quarta-feira, 2 de maio de 2012

De Leonardo da Vinci aos Irmãos Lumière

Para muitos, a história do cinema teve início no dia 28 de dezembro de 1895 com a primeira exibição pública de um trabalho dos irmãos Lumière exibindo na tela A Saída dos Operários das Usinas Lumiére com o cinematógrafo. Porém, a história remonta da metade do século XVI com a invenção da Câmera Obscura de Leonardo da Vinci em 1550. Esta invenção extremamente rudimentar que mais parecia uma caixa de sapato com dois furos e um jogo de espelhos, foi o primeiro instrumento utilizado para captar e refletir imagens.

(Foto ao lado: Primeira fotografia do mundo) Isto levou o homem a idealizar a possibilidade de criar um aparelho que mostrasse uma sequência de imagens simulando movimento contínuo, o que ocorreu com a criação da lanterna mágica de do abade Nollet em 1740. A lanterna mágica utilizava duas placas onde eram desenhadas sequências de imagens e através de um dispositivo na segunda placa, que a fazia girar, esse sistema giratório sobreposto a primeira placa dava a impressão de movimento. Em 1816, na França, o jovem Nicéphore Niepce aproveitando-se da técnica da câmera obscura de Leonardo da Vinci desenvolveu o aparelho que chamou de Caixa de Imagens, com o qual produziu a primeira fotografia do mundo em 1822. 

(Foto ao lado: Fuzil Fotográfico) Como consequência, o pesquisador Daguerre dedicou cerca de dez anos de estudos aprimorarando a Caixa de Imagens, com isso desenvolveu a primeira Placa Fotossensível. Nesse mesmo período, outro pesquisador inglês, Fox Talbot que também dedicava estudos à cerca do mecanismo da Caixa de Imagens criou em 1835, a primeira Placa Fotográfica recoberta com sais de prata, produzindo o primeiro negativo de uma imagem que permitia uma reproduçao infinita de imagens positivas.

Em 1840 o técnico em óptica Chevalier e o químico britânico Wollasten criaram as primeiras Lentes Fotográficas (Objetivas). No ano seguinte, o professor Petzval aprimorou a lente e a Companhia Voigtländer passou a comercializá-las. A partir deste incrível desenvolvimento tecnológico iniciou-se a produção dos primeiros desenhos animados da história. Coube a Franz von Uchatius em 1845 a criação do primeiro desenho Animado, e Henry Renno Heyl a primeira Fotogragia animada, usando as técnicas até então desenvolvidas à partir da Câmera Obscura e da Lanterna Mágica. Em 1871, o cientista Richard Maddox modernizou a fotografia ao substituir o colóide, que até então era utilizado para revelação de fotos, pela mistura de gelatina e brometo.

(Foto ao lado: George Eastman) Em 1882, o médico francês Marey, após muitos estudos sobre movimento e fotografia, criou o Fuzil Fotográfico; que como diz o nome era um aparelho que lembrava uma arma de fogo onde, com um sistema giratório a cada disparo do gatilho, ele conseguia uma sequência rápida de fotografias (primórdio do que hoje conhecemos como multiburst, função de algumas máquinas fotográficas digitais que permite tirar várias fotos em sequência com um único disparo). Com esta invenção, Marey produziu as famosas sequências do "Homem Correndo" e do "Cavalo Voador". Em 1887, o reverendo aposentado Hannibal Goodwin patenteou uma película fotográfica a base de celulóide, material patenteado por Alexander Parkes em 1854. Em 1888 George Eastman fundou a Eastman KodakCompany e, baseado na invenção de Hannibal Goodwin, inovou a concepção de fotografia com a criação do Rolo de Filme para as máquinas fotográficas, sendo o primórdio das produções cinematográficas.


