quarta-feira, 13 de julho de 2011

Renata Tebaldi

Nascia Renata Tebaldi Ersilia Clotilde no dia 1 de fevereiro de 1922, foi considerada uma das grandes figuras da ópera italiana e uma das melhores sopranos de todos os tempos. Filha de violoncelista e cantora, após separação do pai,mudou-se juntamente com a mãe para Parma. Aos três anos de idade, Renata Tebaldi sofreu de poliomielite e foi impedida de praticar atividades físicas, tomando gosto pela música. Durante sua infância fez aulas de canto e piano até tornar-se membro do coro da igreja. Durante o Natal, visitou seu tio Valentino ajudando-a em sua pequena propriedade. Destino, ou não, Carmen Melis apareceu para comprar alguns doces e ficou impressionada com o talento de Renata, sem pensar duas vezes, chamou-a para ser sua aluna. Após o término das férias, voltou para a casa da mãe, porém, a vontade de continuar estudando falou mais alto, e em pouco tempo, lá estava Renata e sua família morando próximos a escola de Carmen Melis. Realizou sua primeira apresentação aos 22 anos de interpretando Elena, em Mefistofele, de Arrigo Boito; porém, sua primeira aparição pública foi num famoso teatro na região de Urbino, interpretando "Ebben? Ne andrò lontana" de Catalani.

Em 1945, consagrou-se por sua belíssima atuação nos papéis: Mimì, de La Bohème, e Desdêmona, de Otello. Convidada para o Festival de Edimburgo e o Famoso Covent Garden, Renata Tebaldi foi apelidada por Arturo Toscanini como "A Voz de Anjo". Neste período, emprestou sua voz para a belíssima Sophia Loren no clássico Aida (1953) e iniciou sua "guerra" com a também cantora Maria Callas. Apesar dos boatos, uma atitude honrosa por parte das duas, acabou com os rumores sobre a rivalidade; um abraço amigável no final de uma apresentação na Ópera Adriana Lecouvreur. Tebaldi consagrou-se em muitos papéis, porém (La Forza del Destino), Cio-Cio-San (Madama Butterfly), Adriana Lecouvreur, Tosca, La Wally, Manon Lescaut e Maddalena (Andrea Chénier) foram os mais famosos. Na década de 60, abandonou a carreira para recuperar sua voz, retornando aos palcos em 1964.

Segura e ainda mais bonita, deu continuidade a sua carreira até sua última apresentação em 1976. No mesmo ano, deu aulas de canto para jovens e reservou um tempo para responder cartas e atender telefonemas dos fãs. No dia 19 de dezembro de 2004, Renata Tebaldi faleceu. Seis anos após sua morte, foi homenageada com um belíssimo acervo no 15th century Castle of Torrechiara, o qual exibe ao público os mais diversos itens, desde o início até o fim de sua carreira. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas: Verdi - II Trovadore, La Wally e Madama Butterfly.

28 comentários:

Unknown disse...

Não sei bem qual é o mistério, mas os cantores de ópera parecem tão expressivos, neh?! Confesso que conheço o mínimo do mínimo do estilo... Mas, acho linda a arte!
Estou adorando conhecer um pouco mais destes grandes nomes por aqui!

;D

leandroaleixo disse...

Linda tbm!! Me lembro a Maria Callas.e isso?!rsrsrs!
Linda como a outra ......show Parabens.essas fotos estao perfeitas..vlwlwlw!!

Tsu disse...

Oi Rubi!

O que mais gostei nessa atriz foi o cuidado que ela tinha em dar atenção aos fãs, reservando tempo para responder cartas atender telefonemas. Um exemplo de celebridade!

Ah eu acredito..até porque o Goth Chic não foi um livro muito divulgado como o Mate-me Por Favor...
Eu creio que é fácil encontrar esse livro na web pra comprar..eu acho que ele vale á pena e você iria gostar! Mesmo sendo entendida no assunto clássicos, creio que você encontrará coisas novas que não sabia...ele foca bem a trajetória e certas curiosidades...tudo interligado com o movimento gótico.

Sobre os cosplays..bom nada mais justo eles poderem ganhar prêmios sendo que alguns chegam a gastar mais de 2000 reais numa fantasia *.*. Eu gosto de admirar esses profissionais e faço cosplay só pracurtir os eventos e nunca concurso...teria que ser muito perfeccionista pra participar, na minha opinião.
Poxa, indica o blog pra sua amiga, se ela quiser pode trocar idéias, vou adorar!

