terça-feira, 20 de março de 2012

Some Like it Hot - Quanto Mais Quente Melhor

Em 1958 o diretor Billy Wilder convidou Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon para fazer parte do elenco no filme Some Like it Hot (Quanto mais quente melhor). Baseado na produção francesa Fanfare d'Amour de IAL Diamond e na produção alemã Fanfaren der Liebe, de Kurt Hoffman, o filme lançado em 1959 alcançou níveis extraordinários de audiência, ao contrário das produções anteriores. A história gira em torno de dois instrumentistas que tocavam num clube noturno, e ao presenciarem um massacre causado por Spats (George Raft) e sua violenta gangue. Com isso foram obrigados a fugir e para não serem reconhecidos pelos assassinos, passaram a se disfarçar de mulher.

Os amigos Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) adotaram os nomes de Josephine e Daphne, respectivamente. Com isso, aproximaram-se do grupo musical composto apenas por mulheres, do qual Sugar Kane (Marilyn Monroe) era a vocalista. A obrigação de manterem os seus disfarces, coloca os amigos nas mais complicadas e divertidas situações. Ao longo desse envolvimento, Jerry (Josephine) acaba se apaixonando por Sugar Kane, o que o leva a criar um novo personagem masculino supostamente rico, para impressiona-la. Pior ocorre com Daphne (Joe) que leva seu personagem tão a sério que em determinado momento aceita o pedido de casamento feito pelo milionário OsgoodFielding (Joe E. Brown). O filme reserva bons momentos de pura diversão e acerta em cheio na trilha sonora, composta por sucessos tal qual I Wanna Be Loved by You, interpretada e eternizada na voz de Marilyn Monroe.


Bastidores: A revelação de Tony Curtis - A obra-prima de Billy Wilder.
Quem assiste Some Like it Hot (Quanto mais quente melhor), não consegue imaginar outros atores nos lugares de Marilyn e Jack Lemmon, no entanto, ambos foram as segundas opções. A personagem Sugar Kane seria inicalmente interpretada por Mitzi Gaynor e Daphne (Jerry) por Frank Sinatra. De acordo com algumas informações, o filme deveria ter sido colorido, no entanto após alguns testes, os produtores ficaram insatisfeitos com o resultado por conta da maquiagem utilizada em Tony Curtis e Jack Lemmon.

Durante as gravações, Tony Curtis citou uma frase um tanto quanto curiosa, que acabou gerando certa polêmica quando, em entrevista, garantiu que "beijar Marilyn Monroe era como beijar Hitler". Anos após a sua revelação, Tony comentou que estava nervoso e achava Marilyn muito egoísta; afirmou também que Some Like it Hot seria seu último filme com ela. São muitos os boatos que envolvem as duas estrelas de Hollywood, como por exemplo o relacionamento deles na década de 40 e a suposta gravidez de Marilyn, além das discussões nas filmagens de Some Like it Hot.



Durante a produção de Some Like it Hot, outras alternativas para compor o título do filme foram sugeridas, tais como: Fanfares of Love e "Not Tonight, Josephine", entre outros. A produção de Billy Wilder foi bem recebida pelo público e pelos críticos, e segundo o próprio Wilder, foi sua grande obra-prima. Some Like it Hot foi indicado ao Oscar nas categorias: melhor diretor, melhor ator (Jack Lemmon), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor roteiro adaptado e melhor figurino, o qual lhe garantiu ao menos uma estatueta. Além disso, foi indicado ao Globo de Ouro e venceu nas categorias de melhor filme, melhor ator (Jack Lemmon) e melhor atriz (Marilyn Monroe). E ao BAFTA, onde recebeu uma indicação na categoria de melhor filme e o prêmio de melhor ator estrangeiro (Jack Lemmon).

Considerada uma das maiores comédias de todos os tempos, aparece também na American Film Institute e recentemente foi ao ar pela ABC no programa Best in Film: The Greatest Movies of Our Time. Ao longo dos anos, a versão teatral ganhou espaço na mídia e contou com a presença do próprio Tony Curtis. Atualmente, o filme está disponível em DVD.

16 comentários:

Anônimo disse...

Oi sou Ricardo do Blog Of Terror: http://www.ofterror.com.br.tc/ gostei muito do seu blog e estou seguindo, da uma olhada no meu se curti segue.

disse...

