do curta-metragem Round Up of Rhythm. A partir de 1955 a banda começou a se desfazer de sua formação original com a saída de Lytle, Richards e Ambrose; o que levou Haley a buscar novos talentos para manter o mesmo padrão da banda. A nova formação com Rudy Pompilli, Al Rex, Ralph Jones e Franny Beecher alcançou mais popularidade que a anterior sendo convidada a participar de vários filmes nos anos seguintes.

Dentre os sucessos mais marcantes da nova fase, destaca-se See You Later Alligator. A partir de 1957 com a explosiva ascensão de novos ídolos como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Little Richard, entre outros, Bill Haley & His Comets começaram a perder popularidade nos EUA; embora a mantivessem em outras partes do mundo. Em 1960 lançaram no México o hit Twist Español que durante muito tempo foi recorde de vendas no país. Em 1977, após a morte do amigo Rudy Pompilli um ano antes, Haley afastou-se da banda anunciando a sua aposentadoria e a banda continuou sem ele. Dois anos mais tarde recebeu uma oferta irrecusável para retornar, porém com uma formação totalmente renovada. Continuou com as apresentações até meados da década de 80 com a saúde bastante debilitada.

No dia 9 de fevereiro de 1981 faleceu em sua casa no Texas vítima de um ataque cardíaco. Em 2005 os integrantes da formação original da banda, utilizando apenas o nome The Comets, realizaram várias apresentações em Nova York em comemoração aos 50 anos do Rock and Roll e daquele que seria o 80º aniversário de Bill Haley. Vários integrantes da banda atingiram o status de fama, porém a grande estrela do grupo sempre foi e sempre será Willian John Clifton, ou simplesmente, Bill Halley.

9 comentários:

Tsu disse...

Oi Rubi!
Tudo blz? Como andam as coisas por aí?
Ah se você assistir ao anime Ergo Proxy tenho certeza de que irá gostar! Imagine um visual ciberpunk com atmosfera gótica futurista-decadentista...alie isso á conexão e relação homem-máquina, temática apocalípitica, ficção científica e filosofia..muita filosofia! O resultado é um anime sem igual.
Como assim vc esqueceu que o Kiko era casado com a Florinda? 0.o Isso repecurtiu muito e acho que essa foi a principal razão de Kiko e Chaves terem brigado...parece que só poucos anos atrás eles voltaram á se falar...
Vc não faz idéia de como o povo é fã de Chaves! É algo muito cult..em SP anos atrás teve um evento grandão da obra, chamado de Festa da Boa Vizinhança..até o Panico na TV foi!
Eu curto muito o Madruga também...as tiradas dele são excelentes...ele e o Kiko então..são verdadeiros ícones!
Normalmente nos eventos otakus sempre encontraos algum personagem..qualquer dia faço uma sessã ocosplay sobre!
bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Rock Roll é tudo e os classicos são pra mim os melhores... hoje em dia não se faz mais rock roll como antigamente!!
Amei!! *-*
Menina fiquei sem net, que saco viu!! Mais tô aqui, firme e forte e desabafndo sobre a minha net!!
Beijuuuuuus

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Ahhhh... nem sei o que falar do filme que vc me indicou!! `ebom demais, depois volto aqui com calma pra falar de minhas partes preferidas!! Bjs

Allan Lemos disse...

Rock Around The Clock é para mim o maior clássico do gênero, canção alegre, contagiante e acima de tudo dançante. Não tem como não ao menos lembrar daquelas dançinhas com o dedinho e aquele gingado bem estilo deslizano no salão. Outras músicas como Hot Dog Buddy e Rip It Up seguem o mesmo estilo além de serem muito boas.

Grande abraço

Bk. disse...

hahahaha valeeu :)) Procura mesmoo, o livro é otimo! :))

nhaa eles são otimos! curti,curtii o poste!
http://largataazul.blogspot.com/

Unknown disse...

Ahh.. Adoro o basic do Rock 'n Roll!
Estou sempre ouvindo e me anima o dia!
See you later Alligator é muito gostosa, mas não ouvi o Twist Español.. vou procurar!

;D

Samara Andrade - Meu Diário Vintage disse...

minha mãe já havia me falado deles. espero que sejam bons. ;)

Bia Alencar disse...

Oi Rubi! Eu adorei conhece-los ;) Parabéns pela otima postagem :D

TELMA GUEDES disse...

oi Rubi! como andam as coisas? tudo beleza? espero q sim! estava com saudades dos seus belos posts! bjao

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top