Ah eu gostaria de saber...você toparia que façamos Parceria entre nossos blogs?

bjs

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

hrdoblush disse...

paabéns rubi pelo blog está sempre otimo e organizado...
super parabéns!

http://www.hrdoblush.com/

Lili =) disse...

ahh nunca ouvih falar nelaaa! ela devia ter uma voz lindaa msmo pelo apelidooo!
own eu sempre quis tokar piano!!! mimimi rsrs
parabens pela postagemm!
bjjj

Lele Fernandes disse...

Ai, super diva ela.

http://estilooque.blogspot.com/

Júnior Ahzura disse...

Que pena, que a sessão Nosferatu já acabou!
Mas estou lendo os posts que não tive a oportunidade de ler assim que publicou!


Ahzura's Blog

Alice Oliveira disse...

Oi flor...
O blog está com o primeiro sorteio!

Se increve lá ^^

http://rebucomcafe.blogspot.com/2011/07/oi-gente-estou-muito-feliz-em-anunciar.html

beijinhos

ANTONIO NAHUD disse...

O que dizer da Tebaldi? Uma diva! Maravilhosa!

O Falcão Maltês

Mathias disse...

Nuss esse blog está sempre com novas postagens!!

XD

Essa atriz era maravilhosa!

Anônimo disse...

Ah que saudades de comentar aqui *-*
Sumi por um tempinho mas já estou de volta \õ
Seu blog continua lindo como sempre, parabéns :D
Da uma passadinha lá?
http://jooymartins.blogspot.com/
Beijooos

M. disse...

Estou adorando estes teus posts sobre estes grandes nomes das óperas! É um gênero musical que nos eleva aos céus, graças a essas vozes dadivosas. Um abraço.

Leonardo disse...

hahaha quando eu estava escolhendo as música eu pensei "se não tiver U2 a Rubi vai me xingar nos comentários" heuehuehuehueheuheuhe

Mais uma bela voz. Tambem não lembra de te-la ouvido antes. Pelo visto ela nasceu para a música mesmo. E foi bacana por parte dela essa relação com os fãs por catas e telefone

Bruna Worspite disse...

É cantar e gostar de ópera não é pra qualquer um!

rsrs
lindo post, ela é linda! ;D


bjs
http://bruhworspite.blogspot.com/

Helio Filho disse...

Interessante esse post! Muito bom, eu não conhecia a Renata. Admiro cantoras de ópera, realmente são mto boas e tem belas vozes. Depois irei ouvir alguns músicas dela :)

abraços

Visite meu blog tb
http://heliofilhoo.blogspot.com

Andy Batista disse...

Realmente muito bom! Sem palavras para expressar.
Acho que vai curtir esse blog aqui:
http://www.arteurbana2011.blogspot.com/

Francielle disse...

Linda, linda, linda!

mega exemplo de celebridade!


http://jaquesoudaclassec.blogspot.com/

Blogueira 2011 ;* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogueira 2011 ;* disse...

Lindaa ela, o blog está super organizado, ameeei amei. Parabéns ;*

Victória Andressa disse...

Acho que talentos assim como a maravilhosa voz dela não podem ser adquiridos, aí só nascendo mesmo. Felizmente as portas se abriram pra ela e o mundo pôde conhecer esse dom com o qual ela foi presenteada, existe tanta gente boa que desconhecemos por falta de oportunidade destas...
Seu blog é maravilhoso :)
http://nexosereflexos.blogspot.com

Garcez disse...

voce com certeaz ta criando um poderoso arquivo aqui... a longo prazo isso vai ser bastante rico e util aos q curtem o estilo

abraços
.
www.ouvindoparalamas.blogspot.com
.
.

Anônimo disse...

Não sei se você já tem o próximo post pronto, mas quero lhe sugerir um grande nome da ópera, Luciano Pavarotti. Fica aí pra ti uma sugestão.


Abçs. visite meu blog.

Losterh disse...

Caralho.
O sorriso dela foi o mais bonito que já vi.

Caique Honorato disse...

Parabéns pelo blog , continue assim .

Anônimo disse...

Nossa, que linda né Rubi ?
A música também é show

Beijão

Paty

Gavriel Alon disse...

caraca, bem cultural o seu blog, parabéns
gostei das informações contidas aqui!!

Rodrigo Celi disse...

seus posts sempre são bem interessantes, muita gente ai eu nem conhecia... é bom ficar sabendo de coisas novas

Marco disse...

teu blog é muito bom, muita cultura pro povo

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top