segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ian Keith

Nascido Keith Ross no dia 27 de fevereiro de 1899, Ian Keith foi um ator de teatro e cinema, que fez sua carreira entre as décadas de 20 e 50, marcando sua estreia em 1924 com a produção de Robert Brand, Manhandled. Com uma filmografia que soma pouco mais de 100 títulos, entre filmes e seriados, Ian ficou conhecido, principalmente, pelas produções épicas. Ao lado de grandes cineastas como D.W. Griffith, Raoul Walsh e Cecil B. DeMille apareceu nas megaproduções Abraham Lincoln (seu primeiro filme falado), The Big Trail e The Sign of the Cross, respectivamente. Considerado um dos homens mais bonitos de sua época e dono de uma bela voz, Ian ganhou notoriedade e conquistou o diretor B. DeMille, que o convidou para fazer grande parte de seus filmes épicos. Nos anos 30, apareceu ao lado de Greta Garbo e John Gilbert no clássico Queen Christina, interpretando Magnus.

Sua brilhante atuação, talvez tenha sido um dos principais motivos para que, nos anos seguintes, fosse convidado a grandes produções. Um ano depois Ian Keith fazia parte do elenco em Cleopatra, ao lado de Claudette Colbert interpretando Octavius; o filme que contava com um número incrível de figurantes, além do cenário que tornava a obra completa, era considerada até então uma das melhores versões do clássico. Na década de 40, deu início a uma nova fase em sua vida, quando apareceu nos filmes do gênero noir e western, com destaque para "The Payoff", The Chinese Cat, Bowery Champs, Singing on the Trail, Nightmare Alley e Dick Tracy vs. Cueball.

Na década de 50, passou a trabalhar em programas televisivos como convidado especial, encerrando sua carreira com o filme épico Os Dez Mandamentos, interpretando Ramsés I em 1956; curiosidade a parte, o filme tinha quase 4 horas de duração. Sua última aparição aconteceu em 1959 no seriado Dragnet, com o episódio The Big Accident. Ian Keith casou-se quatro vezes e não teve filhos; faleceu no dia 26 de março de 1960 aos 61 anos de idade, deixando sua atual mulher, Hildegarde Pabst.

10 comentários:

Unknown disse...

Quatro casamentos e nenhum filho? Um record pra época! hehehe
Bem interessante a carreira dele... o engraçado é que, apesar de ter assisitido filmes com ele, não lembro efetivamente dele.... estranho!!

;D

Seus posts sempre excelentes!

Maxwell Soares disse...

a atuação de Keith Ross como Ramisés I nos Dez Mandamentos foi brilhante. Mas, brilhante mesmo é seu blogger como, também, o conteúdo que aqui há. Parabéns.

M. disse...

Nossa!!! Essa primeira foto do Ian, impressiona!

Bia Alencar disse...

Nossa Rubi, gostei muito do post!! Eu tenho certeza que você vai gostar de 20.000 Léguas Submarinas é muito legal :D Abraços!

disse...

As cenas de Magnus em "Rainha Cristina" são muito boas. Legal você dar destaque para este coadjuvante.
Sobre "Pele de Asno", eu assisti no Cine Conhecimento do Canal Futura. Acredito que não deve ser difícil encontrá-lo na Internet, mas quando o Futura for reapresentá-lo eu lhe aviso, OK?
Beijos!

Mad Zérro Blog disse...

Obrigado por seguir meu blog.
Eu gostei muito "all classic" já que sou professor de história. O post sobre Greta Garbo foi ótimo.
Acho uma das mais belas do cinema americano!

Bruna Worspite disse...

Grande ator!
Todos os prêmios ganhados, foram super merecidos!



Bjs
http://bruhworspite.blogspot.com/

Sonhos Pré-Concebidos disse...

ele é genial ein
ah obg pela visitinha lá no blog *-* Volta sempre que quiser, tá? Bjks, Nícia.

@qFernando disse...

A pessoa foi casada 4 vezes e o pessoal ainda fala que hoje em dia é que casamento tá banalizado... e Greta Garbo e John gilbert aparecem na biografia de mais um ator, impressionante como eles tão em todas...

Jefferson C. Vendrame disse...

Não acredito que ele foi o Ramsés I no épico de DeMille?
Ainda bem que vc existe pra nos presentear com essas perolas...
Mais uma vez, só posso afirmar, seus posts cheios de informações precisas e ricas merece cada vez mais méritos, Parabéns pelo ótimo trabalho... abraços

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top