quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Obchod na Korze - A Pequena Loja da Rua Principal

A Tchecoslováquia (atualmente dividida em República Tcheca e Eslováquia), existiu entre 1918 e 1992, e durante este período nos presenteou com grandes cineastas e produções, muitas vezes desconhecidos ou esquecidos pelo público. Nomes como Karel Zeman, com seu grandioso filme Vynález zkázy (The Fabulous World of Jules Verne), baseado na obra de Julio Verne, Jirí Trnka visto como um dos maiores ilustradores e geralmente lembrado por suas obras em "motion picture", e tantos outros que fizeram história no mundo cinematográfico e merecem ser reconhecidos. Dedicarei o post de hoje aos dois diretores Ján Kadár e Elmar Klos, que em parceria, realizaram um dos filmes mais importantes do cinema tchecoslovaco. Premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e inserido no Festival de Cannes de 1965, Obchod na Korze (A Pequena Loja da Rua Principal) conta com a participação de Jozef Kroner como o carpinteiro Brtko e a simpática Ida Kaminska que recebeu uma nomeação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, interpretando Rozália a proprietária da loja de botões.

O filme conta a dramática história de Brtko durante a Segunda Guerra Mundial, num período onde todo comerciante judeu, para sobreviver, tinha que ter como um co-proprietário um ariano legítimo. Desta forma, após ser indicado para assumir o comando de uma pequena loja de botões que pertencia a Rozália (uma mulher judia e idosa com sérios problemas auditivos), encontra inúmeras dificuldades para faze-la compreender que sua própria sobrevivência dependia do fato de aceita-lo como novo dono da loja. Ao longo do filme é narrado todo o envolvimento dos dois personagens, das dificuldades de relacionamento e entendimento em meio a pressão das forças nazistas. Obchod na Korze surpreende pelo enredo forte, uma história cheia de conflitos, temores e resignação; mostrando um cenário desconhecido dentro dos horrores que foi a Segunda Guerra Mundial.


Bastidores: Ladislav Grosman
Nascido em 1921, Ladislav Grosman trabalhou como correspondente e editor para o jornal Pravda em Praga onde começou a delinear sua carreira como escritor e roteirista para o cinema local. Em 1964 publicou a novela Obchod na Korze que no ano seguinte despertou o interesse do governo Tchecoslovaco para a produção de um longa metragem. Coube ao próprio Ladislav produzir o roteiro do filme Obchod na Korze; após adaptar o formato inicial para o estilo de filmagem eslovaco. Intensificando os diálogos numa linguagem única e atribuindo a direção da obra aos diretores Ján Kadar e Elmar Klos, com patrocínio e supervisão do Partido Comunista local. O filme foi produzido nos Estúdios Barrandov, Praga e filmado no Estado de Sabinov, localizado no nordeste da Eslováquia.

13 comentários:

Fabi disse...

saudades do seu blog! estou voltando
quero saber se há alguma postagem sobre o clássico " A vida é bela"
amo!

Aline disse...

O filme parece resgatar detalhes importantes da segunda guerra mundial... Uma aula de história! Mais um post excelente!

disse...

Uma pena que filmes como este, e do Leste Europeu em geral, sejam um bocado difíceis de encontrar. Mas quando damos de cara com essas obras temos gratas surpresas!
Beijos!

Ruby disse...

Já assisti e realmente é muito bom. Raros os velhos filmes europeus que podemos assistir e ainda ter a sorte de ver um assim, bom.

Bruna Worspite disse...

Fiquei tentada a assistir!
Gostei da sinopse e os relatos!


Bjs

Blog: Vida de Noiva

Produtos de Casamento: Clique Aqui

Iza disse...

Sabe não conhecia nada sobre o cinema do leste europeu, nem mesmo o cinema russo. Deve ser culpa da Guerra Fria, não? Beijão e bom final de semana <3

Bia Alencar disse...

Ótimo post Rubi! Você me deixou curiosa em relação ao filme, parece ser muito bom. E incrível como existem pérolas do cinema por ai perdidas e esquecidas, ainda bem que vc está aqui para desenterra-las e nos mostrar :D Abraços,

Poções de Arte disse...

Ainda não tinha ouvido falar sobre o filme, mas pela sinopse, achei muito interessante, embora tudo a respeito dessa guerra seja sempre muito triste e até difícil de acompanhar.
Abraços e ótima semana.

Tsu disse...


Oi Rubi ^^
Como vc está? Garota preicsamos conversar em chat. Tipo em dezembro vai ter um evento de anime..vc poderia ir o/ E também parece que haverá um encontro de blogueiros pq a Joicy vem pra SP...temos de marcar ^^
Ah eu tento fazer o possível pelo blog..e quero compensar a consideração de todos por deixarem comments e etc. Ultimamente estou com pouco tempo para o blog...desde as férias..espero conseguir resolver isso logo.
bjs!!!!

Victória Cruz disse...

Esse filme parece ser ótimo!
E condiz exatamente com a matéria que estou tendo na escola hahaha por acaso você sabe algum site que tenha esse filme pra baixar?
beijão
croquidemoda.blogspot.com.br

M. disse...

Rubi, você como sempre nos presenteando com posts cheios de informação de filmes. Principalmente daqueles que a gente nunca viu. Pelo menos nunca vi este! Fantástica!

Patrícia disse...

Esse filme parece ser muito bom e claro adorei a ilustra...adorei tudo que escreveu sobre ,Rubi. Bjão pra vc

Jefferson C. Vendrame disse...

Oi Rubi, tudo bem? Não conhecia esse filme mas tudo indica que é ótimo. Gostei muito da sinopse e de seu texto que como sempre, esta impecável.

Grande Abraço!

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top