A novidade promovida pela película fotográfica, estimulou vários empreendedores a investirem na sua fabricação, Antoine Lumière que era fotógrafo instalou em Lyon/França uma destas fábricas a Usine Lumière, da qual manteve-se como administrador até 1892 quando entregou-a aos filhos Auguste e Louis Lumière. Dotados de um fascínio pela arte encabeçada pelo pai, os jovens irmãos dedicaram-se a criação de um aparelho que tornasse possível a a gravação e exibição de cenas do cotidiano; com isso inventaram o Cinematógrafo. Em 1895 exibiram a primeira projeção pública do aparelho na pequena cidade de La Ciotat. O evento aconteceu no estabelecimento chamado Eden; que se tornaria a primeira sala de cinema do mundo; com a exibição do filme La Sortie de l'usine Lumière à Lyon que simplesmente mostrava a saída dos funcionários da Fábrica Lumière. A partir daí, produziram outras obras como Le Déjeuner de Bébé (O Almoço do Bebé), L'Arroseur arrosé (O "Regador" Regado) e L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (Chegada do Trem à Estação da Ciotat), que levou o público ao êxtase com a imagem do trem que parecia sair da tela e invadir a sala. Por tudo que fizeram, os Irmãos Lumière até hoje são considerados os Pais do Cinema.

Espero ter lhes proporcionado um bom entretenimento nessa rápida viagem pelo tempo, e aproveito para dizer que também estarei viajando por alguns dias e prometo novidades na minha volta.

24 comentários:

Iza disse...

Que grande post! Adorei saber mais sobre a fotografia e o cinema. Nem imaginava que havia começado lá com Leonardo da Vinci. Adorei mesmo esse post. Beijões :)

Unknown disse...

Excelente Post, Rubi!

Eu, cinéfilo assumido, adorei ficar sabendo das origens mais antigas do cinema, essa coisa que eu amo tanto. Abraços!

TheBluberry disse...

Que liindo! Não fazia ideia dessa parte do Leo da Vinci. Realmente a gente só fica sabendo dos irmãos Lumiere. Incrível saber o quanto de coisas e pessoas estão por traz do que hoje achamos tão simples. Ótimo post!

renatocinema disse...

Adorei seu site. Descobri por acaso e me identifiquei de imediato.

Regi disse...

Muito boa esta sua postagem! Quando vão falar da tragetória da fotografia poucas pessoas ligam ela à invenção do cinema.- e vice-versa.

Boa viagem!

Amores Cruzados disse...

AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH que saudades *-* de ler e escutar as musicas maravilhosas... com a minha saida do blog deixei meus amores de lado... mas agora to voltando *-* e vou ta SEMPRE por aqui... como SEMPRE kkkkkkkk

Maxwell Soares disse...

Quanta informação substancial, Rubi. Quando fico pensando que foi por causas deste grandes gênios que, hoje, temos o tal do 3D. É mesmo de tirar o chapéu. Toda essa leitura fez-me lembra a "Invenção de Hugo Cabret". Caso não tenhas visto, ainda, Rubi. Fica, aqui, a dica. Um abraço e até a próxima...

Bia Alencar disse...

Eu conhecia a história dos irmãos lLumiere e tudo... Mas nossa, essa parte de Da Vinci eu não sabia. Muito legal! Abraços,

disse...

Muito legal informar que o projeto de capturar imagens e exibí-las em movimento começou muito antes dos irmãos Lumière, mas sem tirar a importância deles. Lembro-me de um projeto que minha mãe desenvolveu um ano com os alunos sobre Leonardo da Vinci e a câmera escura. Eu acabei fazendo os textos de um banner e falei sobre a câmera e o cinema.
Beijos!

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Vivendooo e aprendendoooo... nem sabia disso tudo aí!!
Saudadeeees... eita que as musicas continuam boas, o Blog maravilhoso, só estava faltando EU... srsrsrsrs... brincadeira, andei em uma situação complicadaa,
mas agora melhor da gripe que eu peguei estou de volta, como vc está? Espero que bem viu, precisar é só falar!! Bjs e boa semana pra vc Rubi.

PS: Nesse meio tempo doente vi alguns filmes antigos no canal 28 da antena parabolica e sempre que assistia lembrava de vc, os filmes passam de madrugada e cada filme bom demais, pena que não gravei os nomes, alguns faroeste, outros romances e aventura tbm... rsrsrsrsrs... Bjs

http://www.artesdosanjos.com.br/

Tsu disse...