Quanto mais quente melhor é meu filme favorito com Marilyn. Além de ela estar deslumbrante, Tony e Jack também estão engraçadíssimos. Adoro a presença de George Raft e há uma cena em que ele quase espreme uma fruta no rosto de um comparsa, imitando James Cagney em Inimigo Público.
Também gosto muito de Baby Jane e por causa dele prefiro Joan a Bette Davis.
Beijos!

Bruna Worspite disse...

Essa eu não conhecia, gosteei :D
Ruby, vc sabe de site aonde conseguimos baixar essas obras para assistir? Gostaria muiiito disso, rs


Beijos
http://bruhworspite.blogspot.com.br/

Jefferson C. Vendrame disse...

Rubi, sem dúvidas mais uma ótima escolha para postar. Dos filmes de Marilyn, sem dúvida é uma das comédias mais bem sucedidas;
Billy Wilder era um mestre na direção e fazia bem tudo que se dispunha a fazer.
Uma ótima sátira dos filmes de gangster dos anos 30. Perfeito.

Ótimo Post mais uma vez.... Grande abraço

Blog UaiMeu! disse...

Ai Rubi esse filme é fantasticoooooooooooooo. A história em si só é costurada de uma maneira maravilhosa.

Excelente dica! Deu vontade de assistir mais vezes!

Até mais!
Renata

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Por que que as TVs não passam mais filmes antigoooos? Por que? deveria ter uma sessão especial para passar essas preciosidades... eu fico revoltada!!
Como sempre arrasando e as musicas eu nem falo mas nada, magnificas, ando meia enrolada mas vou ver se baixo aquele filme que vc falou e este tbm!! Amei *-* Bjks

http://www.artesdosanjos.com.br/

Bia Alencar disse...

Estou adorando essa série sobre os filmes estrelados pela Marilyn Monroe! Uma eterna diva :D Parabéns pelo post, Rubi ;)

TheBluberry disse...

Deve ser muito divertido e engraçado! Mais um da Marilyn que quero assistir... pra quem não viu nenhum filme dela já ter duas opções é um avanço, não? Pelos comentários é realmente um ótimo filme. Eu que agradeço sua visita, Rubi. Obrigada por seguir meu blog tb(:

Unknown disse...

Amooooooo!!
De Paixão este filme!
Tudo nele funciona para mim... uma diversão deliciosa, com um dos finais mais interessantes do cinema...
A dupla Tony e Jack - FAbulosa!
E Marilyn... divando!

;D

ANTONIO NAHUD disse...

Perfeita em todos os sentidos. Até o chato do Tony Curtis tá bem.

O Falcão Maltês

Aline disse...

Parece ser um filme incrível! O cinema já nos presentou com produções maravilhosas mesmo na época onde contava com poucos recursos tecnológicos.

Tsu disse...

Oi Rubi!
O que? Como assim você nunca havia visto esse filme Piratas do Rock? 0.o É um estilo de filme que você, que curte coisas clássicas, alternativas e com fundi histórico sócio-cultural deveria ver o/. Olha eu vi esse filme á pouco tempo vendendo nas Lojas Americanas...
Bom eu até curto o som do Mifists memso não figurandoentre minhas bandas preferidas.
Bjs!

Leonardo disse...

Olá :D
Como falei em outros comentários esse é meu filme preferido Com a Marilyn. É tambem meu preferido do Billy Wilder junto com a Montanha dos 7 abutres. Um dos filmes mais engraçados que eu vi, dei muitas boas rizadas assistindo, principalmente como o personagem do jack Lemmon. A Atuação dele nesse filme é sensacional. E acho que é o filme em que a Marilyn está mais bonita, alem de tambem ser a melhor atuação dela. Como você disse, não da pra imaginar o filme com outros atores. O Tony Curtis dos 3 foi o que menos se destacou. Eu acho a cena final uma das melhores da história, me fez terminar de ver o filme rindo muito.

Bazar Banana disse...

Olá, gostaria de convidar você para conhecer meu bazar online.
Temos calçados (como oxfords, melissas, converse e sapatilhas) e óculos de vários estilos (gatinho, aviador, futurista).
Acesse e confira nossos produtos. Tenho certeza que vai encontrar algo a sua cara.
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_102630696
beijos,
bazar banana

Marta Eunice disse...

Olá! Adoro este filme! morro de rir todas as vezes

Anônimo disse...

Qual o nome da musica na cena que Tony Curtis e Marylin se beijam no iate?

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top