quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Elmo Lincoln - O Primeiro Tarzan

Em 1918 o persoangem Tarzan dos Macacos, criado por Edgar Rice Burroughs, chegou as telas do cinema mudo na pele do ator Elmo Lincoln, que viria a ser o primeiro Tarzan da história do cinema. Nascido Otto Elmo Linkenhelt em 6 de fevereiro de 1889, adotou o pseudônimo de Elmo Lincoln ao ingressar na carreira artística. Seu primeiro trabalho nas telas aconteceu em 1913 no curta-metragem  The Reformers ou The Lost Art of Minding One's Business; a este seguiram-se várias outras produções no mesmo estilo, intercalada com alguns longas. Em 1915 participou da obra de D.W. Griffith, O Nascimento de Uma Nação, porém não teve seu nome creditado ao elenco do filme. Voltaria a trabalhar com Griffith em 1916 no filme Intolerância e novamente, não foi creditado no elenco. No ano seguinte, conseguiu um papel mais expressivo no filme  Aladdin and the Wonderful Lamp, onde interpretou o Gênio da Lâmpada. Finalmente seu trabalho teve o devido reconhecimento, quando o diretor Scott Sidney selecionou-o para o papel principal da primeira versão cinematográfica do clássico Tarzan of The Apes (Tarzan dos Macacos).

Considerada a mais fiel das adaptações da obra de Burroughs, o filme retrata a origem do Homem Macaco, à partir do momento em que seus pais verdadeiros, John e Alice Clayton (Lord e Lady Greystoke), após ameaça de morte durante um motim no navio que viajavam, são abandonados numa praia da costa africana. Privados dos confortos da civilização, são obrigados a aprender a conviver com as dificuldades que aquele território selvagem lhes impunha diariamente. Com a morte de Alice (Kathleen Kirkham) após o parto e de John (True Boardman) após ataque de gorilas, o indefeso bebê é adotado pela macaca Kala, que havia perdido sua cria recentemente.

O filme retrata o crescimento e desenvolvimento do jovem Tarzan em meio ao bando de gorilas, até tornar-se o rei entre eles. O elenco do filme traz o ator Gordon Griffith interpretando a fase adolescente de Tarzan e Elmo Lincoln na fase adulta, onde conhece e salva a bela Jane Porter (Enid Markey). Apesar das dificuldades para a produção da obra, Scott Sidney conseguiu dar um dinamismo à cena em que Tarzan luta contra um leão, e nas sequências em que o mesmo balança pelos cipós de uma árvore a outra. O filme teve grande repercussão na época, o que acabou propiciando a Elmo Lincoln mais duas aventuras em The Romance of Tarzan (1918) sob a direção de Wilfred Lucas e a série de 15 capítulos, The Adventures of Tarzan (1921) sob a direção de Scott Sidney e Robert F. Hill. A partir do ano seguinte, Elmo voltou a participar de curtas-metragens, distanciando-se do personagem Tarzan.

 Somente em 1942 em Tarzan's New York Adventure (Tarzan Contra o Mundo) com Johnny Weissmuller e em 1949 no filme Tarzan's Magic Fountain, com Lex Barker; voltaria a figurar em novas aventuras do Homem Macaco, porém com papéis secundários tão insignificantes que sequer lhe atribuíram créditos no elenco. Na vida pessoal, Lincoln casou-se duas vezes (Sadie Whited e Ida Lee Tanchick) e faleceu no dia 27 de junho de 1952, aos 63 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Por seus préstimos a indústria cinematográfica, ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, bem como recebeu uma homenagem póstuma através da biografia "My Father, Elmo Lincoln: The Original Tarzan" escrito por sua filha Marci'a Lincoln Rudolph em 2001.

19 comentários:

Sonhos Pré-Concebidos disse...

Nunca tinha visto esse primeiro *-* muito legal!tenha um ótimo dia!

Iza disse...

Nossa não sabia que havia tido outro Tarzan antes do Johnny Weissmuller. Que bacana! Cada vez que visito seu blog, aprendo mais e mais. Beijos <3

Bruno Müller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Müller disse...

Oi Ruby! Nossa, eu adoro filmes mudos, mas esse do Tarzan eu não conhecia. Vou anotar na minha lista de filmes a assistir futuramente. Achei o visual bem interessante!
Que, legal, você está fazendo uma série de matérias sobre o Tarzan, é isso? Vai falar até as versões mais contemporâneas (tipo a da Disney)? Se for, estou no aguardo, pois adoro o personagem :) Parabéns pela(s) matérias(s).
bjossss

http://prunosland.blogspot.com/

Priscilla Panizzon disse...