Oi Rubi!
Adorei essa postagem! Muito legal vc abordando esse começo de tudo! Eu nunca tinha visto a primeira fotografia do mundo! =o
Sabe eu fico muito feliz em saber que meu blog ajuda, ainda que um pouquinho a divulgar os animes e os cosplays para o pessoal que não conhece =). O interesse daspessoas é sempre muito bacana!
E quando é que a senhorita vai aparecer para irmos num evento otaku? Vc ia achar bem interessante, não me esqueci do convite que te fiz! Para o AF tem um pessoal da blogosfera que está pensando em fazer um mini orkontrinho (coisinha bem simples) mas não sei se dá certo.
Sobre textos, ás vezes eu tenho o personagem pront ocom base em um personagem já existente que gosto e vou mudando pontos nap ersonalidade para se adequar á o que quero. E acontece que, ás vezes, do nada, surge todo o jeito do personagem de uma vez, mas na maioria dos casos ele se desenvolve aos poucos.
bjs

Bruna Worspite disse...

Sensacional este post!
Leonardo é um gênio =D



Bjss

Worspite Noivas ~Realizando Sonhos ~

Alice Oliveira disse...

Mais uma coisa interessante que eu aprendo com seu blog!
Adorei ver a primeira fotografia do mundo *-*

Parabéns pelo post!!

http://rebucomcafe.blogspot.com.br/


beijinhos

@qFernando disse...

Por mais que eu leia e leia sobre o funcionamento da fotografia, e sua invenção sou um pouquinho old school quanto a isso e continuo achando que é magia negra, sério é muito louca a ideia de se capturar uma imagem ... a gnt faz isso todo dia praticamente e não reflete sobre o quanto precisou alguém ser gênio pra criar esse processos, Leonardo da Vinci te amamos!

__________________________________________
http://anteontemmusical.blogspot.com.br/

Patrícia disse...

Post sobre cinema muito bem feito e da Vinci hein era um gênio.
Boa viagem Rubi, estamos te esperando comas novidades. Gr bj

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

Una entrada muy interesante ,de aportas datos de como Leonardo hacia sus pinitos con la camara oscura,siempre un placer leerte,un abrazo.J.R.

Unknown disse...

Amei demais este retrospecto.. Pura cultura!!!

;D

-> Nascida em Versos:
http://nascidaemversos.blogspot.com.br/

-> Minha Poética:
http://nv-minhapoetica.blogspot.com.br/

ANTONIO NAHUD disse...

muito bom, rubi. da vinci era um gênio.

O Falcão Maltês

ANTONIO NAHUD disse...

CAMPANHA: NOSSO FOCO É O CINEMA

Para um BLOGUEIRO CINÉFILO cinema é arte, talento e magia. Ele lê muito sobre a sétima arte, pesquisa, passa horas diante do computador, coleta imagens raras e principalmente vê filmes, muitos filmes. Movido pela paixão cinematográfica, abre as portas para um novo mundo. O que mais o anima a continuar são os COMENTÁRIOS dos internautas. Tornar-se SEGUIDOR do seu blog é uma grande alegria. Pense nisso e apoie os blogs cinéfilos DEIXANDO COMENTÁRIOS e SEGUINDO-OS. O cinema agradece.

O Falcão Maltês

Jefferson C. Vendrame disse...

Que aula de cinema PERFEITA e gratuita é essa? Rubi, você sempre se superando.
Ótimo Post,
Parabéns...

Rodrigo Ferreira disse...

Sempre que venho aqui tiro minhas duvidas esse do Leonardo da vinci. Adoro esse blog e demais.

rodrigobandasoficial.blogspot.com

Aline disse...

Ah que post legal... Uma aula sobre o cinema mesmo... Me lembrou as aulas sobre cinema, vídeo e foto que tive na faculdade...

Blog UaiMeu! disse...

Oi Rubi desculpa pelo sumiço ....Com certeza Leonardo da Vinci está entre os 5 mais gênios da história da humanidade,isso se não for o primeiro em...Quantas invenções pro bem,qnto talento é incrivel...
Essa fotografia eu já tinha visto mas é sempre legal rever
abraço ricardo

Anônimo disse...

Oi meu nome é ray parabens pelo blog é realmente magico eu tenho muitas dicas para passar pra vc mais quero agradecer por proporcionar esse maravilhoso conhecimento sobre o cinema
raysantoslove@hotmail.com

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top