quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Obchod na Korze - Elenco

Ida Kaminska nasceu em 18 de setembro de 1899 na cidade de Odessa, Rússia (hoje, após as divisões políticas, atual Ucrânia). Iniciou a carreira de atriz no teatro ainda muito jovem, aos cinco anos de idade; e aos treze anos fez a sua estreia nas telas do cinema no filme Mirele Efros ao lado de sua mãe, a atriz Esther Rachel Kaminska. No ano seguinte, em 1913 participou do curta metragem Gots Shtrof. Três anos mais tarde compôs o elenco do filme Zayn vaybs man. Sua filmografia não abrange muitos títulos, voltaria as telas somente oito anos mais tarde no filme  Tkies khaf, seguido por  On a heym e Ulica Graniczna, respectivamente 1939 e 1948. Após essa última participação, ficou afastada por um longo período, voltando a atuar somente em 1965 aos 66 anos de idade naquele que seria considerado sua melhor performance, rendendo-lhe a indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro pela personagem Rozalia Lautmannová no filme Obchod na Korze (A Pequena Loja da Rua Principal). O filme lhe atribuiu os prêmios no Festival de Cannes e New York Film Critics Circle Awards. Em 1967 particpou da série de TV Czarna Sukniaqu e encerrou a carreira artística em 1970 com a personagem Fanny Mishkn no filme The Angel Levine, novamente sob a direção de Ján Kadár. Vítima de sérios problemas cardiovasculares, faleceu em 2 de maio de 1980, aos 80 anos de idade.

Nascido em 14 de novembro de 1906, em Trnava/Eslováquia, Martin Guttman (Gregor) foi um proeminente ator eslovaco que fez parte da própria fundação do teatro profissional na Eslováquia. Graduado em tecnologia, trabalhou como torneiro até 1931 quando decidiu entrar para a Academia de Música e Drama na cidade de Bratislava. Logo no início da carreira demonstrou enorme talento para papeis cômicos. Entre 1932 e 1940 tornou-se membro da SND (Teatro Nacional da Eslováquia), neste último ano conheceu a jovem Magda, que dois anos mais tarde, tornar-se-ia sua esposa. De origem judaica, Martin e a esposa foram presos várias vezes pelo Regime Nazista. Porém, devido a sua popularidade, sempre eram soltos em seguida. Entretanto, em setembro de 1944 foram conduzidos a quatro campos de concentração, entre eles Auschwitz; e somente no ano seguinte com o término da Guerra, voltaram a se reencontrar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial , retomou seus trabalhos no teatro eslovaco, voltando a compôr o quadro de membros da SND entre 1948 e 1952 tornando-se diretor entre 1967 e 1970. Em 1952, fez sua estreia nas telas do cinema eslovaco no filme Mladé srdcia, a este seguiram-se  Statocný zlodej (1958), Jánosík (1963), Ivanov (1964), Archimedov zákon (1964) e  Das Haus in der Karpfengasse (Alemanha/1965). Neste mesmo ano, após o término das gravações, retornou a Eslováquia onde sob a direção de Ján Kadár, compôs brilhantemente o elenco de Obchod na Korze (A Pequena Loja da Rua Principal) com o personagem judeu Jozef Katz. Encerrou sua carreira em 1973 no filme Ocovske pastorale. Faleceu no dia 29 de junho de 1982, aos 75 anos de idade na Bratislava.

Outros atores: Frantisek Zvarík, Hana Slivková, Martin Holly Sr., Elena Pappová-Zvaríková, Adam Matejka, Frantisek Papp, Gita Misurová, Eugen Senaj, Lujza Grossová, J. Mittelmann, Mikuláš Ladzinský, Alojz Kramar e Tibor Vadas.

9 comentários:

disse...

Histórias de vida muito interessantes tiveram esses dois atores. Adorei conhecer um pouco sobre eles e sobre o cinema eslovaco.
Beijos!

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Rubi... deve estar pensando: Quem é vivo sem pre aparece... rsrsrsrsrs... e olha eu aqui, quem disse que esqueço dos bons blogs e dos otimos como o seu mesmo que não me esqueço, só não vim aqui antes por que as vezes só sobra tempo pra retribuir os comentários, mas sempre que der eu volto aqui pra acompanhar vc.
Menina dá onde vc tirar essas coisas, do fundo do baú, seu Blog deveria estar na midia, pois não conheço blog nenhum que trata com tanto carinho e pesquisas filmes antigos.
Eu baixei Cujo, um filme meio antigo de terror, mas desisti, não quero ficar com a cara do cão comedor de gente na minha mente, ainda mais agora que eu tenho o Rock, um cachorrão mega grande... rsrsrsrsrs... beijooooos

www.artesdosanjos.com.br

Iza disse...

Dois baita atores. Gostei muito de saber sobre eles. Como já disse, não nada do cinema eslovaco, pra mim foi uma verdadeira aula de história. Beijos <3

Tsu disse...

Oi Rubi ^^
Como você está/ Na correria de fim de ano?
Olha euestou tentando resolver as coisas por aqui..mas parece que tudo acontece ao mesmo tempo e quando penso que vou poder ficar sossegada, vem mais coisa ainda...mas pelo menos deu tudo certo na cirurgia da minha mãe e ela passa bem. E logo tenho evento otaku pra espairecer ^^
Sabe esse abandono da blogosfera foi meio que geral. Penso em duas possibilidades: ou a correria de final do ano ou o facebook. O que acha?
ahsash vc sempre foge dos rolês ahsah fatão.
bjs

Ruby disse...

Como comentei anteriormente, assisti esse filme e gostei muito, boa iniciativa você postar sobre os atores, uma vez que são desconhecidos. Um bom filme e merecia ter mais notoriedade.

Bruna Worspite disse...

Olá Ruby!
Adorei conhecer um pouco as curiosidades da vida desses atores ^^


Bjss

Blog: Vida de Noiva

Produtos de Casamento: Clique Aqui

Sorteio de um buquê de coração para sua daminha: Clique Aqui e Participe!

M. disse...

Genteeee como adoro vir aqui! Fico impressionada com as informações que eu encontro. Não canso de repetir que o blog da Rubi é um grande achado do mundo cinéfilo!

ANTONIO NAHUD disse...

A Ida Kaminska é ótima!

O Falcão Maltês

Victória Cruz disse...

me senti voltando no tempo lendo seus posts, são maravilhosos mesmo! nesse post sobre a Ida Kaminska e o Martin Guttman relembrei eventos memoráveis por conta das datas, que parte da crise do petróleo à II guerra mundial. Amo seu blog, sem mais.
beijos
croquidemoda.blogspot.com.br

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top