sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Danny Kaye

Nascido David Daniel Kaminsky no dia 18 de janeiro de 1913, Danny Kaye fez sua carreira no cinema desempenhando a função de ator, cantor e dançarino. Caracterizado pelo bom humor e interpretação marcante de suas canções, Danny passou sua adolescência numa escola pública localizada em Nova York. Desde garoto, gostava de se reunir com os amigos para cantar e contar piadas, isso talvez tenha sido um dos principais motivos por ele não ter se formado na escola. Após a morte da mãe, fugiu com um amigo para Flórida, onde passou a tocar violão em troca de alguns dólares. De volta para Nova York, foi pressionado pelo pai a voltar a estudar e conseguir um bom emprego. Decidido a se tornar um bom cirurgião, seu primeiro trabalho foi num escritório; no entanto, após dar um prejuízo de 40 mil dólares a empresa, foi demitido. Posteriormente foi para uma clínica de odontologia, mas foi pego enquanto utilizava uma broca de dentista para desenhar na madeira.

(Na foto: Danny e Nat King Cole) Em 1933, após algumas frustrações profissionais, Danny foi convidado a fazer parte de um grupo de dança chamado "Three Terpsichoreans". Após aceitar o convite, embarcou com o grupo para o Japão e foi surpreendido por um furacão minutos antes do show. Mesmo assustado, Danny subiu no palco e realizou sua apresentação com muito bom humor, conquistando assim o público e principalmente seu espaço no mundo artístico. Em 1935 marcou sua estreia no cinema com o curta Moon Over Manhattan, e dois anos depois assinou um contrato com a Educational Pictures que lhe garantiu algumas produções ao lado de June Allyson e Imogene Coca. No ano seguinte o estúdio foi fechado e Danny arrumou um novo emprego na Broadway, na peça The Straw Hat Revue ao lado de Sylvia Fine, com a qual casaria-se em 1941. Durante uma das muitas apresentações, Danny foi descoberto pelo dramaturgo e diretor, Moss Hart. O sucesso viria com a peça Lady in the Dark e o filme Up in Arms de 1944, e dois anos mais tarde, nascia Dena, sua filha.

Em meados da década de 40, ganhou um programa na rádio (The Danny Kaye Show) que contava com Eve Arden, Lionel Stander e Harry James como participação especial. Vale ressaltar as parcerias com os mais renomados cantores da época, dentre os quais, destaco as Andrews Sisters. Fazem parte de sua extensa filmografia os clássicos: The Secret Life of Walter Mitty, The Inspector General, On the Riviera, Knock on Wood, White Christmas, The Court Jester, Merry Andrew, além de produções baseadas em biografias de grandes estrelas. Em 1952 recebeu o 24th Academy Awards e fundou seu próprio estúdio, a Dena Pictures e posteriormente, expandiu-a para o rádio e televisão como Belmont Television. Durante este período, trabalhou como apresentador de televisão para a CBS e NBC, além das muitas participações especiais em musicais, dentre elas destaco Pinocchio, onde Danny fez o papel de Gepeto. Apareceu também no The Hallmark Hall Of Fame, The Muppet Show, The Cosby Show e The Twilight Zone, entre os anos 70 e 80.

Embora tenha se destacado no cinema, Danny também foi um especialista na culinária chinesa e italiana; piloto de avião, um dos proprietários de um time de baseball e membro do American College of Surgeons. Conhecido também pelos projetos beneficentes, Danny foi responsável por arrecadar mais de 5 milhões de dólares somente para apoiar músicos independentes. Apesar dos boatos que surgiram ao longo dos anos sobre sua homossexualidade, não há nada que comprove tal fato. Artista premiado pelas suas atuações, e contribuições a sociedade, no dia 3 de março de 1987 aos 74 anos de idade, faleceu vítima de ataque cardíaco e hepatite. Em seu túmulo foi colocado um banco com vários acessórios que estiveram presentes em sua vida.

8 comentários:

Joicy Sorcière disse...

Ruuuuuubi, preciso vir mais vezes ao seu blog, para me inteirar dessas maravilhas! Tanta coisa que eu não conhecia...

hahahah, sobre a publicação lá no blog, decidi aproveitar os comentários e postar algo mais "agressivo", dessa vez! hehehehe

bjsssss

Unknown disse...

que legal, gostei da musiquinha!

Leonardo disse...

Oi Rubi, quanto tempo ^^
Saudade de ver suas postagens...
Não o conhecia, mas pelo visto era um artista de talento, ja que fez muitas coisas diferentes... A musica que está tocando é bem divertida :D
BeijO

Tsu disse...

Oi Rubi!
Ah valeu por ter curtido o post da Branca de Neve cosplay! Aguardce, porque de outras princesas virão! Espere até ver a Pequena Sereia!
ashash nossa um grupo cosplay com os 7 Anões iria parar o evento! hohohoh genial..mas nos eventos já vmeos muitas coisas legais..eu queria ir num evento onde a cosplayer YaYa Han estivesse...sério se ela fosse com a roupa da vampira Carmilla..o evento seria ela!
Bom, veja Ritual sim! o/ Depois me fala o que achou. Ah o filme que me deixou encantada...tem 2 que eu amo de paixão, aquele que vi e depois me levantei do sofá e falei: maravilhoso. O que quero falar é um filme cuja temática é delicada e polêmica..mas acho linda demais!
Ah é eu não curto ver pelo Youtube, pq nãp curto assistir no pc....mas se vc achar o link me passa por favor! To mega curiosa..e ainda bem que o filme é curto!
bjs

obs; hoje numa loja vi uma camisa com a foto do seu avatar hohohoh lembrei de ti na hora.

DorianTB disse...

Ruby, I've been a big fan of Danny Kaye since I first watched his movie version of THE SECRET LIFE OF WALTER MITTY, and your wonderful blog post about Kaye's life and times was a joy to read! Great pictures, too! For the record, my favorites about Kaye's movies include ...WALTER MITTY, WONDER MAN, THE COURT JESTER, and KNOCK ON WOOD. You did a great job! Merry Christmas and Happy New Year!

Suzane Weck disse...

Ola, mais uma vez passei para desejar um bom domingo e me interar das novidades e dou de cara com Danny Kaye que sempre gostei demais na minha infância.Aqueles maravilhosos musicais temperados com a comicidade de Danny eram imperdíveis para mim.Também sempre gostei das performances de Rosemary Clooney,e da musicas do seu repertório.As musicas que escolhestes para fundo musical estão demais... Bjs.

Carla Marinho disse...

post indicado para melhores da semana.
http://blogsdecinemaclassico.blogspot.com/2011/12/links-da-semana-12-18-de-dezembro.html

ANTONIO NAHUD disse...

Um dos maiores comediantes do cinema. Sensacional!
Rubi,O Falcão Maltês entra de férias amanhã. Desejo um Feliz Natal e um ano de 2012 bastante proveitoso.

Até Janeiro!

O Falcão Maltês

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top