quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eu fui Tarzan

Hoje estou iniciando uma série onde trarei todos os atores que viveram o personagem de Edgar Rice nas telas do cinema e TV. Primeiramente levarei a vocês os atores mais populares e na próxima semana, darei sequência a todos os outros, desde Gordon Griffith até Kellan Lutz.

Ron Ely (21 de junho de 1938), começou sua carreira artística com pequenos papeis em filmes de Hollywood. Em 1960, foi escalado para um seriado de TV da CBS The Aquanauts, porém, a série não vingou. Ron não desanimou e em 1966 tornou-se o 15º Tarzan, conduzindo o seriado produzido para TV com cerca de 57 episódios. Inicialmente, a série fora projetada para o ator Mike Henry, porém, devido a problemas particulares com o diretor, Henry desistiu do projeto. A escolha de Ron Ely foi certeira e o seriado atingiu grandes índices de audiência. Ao lado de Johnny Weissmuller, Ron Ely incorporava um Tarzan extremamente culto, inteligente e civilizado, porém, apesar da sofisticação de seu personagem, devido a ao sucesso da série, talvez tenha sido o segundo maior Tarzan de todos os tempos.

Lex Barker (8 de maio de 1919 - 11 de maio de 1973) oriundo de família de grandes posses, atleta por natureza e poliglota por excelência, contrariou o desejo dos pais que o queriam como empresário e lançou-se na carreira artística. Descoberto por um agente de talentos, recebeu uma oferta da 20th Century Fox, porém, com o início da Segunda Guerra Mundial, teve seu sonho adiado. Em 1948 foi selecionado pela RKO para substituir Johnny Weissmuller no papel de Tarzan por conta de alguns testes e de seu extraordinário porte físico. Estreou no papel do Homem Macaco em 1949 no filme Tarzan's Magic Fountain, seguido por Tarzan and the Slave Girl, Tarzan's Peril,  Tarzan's Savage Fury e Tarzan and the She-Devil. Após seu último trabalho com o personagem em 1953, dedicou-se a outros tipos de personagens, muitos deles em filmes de faroeste.  


Gordon Scott (3 de agosto de 1926 - 30 de abril de 2007) foi o ator escolhido pela RKO para substituir Lex Barker no papel de Tarzan. Ex-lutador de wrestling, Gordon foi descoberto por um grupo de agentes que o definiram para o papel, impressionados com seus 49 centímetros de bíceps e tórax delineado. Marcou sua estreia em nas telas em 1955 com o filme Tarzan's Hidden Jungle ao qual se seguiram Tarzan and the Lost Safari, Tarzan and the Trappers, Tarzan's Fight for Life,  Tarzan's Greatest Adventure e Tarzan the Magnificent. Nos três primeiros filmes da série, Gordon representava um Tarzan rude e primitivo, o que desagradava Edgar Rice. Já nos outros três, Gordon foi obrigado a desenvolver um personagem mais civilizado e inteligente, o que expôes seu pouco talento artístico, abrindo espaço para um novo Tarzan que viria com o ator Jock Mahoney (com o qual contracenara no filme Tarzan, the Magnificent).

Mike Henry (15 de agosto de 1936) assim como seus antecessores, era um desportista antes de estrear na carreira artistica. O ex jogador de futebol americano do Pittsburgh Steelers e Ram de Los Angeles, assinou contrato com a Warner Brothers em 1961, onde fez vários trabalhos para TV. Em 1966, fez testes para a série de TV Batman, porém perdeu a vaga para o ator Adam West. De certa forma, isto foi determinante para que estivesse disponível ao ser convocado pelo produtor Sy Weintraub, para interpretar o personagem Tarzan numa nova sequência de longas-metragens. Suas feiçoes físicas que lembravam Burt Lancaster, e seu físico bem delineado foram atributos que o tornaram o Tarzan mais próximo ao personagem de Edgar Rice. Seu primeiro filme Tarzan and Boy Jungle foi levado as telas no mesmo ano; e a ele seguiram-se Tarzan and the Gold Valley e Tarzan and the Great River, que teve cenas filmadas no Rio de Janeiro com a participação de Paulo Gracindo. Infelizmente, durante as filmagens no Rio de Janeiro, Mike foi perseguido por uma vaca e a cena chocou os fãs, que não distinguiam o personagem do ator; e outro incidente no México fizeram com que desistisse de continuar na série.  

