quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Körkarlen - Elenco

Victor Sjöström nasceu no dia 20 de setembro de 1879 na Suécia. Ator, diretor e roteirista mudou-se para Nova York juntamente com os pais quando tinha um ano, seis anos depois perdeu a mãe e voltou a Suécia, onde deu início a sua carreira artística aos 17 anos, quando conseguiu um emprego numa companhia teatral. Em 1912 marcou sua estreia como diretor, com o auxílio de Mauritz Stiller em Ett hemligt giftermal, seguido por Terje Vigen, onde estreou como ator. Da década de 10 até o final da década de 30 produziu mais de 40 filmes, sendo considerado um dos grandes nomes de sua época. Dentre suas produções estão: The Sons of Ingmar, "Karin, Daughter of Ingmar", The Phantom Carriage, Hearts That Meet, In the Hour of Trial, The Wind, The Scarlet Letter (primeira adaptação cinematográfica da obra de Nathaniel Hawthorne, estrelada por Lilian Gish) e seu último filme Under the Red Robe, estrelado por Conrad Veidt. Em 1920 foi convidado por Louis B. Mayer a trabalhar em Hollywood, onde passou a ser chamado de Victor Seastrom. Em Hollywood, dirigiu grandes filmes estrelados por Greta Garbo, John Gilbert, Lon Chaney e Norma Shearer; porém, com a chegada do cinema falado, Victor não conseguiu se adaptar com as novas técnicas de filmagem e voltou para a Suécia, onde deu continuidade a sua carreira de ator no teatro. Na década de 50 tornou-se diretor da Svensk Film Industri e apareceu no filme de Ingmar Bergman, Wild Strawberries (Morangos Silvestres), o qual lhe garantiu o NBR Award for Best Actor (Prêmio de Melhor Ator). Victor casou-se três vezes,a primeira com Alexandra Stjagoff, posteriormente com Lili Bech e Edith Erastoff. Faleceu aos 80 anos de idade no dia 3 de janeiro de 1960.

Nascida Hilda Teresia Borgström no dia 13 de outubro de 1871, Hilda foi considerada uma das melhores atrizes suecas do cinema mudo. De 1880 a 1887, deu início a sua carreira artística no old Royal Theatre, onde teve aulas de balé. Posteriormente, fez sua carreira no Royal Dramatic Theatre e Albert Ranft até tornar-se uma atriz. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1890 e nas telas em 1912 na produção de Victor Sjöström, Ingeborg Holm. Da década de 10 a década de 20 apareceu nos filmes: Judge Not, Lady Marion's Summer Flirtation, Körkarlen, The Stroke of Midnight, Thy Soul Shall Bear Witness, entre outros. Em 1938 dedicou-se somente ao cinema, destacando-se como protagonista e coadjuvante. Vinte anos depois, sua filmografia já contava com quase 100 títulos, com destaque para Music in Darkness de Ingmar Bergman, Eva e The Girl from the Third Row. Neste mesmo período, passou a lecionar no Royal Dramatic Theatre's, Dramatens elevskola. Apesar dos muitos filmes que fez ao longo de sua carreira, Hilda é conhecida por seu trabalho em The Tomte - A Winter's Tale, onde ela lê um poema de Viktor Rydberg; o filme é exibido todos os anos na véspera de Natal na televisão sueca. Embora nunca tenha se casado, teve uma filha e nunca revelou o nome do pai. Faleceu no dia 2 de janeiro de 1953 aos 81 anos de idade.

Nascido Olof Teodor Svennberg no dia 28 de fevereiro de 1858, Tore Svennberg foi um ator sueco que fez sua carreira no teatro, tendo uma breve passagem pelo cinema. Sua estreia ocorreu em 1877 e posteriormente partiu, juntamente com uma companhia teatral em uma turnê pelo mundo, após ser contratado pelo Grand Theatre. Em 1898 foi contratado por Albert Ranft, e trabalhou ao lado de Julia Hakansson; sete anos depois casou-se com Karin Wiberg e tornou-se chefe do Royal Dramatic Theatre. Apareceu pela primeira vez no cinema em 1919, no filme The Sons of Ingmar, seguido por Klostret i Sendomir, Körkarlen e Stal, seu último filme. Casou-se pela segunda, e última vez, com a violinista Anna Maria Rudolfina Neruda e faleceu no dia 08 maio 1941 aos 83 anos de idade. Lisa Lundholm nasceu em 1892, infelizmente não há muitas informações sobre sua vida e carreira, mas sabe-se que dedicou grande parte de seu tempo ao teatro. Casou-se duas vezes (Hjalmar Lundholm e Alexis Holbe) e teve três filhos; faleceu em 1977.

Outros atores: Astrid Holm, Concordia Selander, Einar Axelsson, Nils Ahren, Olof Ås, Simon Lindstrand e Nils Elffors.

9 comentários:

Iza disse...

Oi Rubi, como vai você ? Muito obrigada por seguir meu blog. Eu amei o seu e já estou seguindo de volta. Sou apaixonada por vintage, tanto na parte de cinema, moda, livros e fotografias.

Beijos :)

Anônimo disse...

Rubi.... Esse cantinho é uma verdadeira maravilha... sua parceria com nosso blog foi um dos grandes presentes neste ano.
Para agradecer reservamos um selinho pra vc la no Dedin di Prosa!
Obrigada pela Parceiros e por todo carinho!
http://wp.me/p105EM-Am

Bianca Hyde disse...

Olaa, vim aqui para agradecer seu comentario no meu post no blog garota clara, e acabei me encantando pelo seu blog, não só pelo visual retro, e sim pelo conteudo, adoro cinema =D
Beijoss
http://garotaclara.blogspot.com/2011/12/fuja.html
http://biahyde.blogspot.com/

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Rubi, vim aqui desejar felicidades neste ano que está po vir!! Muito sucesso para seu Blog e seus objetivos!! bjs
http://www.artesdosanjos.com.br/

Carmen disse...

¿Què hi tinc jo a veure, digueu-me homes,
amb les espases i les batalles?
L'única estrella que prenc per guia
és la del gaudi i de la música.
Feliç any 2012!!

disse...

Victor Sjöström está sensacional em "Morangos Silvestres". Gosto muito de atores que também dirigiam filmes.
Só um detalhe: Lisa Lundholm nasceu em 1892. Se ela tivesse nascido mesmo em 1822, teria vivido 155 anos!
Beijos e um felicíssimo Ano Novo!

Blog UaiMeu! disse...

Olá Rubi;

Peço licença a você para não comentar sobre o post kkkk mas vim aqui pra te desejar um 2012 cheio de bençãos. Que todas as suas expectativas para 2012 sejam realidade.
Espero que possamos conviver mais e mais nesse novo ano!
Sucesso para o seu blog que com certeza é um dos que eu e falo Ricardo tbm kkkk temos prazer de comentar.

Feliz 2012!

Tudo de bom!
Renata

ps: Adorei a minha banda favorita U2 tocando no seu blog uhuhuhu vida longa a BonoVox rsrs

Coisas De Mulher disse...

OLá..Conhecendo o teu blog,fiquei encantada,pois adoro estilo retro e tudo que fala a respeito,cinema..parabéns!!Seguindo,bjos e boas Festas!!
http://fabisilvaleuck.blogspot.com/

Lucas Lopes Valadares disse...

Saudades de ver e comentar os posts deste blog.
Desejo a todos um feliz ano novo!
Abraços

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top