quarta-feira, 27 de junho de 2012

Charles Farrell

Em 9 de agosto de 1901, nascia em Massachusetts (EUA), Charles Farrell que mais tarde se consagraria nas telas do cinema mudo e na televisão norte-americana. Iniciou sua carreira artística no início da década de 20 na Paramount Pictures como um simples "extra", onde teve participação discreta em grandes produções da produtora, com destaque para: The Cheat (A Fraude, onde contracenou ao lado de Pola Negri), Thee Hunchback of Notre Dame (O Corcunda de Notre Dame com Lon Chaney), The Ten Commandments (Os Dez Mandamentos de Cecil B. DeMille), Rosita (do diretor Ernst Lubitsch), alguns episódios de Rin-Tin-Tin e comédias de Mack Sennett. Permaneceu na Paramount Pictures por mais alguns anos sempre com papéis de pequena importância até sua participação no filme The Old Ironsides (Fragata Invicta), onde sua brilhante atuação despertou o interesse da Fox Studios, com a qual assinou novo contrato.

Em 1927 a Paramount tomou-o emprestado para compor o elenco do filme The Rough Riders (Irmãos na Luta, Rivais no Amor) do diretor Victor Fleming. No mesmo ano, com a chegada da atriz Janet Gaynor (foto ao lado) ao elenco da Fox, contracenou com a mesma no filme Seventh Heaven (Sétimo Céu) de Frank Borzage. Sua atuação arrebatou elogios da crítica e cativou o púbico, transformando o filme num grande sucesso, o que levou Borzage a escala-lo na produção The River (O Rio da Vida), desta feita ao lado de Mary Duncan.

No entanto, a parceria com Janet desvendou uma química perfeita entre os dois, fazendo com que atuassem juntos em mais de 10 filmes ao longo dos anos 20 e início dos anos 30, já com a chegada do cinema falado, onde jamais demonstraram dificuldades de adaptação. A parceria rendeu aos fãs filmes inesquecíveis, tais como: Street Angel, Lucky Star, Sunny Side Up, High Society Blues, Delicious, The First Year, Change of Heart (seu último trabalho ao lado de Janet Gaynor, e contando com a participação de Ginger Rogers e Shirley Temple), entre outros. Encerrou seus tabalhos no cinema em 1941 com o filme The Deadly Game, porém, reapareceu nas telas em 1956 numa discreta produção da Columbia Pictures, Miami Expose (O Destino de um Gângster). Na década de 50, aventurou-se em seriados de televisão, marcando sua estreia na produção da CBS e NBC "My Little Margie", onde deu vida ao personagem Vern Albright, pai da pequena Margie interpretada por Gale Storm. A série foi ao ar entre 1952 e 1955.

No ano seguinte, Farrell ganhou seu próprio programa na grade, The Charles Farrell Show, e na década seguinte apareceu em diversas séries, com destaque para Danger Man. Casou-se com Virginia Valli em 1931 com a qual permaneceu até sua morte em 1968. Longe das telas de cinema, estabeleceu-se  na cidade de Palm Springs/Califórnia no início da década de 50, onde eleito prefeito em 1953, permaneceu no cargo por sete anos. Faleceu no dia 06 de maio de 1990, aos 88 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco, deixando registrado duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood. Curiosidade à parte, o cinema irlândes também contava com seu Charles Farrell (foto).

12 comentários:

@qFernando disse...

The Rough Riders (Irmãos na Luta, Rivais no Amor), pelo amor de DEus com esses nomes que os filmes vêm pro Brasil né? Vô te contar uma criatividade incrível das distribuidoras. Quanto ao Charles, muito curioso o fato da pessoa alcançar o sucesso e depois virar prefeito de uma cidadezinha, não é verdae? Tanto político por aí querendo ser artista né...fez o contrario..

________________________________________
http://anteontemmusical.blogspot.com.br/

disse...

Vi algumas comédias de Mack Sennett, mas não me lembro do rosto de Charles Farrell. Preciso mesmo ver mais filmes mudos!
O fato de ele ter tido seu próprio show na TV e também ter sido prefeito me deu uma boa ideia para um post!
Ah, e adorei as músicas de fundo!
Beijos!

Iza disse...

Que post mais bacana! Não conhecia este ator, e não sabia que ele havia trabalhado com o Victor Fleming. Beijos <3

Gabriela Zuri disse...

oie, td bem? posso pedir um segundinho do seu tempo?
Sou finalista do concurso da SEPHORA, fiquei entre os 10 e se ficar entre os 3 ganho uma viagem à PARIS. Preciso de votos.
O link é esse (e é super seguro) http://www.visaodebeleza.com.br/VoteCandidato.aspx?id=1860
Não leva nem um minutinho!
Obrigada e beijoss!

Maxwell Soares disse...

Uma bela trajetória deste ator. Geralmente os escândalos são tão recorrente na vidas de grandes personalidades. Bons filmes, boas atuações, envolvimento com a política e anos bens vividos. E participou também do "Sétimo Céu", indicação sua, aqui, neste blogger. A respeito de sua pergunta, Rubi. "Gritos e Sussurros" não ficará, jamais de fora. Não era pra dizer, mas como você perguntou, tudo bem (KKK). Pra você eu dou um desconto. Tenho comprado muito bons filmes, mas às vezes falta tempo para vê-los em tempo hábil. "La Calbata del Circo" tá na agulha. No mais um abraço...

Bruna Worspite disse...

Conhecer um pouco da vida de quem marcou as telonas é muito bom!
E que lindos esses dois primeiros hein?! Já não se fazem mais homens tão charmosos quanto antigamente, rsrs


Bjss

Worspite Noivas

Jefferson C. Vendrame disse...

Rubi, Grande Post. Parabéns.
Adoro suas biografias objetivas.
Não conhecia esse ator :(
O que ele fez em OS DEZ MANDAMENTOS de Cecil B. DeMille? Possuo esse filme e já o assisti diversas vezes mas não me lembro do ator.

Mais uma vez, Parabéns pelo ótimo Texto.

Grande Abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M. disse...

Oi Rubi! Mais uma vez estou aqui lendo uma biografia de qualidade escrita por você. Além de talentoso o Charles Farrell era um homem muito bonito.

Patrícia disse...

Parabéns por mais uma bela pesquisa, aprendo muito aqui!
Charles Farrell era puro glamour, essa 3ª foto é perfeita parece atual, devem ter photoshopado kkkkk.Bjs, Rubi

Bia Alencar disse...

Já tinha ouvido falar dele sempre quando leio sobre Cinema Mudo. Mas pra variar, suas biografias sempre me trazem informações novas. É incrível como ele foi de astro de cinema, a prefeito de Palm Springs! Muito bom o post Rubi, abraços :D

Tsu disse...

Oi Rubi ^^
HAHSH finalmente postei cosplays de personagens que vc conhece né?
Pokémon foi uma coisa quefez parte da infância de muita gente, um fenômeno mundial.
Nossa eu também ando muito cansada com a correria. É tanta coisa que ás vezes sinto que vou surtar. Bom, as mudanças no blog sderão básicas nada de muito surpreendente...uma sessão a´mais talvez..mas tudo depdende do tempo para conseguir elaborar os artigos porque postar só pra postar não dá.
bjs

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top