Interessante saber que alguém já havia pensado no Tarzan antes da Disney. hehehe
Gurias, já conhecem o meu blog? Venham conhecer o que há de mais gostoso nessa vida de uma forma muito mais divertida! Só acessar www.gostosurasmaistravessuras.blogspot.com e se divertir! ;)
Beijos,
Pri

disse...

Vou conferir essa primeira versão, já qu é tão fiel à história original.
Procurar um ator não creditado nos grandes épicos de Griffith é como procurar uma agulha no palheiro. Até Douglas Fairbanks esteve em Intolerância, mas eu não consegui vê-lo...
Beijos!

Bia Alencar disse...

Eu nunca vi o primeiro Tarzan mas sempre tive interesse! Se é mais fiel a obra de Edgar, deve ser muito bom mesmo. Abraços,

Bruna Worspite disse...

Nossa Rubi, essa edição eu não conhecia!
Que ótimo trabalho feito por todo elenco, estou adorando o especial Tarzan!


Parabéns
Bjs e bom fds =)


Blog: Blog Worspite Noivas

Anônimo disse...

Aaa como as coisas antigamente pareciam ser feitas com mais paixão!!!

Bom passando por aqui pra te desejar um Super Feliz Dia Do Blog!!! Seu blog ta lindo como sempre.

Unknown disse...

curioso para conferir esta primeiríssima versão..

@qFernando disse...

Nunca fui muito com a cara do Tarzan, obviamente que meu descontentamento com o personagem vem em forma de trauma de infancia com aquele tarzan do desenho da disney que era incrivelmente chato, pra mim a melhor coisa que veio com tarzan foi a possibilidade da existencia das balas Chita, que eu sempre adorei ahahahhahahha

Mais uma vez não tenho palavras pra descrever seu trabalho de pesquisa como é bem feito... sempre trazendo infomações de antigas estrelas pra gnt, obrigado.

___________________________________________
http://anteontemmusical.blogspot.com.br/

M. disse...

Muito legal postar esse momento histórico do cinema! Tenho certeza que muitos não conheciam a primeira versão do Tarzan. Lindo post Rubi!

Fernando disse...

Olá

Tarzan é um clássico né
não sabia que era tão antigo assim

gde abrsss

http://fernu5083.blogspot.com.br/

Maxwell Soares disse...

Fantástico, Rubi. Não conhecia este. Ja vi muito filme de Tarza, quando garoto. Seria interessente se pudéssemos ver uma super produção. Seria diverto, né? Vou tentar vê-lo. Por favor, diga-me onde conseguiu. Um abraço...

Anônimo disse...

Oi, Rubi!
Como você está?!

Quanto tempo!

Eu andei um pouco sumida, mas tô voltando, rs.

Mas que pernocas essas do First Tarzan hein! Curti horrores, rs.

Saudades, beijinhos!
Aparece hein.

http://particularidadesdaminhacabeca.blogspot.com.br

Dilberto L. Rosa disse...

Em defesa do maior herói dos Quadrinhos, tenho a dizer que nem todos da DC tem superpoderes... Mas antes de qualquer Batman, não há dúvida de que existiu um dos maiores: Tarzan, com o mito do bom selvagem, conduz sonhos de aventuras ao longo de mais de 100 anos de existência... Ótimo 'post', minha cara: já ouvi falar desta versão, mas nunca encontrei nada paraver... Por isso, ainda prefiro Weissmüller e seu grito inesquecível (que, a despeito de alguns dizerem tratar-se de uma edição, o nadador olímpico mesmo é quem gritava (claro, que depois ampliado e editado em estúdio)! Abração!

Jefferson C. Vendrame disse...

Oi Rubi,
Não tinha conhecimento desse primórdio cinematográfico. Isso sim é uma raridade em... Pelo Jeito se trata de um filme bem interessante, vou procurar assisti-lo na net.

Ótima Publicação mais uma vez...

Grande Abraço

Aline disse...

Não conhecia essa versão... Gostei de saber sobre "o primeiro Tarzan"!

seriados e westerns disse...

tenho o dilme emdvd Elmo Lincoln era o ator mais forte na época

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top