quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eles também foram Tarzan - Parte Final

Denny Miller (25 de abril de 1934), estrela do basquete da UCLA, tornou-se o primeiro ator loiro a interpretar o Homem Macaco no filme Tarzan, the Ape Man em 1959. Porém, sua carreira tomou outros contornos em vários seriados de western para a TV, tais como Wagon Train, Chaparral, Gunsmoke, entre outros. 

 




Jock Mahoney (7 de fevereiro de 1919 - 14 de dezembro de 1989), iniciou a carreira como dublê de atores de Hollywood, entre eles Errol Flynn, John Wayne, Randolph Scott e Gregory Peck. Participou de vários filmes de faroeste até sua primeira aparição num filme do Homem Macaco. Curiosamente interpretou o vilão Coy Benton no filme Tarzan the Magnificent (1960, com Gordon Scott). Em 1962, ganhou o papel principal no filme Tarzan Goes to India, ao qual, seguiram-se Tarzan's Three Challenges (1963) e mais tarde fez parte do elenco do seriado Tarzan, com Ron Ely.
 
Miles O'Keeffe (20 de junho de 1954) ator norte-americano, que teve como grande destaque em sua carreira a participação no filme "Tarzan, the Ape Man" (1981), onde protagonizou o personagem título, ao lado da atriz Bo Derek. O filme é cercado por extremo erotismo, onde Bo Derek no papel de Jane, exibe suas belas formas em cenas de nudez, bem como a luta de Tarzan contra o líder dos nativos. Uma versão que foge a regra do estilo Burroughs, que prima apenas mostrar um lado erótico dos personagens.

Christopher Lambert (29 de março de 1957) ator norte-americano de descendência francesa, resgatou em 1984 a grandiosidade da obra de Burroughs na versão Greystoke: The Legend of Tarzan, Lord of the Apes. O diretor Hugh Hudson procurou levar as telas a mais fiel adaptação do romance homônimo, transformando Lambert num dos mais perfeitos Tarzans do cinema. O sucesso abriu-lhe as portas para o inesquecível personagem Connor da série Highlander.

 


Joe Lara (2 de outubro de 1962) ator norte-americano que a exemplo de Ron Ely, protagonizou o persoangem Tarzan no seriado Tarzan: The Epic Adventures, para a TV entre 1996/1997 em vinte episódios de 45 minutos, após brilhante participação no longa Tarzan in Manhattan de 1986.     

 





Wolf Larson (22 de dezembro de 1959) nasceu em Berlim, porém deixou o país aos 2 anos de idade, mudando-se para o Canadá. Dedicado aos esportes, tornou-se popular jogando futebol americano pela Queen's University (Ontário/Canadá), mais tarde, empenhou-se na carreira artística, sendo convidado pelo diretor Gérard Hameline a interpretar o personagem Tarzan numa sequência de 58 episódios (entre 1991 e 1994) para a televisão. Diferente dos demais atores, o Tarzan de Larson utilizava botas de pele de animal.

 

Casper Van Dien (18 de dezembro de 1968) ator norte-americano de descendência holandesa, foi convidado para interpretar o papel do Homem Macaco no filme Tarzan and the lost City em 1998 pelo seu porte físico. De certa forma, isto contribuiu para que, mais tarde, fizesse parte do elenco da série Starship Troopers (Tropas Estrelares) no papel do personagem principal Johnny Rico. Outro destaque foi no filme "James Dean: Race with Destiny", onde interpretou o personagem título.

 
Travis Fimmel (15 de julho de 1979) ator e ex-modelo australiano, protagonizou o personagem Tarzan em 8 episódios do seriado da Warner Bros Television que foi ao ar entre outubro e novembro de 2003.

 






Kellan Lutz (15 de março de 1985) ator norte-americano, consagrado pela série Crepúsculo, será o mais novo Tarzan do cinema no filme do diretor Reinhard Klooss, ainda em produção com previsão de lançamento para 2013.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eles também foram Tarzan - Parte I

De Gordon Griffith até Kellan Lutz, passando pelo mais famoso de todos Johnny Weissmuller, o personagem Tarzan foi vivenciado por vários atores ao longo dos anos. A lista de atores reserva-nos algumas particularidades que procurarei expor nas linhas abaixo:  Gordon Griffith (4 de julho de 1907 - 12 de outubro de 1958) foi um ator norte-americano que iniciou a carreira com idade prematura. Embora Elmo Lincoln seja considerado o primeiro Tarzan do cinema, este título deve-ser atribuído somente para a fase adulta do personagem, pois, coube a Gordon interpretar a primeira aparição do Homem Macaco na sua fase pré-adolescente.