12 comentários:

renatocinema disse...

Que belo resgate histórico. Fico feliz em ser seu leitor e divulgar seu site nas minhas redes sociais.

Continuem com essa riqueza de textos.
Eu, por exemplo, não tinha conhecimento de 50% das informações que seu comentário buscou.
Abraços

Iza disse...

Não conhecia nenhum desses atores.
E também não sabia que o mais novo Tarzan é o Kellan.
Novidade pra mim...Adorei seu post, Rubi!
Beijão e boa semana <3

Anônimo disse...

oiiiiiiii.. adoro seu blog, garotA do trote.. rs

Bia Alencar disse...

Nossa Rubi, excelente post :D Nunca imaginei que Tarzan tinha tido tantos filmes e tantos atores no papel do homem macaco! Muito bom, e vou esperar ansiosa a próxima :D

Anônimo disse...

Olá!
Já era de se esperar que vc curtisse as cozinhas retrôs, rs.
Será por quê?

E, meeeeniiiinaaa, o que são esses Tarzans?
Só o Gordon que é um pouco estranho.... :D

Beijão, Rubi!

Bom FDS!

http://particularidadesdaminhacabeca.blogspot.com.br

disse...

Além de belos esportistas, vários Tarzans também eram homens muito inteligentes! Conhecia Lex Barker, mas os outros são novidade. Então teve até filmagem de Tarzan no Rio? Que interessante!
Beijos!

Bruna Worspite disse...

Muito bom o post Ruby!
Eu não fazia ideia dos atores que já interpretaram o Tarzan, destes o único que conheci foi o Mike Henry

Estou adorando os posts!

Bjs

Blog: Vida de Noiva

Produtos Artesanais para Casamento-Noivado-Chá: Loja Worspite Noivas

ANTONIO NAHUD disse...

Desses, não gosto de Gordon Scott e Mike Henry. A serie com Ron Ely era bem bacana.

O Falcão Maltês

Bússola do Terror disse...

Mas foram tantos atores que interpretaram o Tarzan, né?

Tsu disse...

Oi Rubi!
No último caso...brtasileiro é foda...sempre confundem o ator com o personagem..até hoje tem gente que quer bater nos atores e atrizes quando eles fazem vilões nas novelas!
É..eu havia feito uma postagem sobre a sessão Sonoridade porém o tempo passou rápido, eu fui enrolando e enrolando e acabou que fiz a estreia da sessão só agora. Eu tinha em mente outra banda, porém os artigos dessa sessão dão um trabalho danado pra fazer e eu só tinha 2 prontos até agora....resolvi postar esse mesmo e agora tenho de criar coragem e fazer mais, pesquisar as bandas e montar os artigos, intercalando-os com os demais artigos do blog, sessão cosplay e minha tentativa de fazer um livro...sem falar do trabalho @_@. Talvez seja a sessão que eu demore um pouco mais para postar algo novo....
Hein?? Ano que vem exposição do Kubrick e no mês do meu aniversário? Mas isso é um presentaço! Me mantenha informada de qualquer novidade, esse não perco por nada e ainda vou caracterizada !
bjs

M. disse...

Eu gostei muito desse histórico que você escreveu sobre os Tarzans. O cinema desenvolveu tantas histórias sobre este personagem, umas apaixonantes e outras não. Mas Tarzan seja a época que for, sempre será um grande clássico.

Patrícia disse...

Apesar de ser de 1966 esse primeiro do post, foi um hit nos anos 80 na tv, assistia direto e em preto e branco kkk (la em casa a tv era essa)...e ficava me imaginando no lugar do menininho moreninho kkkk
Nossa esse 3º de 55 como era marombado kkkk, não gostei!
Post excelente, Rubi...como sempre!
Bjkas

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top