quarta-feira, 19 de junho de 2013

Edward Chapman

Em 13 de outubro de 1901, nascia em Harrogate/Inglaterra o ator de cinema e televisão Edward Chapman. Logo que concluiu os estudos, passou a trabalhar num banco local até estrear nos palcos com a peça Trilby, escrito por George Louis Palmela. Em 1925, apareceu pela primeira vez em Londres, interpretando o reverendo Septimus Tudor na obra The Farmer's Wife. A este, seguiram papeis de extrema importância, dentre os quais, destaque para Napoleão Bonaparte. Seu desempenho chamou a atenção do Mestre do Suspense, Alfred Hitchcock, que ao conhece-lo pessoalmente, convidou-o para fazer parte do elenco no filme Juno and the Paycock; Edward marcava assim sua estreia no cinema.

Chapman faria parte de outros filmes dirigidos por Hitchcock: Murder! e The Skin Game. Permaneceu ativo na carreira cinematográfica até 1942, quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial e optou por alistar-se na Royal Air Force. Em meados da década de 40, foi enviado ao No. 129 Squadron como oficial de inteligência, e passou por momentos difíceis onde perdeu vários amigos ao longo das batalhas que participou. Com o término da Guerra, retomou os trabalhos em Two Gentlemen of Soho, uma produção para TV em 1946. À partir do ano seguinte, retomou sua carreira junto as telas de cinema num ritmo frenético chegando inclusive a estrelar em oito filmes em 1952.

Deste novo período destaque para: The October Man,  It Always Rains on Sunday, Mr. Perrin and Mr. Traill, The History of Mr. Polly,  Man on the Run, The Magic Box,  His Excellency, The Wild Heart, Mandy, The Ringer, The Crowded Day, Bhowani Junction, Lisboa, X: The Unknown, The End of the Road, The Crime of the Century e Doctor at Large. Somente em 1957 viria a trabalhar pela primeira vez ao lado de Norman Wisdom no filme Just My Luck; porém a parceria renderia a dupla outras sequências e a consagração do personagem Mr. Grimsdale que repetiu-se em três produções: The Square Peg (1958), A Stitch in Time (1963) e The Early Bird (1965); além de The Bulldog Breed, (primeiro filme colorido de Norman, em 1960). À partir da década de 60 dividiu suas atenções entre as telas do cinema, e produções para TV. Seu último longa-metragem ocorreu em 1970 com o filme  The Man Who Haunted Himself e sua última participação na TV foi na série The Onedin Line em 1972. Ao longo de sua vida, Edward Chapman casou-se por duas vezes, com Constance Sparks e Prudence Nesbitt. Faleceu no dia 9 de agosto de 1977 aos 75 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.

7 comentários:

renatocinema disse...

Não conheço muito da carreira desse ator.

Mas, se você gosta e ele trabalhou com Hitchcock, sugiro, humildemente, que de uma lida no último texto que fiz.

Abraços e obrigados pelas aulas de história.

Renato Alves
estudante de história

Suzane Weck disse...

Ola Ruby,este não conheço,mas se trabalhou com Hitchcock deve ser bom.Vou procurar assistir algum filme dele aproveitando tua dica.Grande abraço querida amiga.SU

disse...

Oficial de inteligência, hein? Uau!
Tenho certeza de que o vi em algum filme, mas não me lembro qual. Sua figura é bastante familiar.
Beijos!

REINVENTANDO disse...

Adoro Hitchock e saber que ele trabalhou com ele e vez vários filmes, demonstra seu talento..como sempre digo, se não fosse seu blog, não conheceria esse ator.
Bela dica..Abraços.Sandra

ANTONIO NAHUD disse...

Não lembro dele.

O Falcão Maltês

Tsu disse...

Oi Rubi!
Tudo bom?
Escreveu certo sim! Quem faz cosplay é cosplayer ^^. Bom quando coloco a sessão de algum personagem sempre tento dar um resumo sobre ele para, que não conhece, pelo menos ter uma noção pq algumas fotos fica meio temática e etc. Eu acabo estendendo um pouco a periodicidade de postar no blog. Agora vou ter que aturar trocentos mil blogues patrióticos para comentar kkkk. Será que vira fazer um comment padrão? XD. Mas é aquilo..mesmo com a correria, nos viramos com nossos blogs!
bjs

Patrícia disse...

OI Rubi
Legal ele ter feito Napoleão Bonaparte...vou procurar na net, não conheço esse ator e que bacana, trabalhou c/ Alfred Hitchcock vou procurar esse filme Juno and the Paycock tb
Bjs

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top