sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Edna Purviance

Nascida Olga Edna Purviance em 21 de outubro de 1895, a jovem atriz norte-americana foi a principal companheira de tela de Chaplin. Aos três anos de idade, mudou-se para Lovelock com a família, porém em 1902 com o divórcio de seus pais, Edna viu a mãe casar-se novamente com Robert Nurnberger. Pianista talentosa, mudou-se para San Francisco em 1913 onde ingressou na faculdade de negócios e passou a tocar piano no Tate's Café. Dois anos mais tarde, após indicação de um associado do estabelecimento, foi convidada por Charles Chaplin (que procurava uma atriz para seu novo filme) a fazer parte da Essanay Studios e também do elenco do filme A Night Out.

A química entre os dois rendeu a Edna a participação em mais de 30 filmes de Chaplin ao longo de sua carreira. Alguns clássicos contaram com sua beleza e talento, tais como The Tramp, The Immigrant, Esy Street, The Kid, The Idle Class, A Woman of Paris, Monsieur Verdoux e Limelight. Apesar do bom relacionamento e de um suposto envolvimento amoroso com Chaplin, Edna Purviance, em 1938 casou-se com John Squire, piloto da Pan-American Airlines. Porém o casamento chegou ao fim em 1945 quando John faleceu num acidente de avião. Recentemente, com a descoberta e restauração de alguns filmes mudos e falados, foi possível identificar o filme The Sea Gull, uma produção até então inédita datada em meados da década de 50.

Em 1958, vítima de câncer, faleceu no dia 11 de janeiro aos 62 anos de idade. Fãs e críticos acompanham atentamente o desenrolar de uma petição que está em andamento nos bastidores de Hollywood para que ela receba uma Estrela na Calçada da Fama. Edna recebeu homenagens nas telas de cinema onde teve sua vida retratada pelas atrizes Penelope Ann Miller e Katie Maguire, respectivamente nos filmes Chaplin (1992) e Madcap Mabel (2009). Apesar de sua morte em 1958, existem várias referências sobre sua vida artística e pessoal disponíveis na internet, entre elas recomendo o site: "Edna Purviance, Charlie Chaplin's Leading Lady - Welcome to Paradise".

Além dos filmes acima citados, segue uma referência a outros trabalhos executados por Purviance: The Champion, In the Park, A Jitney Elopement, By the Sea, Work, A Woman, The Bank, Shanghaied, A Night in the Show, A Burlesque on Carmen, The Floorwalker, Carlitos Bombeiro, The Count, Carlitos no Estúdio, The Rink, Rua da Paz, The Adventurer, Vida de Cachorro, Triple Trouble, The Bond, Shoulder Arms, Sunnyside, A Day's Pleasure, Os Clássicos Vadios, Pay Day, The Pilgrim, Casamento ou Luxo, A Woman of the Sea e Éducation de prince.

13 comentários:

Blog UaiMeu! disse...

É mto legal ver como os grandes artistas principalmente americanos são lembrados, veja só eles tão reendivicando para que ela entre pra calçada da fama é mto bom isso.
abraço ricardo

Clarissa Vergara disse...

Seu blog continua incrível!!!!

Conteúdo de qualidade e cultural.

beiiijãoo

http://clarissaeletras.blogspot.com/

ANTONIO NAHUD disse...

Muito talentosa....

O Falcão Maltês

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

Muy interesante,ha sido un placer entrar en tu espacio,un abrazo.J.R.

M. disse...

Edna Purviance nos emociona até hoje. Sua arte é imortal.

Sonhos Pré-Concebidos disse...

ah, obrigada pela visita lá no blog rs Pode volta sempre que quiser, ok? Bjks, Nícia.

Jeniffer Yara disse...

Com esse post eu só quis saber mais sobre a vida do Chaplin e sobre os filmes dele,simplesmente isso. rs Eu realmente amei ter encontrado seu blog, obrigada pelo excelente post de comentário no blog :} rs

Beijos

disse...

Edna era uma mulher tão linda... Gosto de seu desempenho em Shoulder Arms e A Dog's Life. Vou visitar a página que você recomendou e torcer para que ela ganhe sua merecida estrela na calçada da fama!
Beijos!

Anônimo disse...

Adorei a trilha sonora do seu blog, rs
beijinhos

Maxwell Soares disse...

O que posso dizer deste espaço, senão reconhecer o talento como escreves. Estou com vontade, agora, de ver este filme. As imagens e texto casam perfeitamente. Lembro-me bem dela. Conhecer os pormenores está sendo ótimo. Um abraço...

Bia Alencar disse...

Edna Purviance, foi uma grande colaboradora de Chaplin. Pensei até que tinham tido um caso, ou coisa do tipo! A química entre eles dois realmente, sempre foi perfeita.
Bjoos

Jefferson C. Vendrame disse...

Rubi aonde consegue informações tão precisas e ricas dessa maneira? Falar de alguém bem conhecido e acessível é fácil, agora vc traz em alguns posts textos repletos de detalhes e informações ricas de artistas e filmes muitas das vezes esquecidos ou desconhecidos para o público atual. So posso lhe parabenizar a cada dia, não é a toa que já a alguma tempo sou seu fã,

Abração

Unknown disse...

Estrela merecidíssima, neh?!
Edna era um charme na tela... realmente, eles possuíam uma química rara!

;D

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top