segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Cinema em seus Primórdios - Parte I

Alguns clássicos ficaram perdidos no tempo, mas hoje, com o auxílio da internet é possível resgatar algumas dessas preciosidades. Tal como as que lhes apresentarei ao longo desta semana.

Quando se fala sobre a história do cinema, é impossível não citar alguns nomes; Georges Méliès é um deles. Conhecido como "o pai dos efeitos especiais", sua filmografia conta com mais de 500 títulos. Ator, diretor e produtor, ganhou fama mundial com Le voyage dans la lune (Viagem à Lua), filme francês lançado em 1902, baseado no livro de Júlio Verne e no livro de HG Wells, The First Men in the Moon. Estrelado por Georges Méliès, Victor André, Bleuette Bernon, Jeanne d'Alcy e Henri Delannoy, o filme foi considerado o primeiro do gênero ficção científica. A história começa com um grupo de astrônomos que partem em direção à lua através de uma cápsula, a qual ao atingir a lua, acaba acertando um de seus olhos; a cena tornou-se uma das mais famosas da história do cinema, sendo lembrada em várias outras obras, anos depois.

(Na foto ao lado: Méliès) Lá são surpreendidos por estranhas criaturas chamadas selenitas. Até o caminho de volta para a Terra eles passam pelas mais diferentes situações. O final do filme era considerado perdido, até 2002; quando uma nova versão colorida e completa, foi descoberta na França. Após ser restaurado, foi exibido no Pordenone Silent Film Festival e no Festival de Cannes em 2011. Apesar dos 14 minutos de duração, os efeitos impressionam e provam porque Méliès foi, e continua sendo, o pai dos efeitos especiais. Convido-os a conhecerem esta pequena obra de arte.

Um dos primeiros, e mais populares, filmes do gênero western foi dirigido por Edwin S. Porter, antigo funcionário de Thomas Edison, em 1903. Embora Kit Carson (1903) tenha sido o primeiro do gênero, a popularidade não alcançou o mesmo nível da produção de Porter. Com um elenco que contava com Alfred C. Abadie, Broncho Billy Anderson, Justus D. Barnes, Donald Gallaher, entre outros, foi possível produzir The Great Train Robbery (O grande roubo do trem), uma produção de 12 minutos de duração. Com recursos nunca antes utilizados, perseguições a cavalo e tiroteio, o filme narra a ação destemida de um grupo de bandidos do Velho Oeste empenhados no assalto a um trem em movimento.

Com o plano bem arquitetado eles conseguem parte deste intuito, porém não contavam com a reação da população de uma pequena cidade que estava no caminho do trem. O filme teve como marca registrada a inusitada cena em que um dos bandidos atira em direção a própria câmera de filmagem. Convido-os a conhecerem esta pequena obra de arte.

7 comentários:

Bruno Müller disse...

Também acho impressionante Viagem a Lua. O Smashing Punpkins fez um vídeo clipe muito interessante baseado na obra (Tonight Tonight).
No aguardo dos próximos posts! Não esqueça de mencionar Thomas Edison, o cara foi um dos pioneiríssimos do cinema, mesmo com aqueles filmes toscaços de meio minuto do século 19. XD

Unknown disse...

arrrg, esses seus posts só me deixam com raiva!(rsrs)
Quero ver esses filmes, mas não acho!!

ou rubi, vc já viu o Le voyage dans la lune (Viagem à Lua)? É bom?

bjs

Jefferson C. Vendrame disse...

Nossa, incrível esse seu Post, creio que vai ficar ainda melhor, Parabéns Guria, o Blog Sempre ótimo.Valeu Por suas Visitas em minha pagina e Por Seus Registros, quando vc não aparece por lá as postagens não são as mesmas..... Abração...

Tsu disse...

Oi Rubi!

Nossa, o começo do cinema! E a primeira e última foto...me fez lembrar do livro que nós duas temos ahshashashahsahs,
AHSAHS ah eu acredito que vc curte os posts de cosplay..eu sempre pesquiso pacas para achar os mais legais..então..eu também fiquei muito encantada com a foto do cosplayers do Mustang andando na rua com o fogo atrás (e olha que a cosplayer é uma garota!) mas o japonês ficou a cara do personagem rs.
Sim lembro que vc comentou curtir Sailor Moon e Sakura ^^.
Sim1 Como assim vc não conhece Teatro dos Contos de Fadas/ Garota, cada capitulo tem um personagem conhecido! No conto da Chapeuzinho Vermelho, adivinha quem faz o lobo...Malcom McDoweell!!!!
bjs

disse...

Os primórdios do cinema estão cheios de incríveis obras de arte. Sempre me surpreendo com a inventividade de Méliès e tenho certeza de que a cena final de "O Grande Roubo do Trem" assustou a plateia ingênua da época.
Adorei a música natalina de fundo!
Beijos!

Bruna Worspite disse...

Que bom que existe a internet pra trazer de volta esses clássicos!
Esse em questão não fazia a menor ideia da sua existência, afinal quando foi lançado eu tinha 2 aninhos, rsrs
Gostei de conhecer essa filmagem!


Bjs
http://bruhworspite.blogspot.com/

Fernanda Maria disse...

Amei esse post, já vou partir pra continuação. Gosto de cinema, mas não tenho ainda tanto conhecimento. O mais longe que fui foi a década de 40, tirando os filmes do Charles Chaplin.


Mas hoje com a internet achamos blogs muito bons, como o seu, que nos permite conhecer bem mais.

- http://fernandaamylice.blogspot.com/

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top