Gene Pollar (16 de setembro de 1892 - 20 de outubro de 1971), ator norte-americano substituiu Elmo Lincoln em 1920 no filme The Revenge of Tarzan. Com a recusa de Elmo em prosseguir com a série, a escolha de Pollar para o papel deu-se principalmente devido a seu excelente porte físico. Porém, apesar do sucesso alcançado pelo filme, sua produtora não o liberou para seguir com o persoangem. 





P. Dempsey Tabler (23 de novembro de 1876 - 07 junho de 1956), atleta e ator, Tabler tornou-se oterceiro Tarzan ao estrelar o filme  The Son of Tarzan (1920) onde contracenou com Kamuela C. Searle no papel de Korak. Foi membro fundador da Paramount Pictures e grande empresário do ramo de publicidade.

 




  
James Pierce (08 de agosto de 1900 - 11 de dezembro de 1983), chamava atenção pelo seu porte físico de jogador de futebol americano, e de certa forma isto contribuiu para que fosse convocado para ser o quarto Tarzan. Curiosamente, o convite partiu do próprio Edgar Rice, após recebê-lo em uma de suas festas. Pierce estava no elenco de Wings, porém, a oportunidade de interpretar o Homem Macaco no filme  Tarzan and the Golden Lion em 1927, fez com que deixasse seu espaço para o jovem Gary Cooper. No ano seguinte, casou-se com Joan Burroughs (filha de Edgar) com a qual teve três filhos. Pierce recebeu em sua lápide, a inscrição "Tarzan" com homenagem póstuma; enquanto Joan recebeu a inscrição "Jane".

Frank Merrill (4 de dezembro de 1903 - 11 de dezembro de 1955), foi o quinto Tarzan, o último do cinema mudo, e também o primeiro do cinema falado. Atleta por excêlencia, foi dublê de Elmo Lincoln, período em que, devido as suas qualidades atléticas, desenvolveu as técnicas de balanço pelos cipós. Sua primeira participação em filmes do Homem Macaco, foi em The Adventures of Tarzan (1921), onde interpretou o guarda árabe. Em 1928 coube a ele o papel principal no último filme mudo da série, Tarzan the Mighty. No ano seguinte, marcou a estreia do personagem no cinema falado com  Tarzan the Tiger, numa épica produção de 266 minutos de duração. Posteriormente, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, Merrill notabilizou-se por seus feitos como piloto do 3º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana.

Buster Crabbe (17 de Fevereiro de 1907 - 23 de Abril de 1983), a exemplo de Johnny Weissmuller, também foi um campeão olímpico de natação, o que favoreceu o convite para que se tornasse o novo Tarzan em 1933 no filme Tarzan, the Fearless. Mais tarde alcançou grande sucesso em sua carreira, interpretando os persoangens Flash Gordon, Buck Rogers e Billy the Kid.

 



Herman Brix ( 19 de Maio de 1906 - 24 de Fevereiro de 2007) ator e atleta olímpico, protagonizou o personagem em 1935 no filme The New Adventures of Tarzan. Curiosamente, Brix foi o ator escolhido para interpretar o personagem das aventuras do Homem Macaco nos anos 30, porém, um acidente afastou-o das produções dando lugar para nada mais nada menos que Johnny Weissmuller. Após a filmagem de Tarzan, voltou a utilizar seu nome artístico Bruce Bennett.

 


Glenn Morris (18 de junho de 1912 - 31 de janeiro de 1974), seguindo a linha de ator/atleta olímpico, foi o Homem Macaco no filme Tarzan's Revenge de 1938. O filme de baixo custo, produzido pela 20th Century Fox, não obteve tanto sucesso como seus antecessores, e a atuação inexperiente de Morris logo o convenceu a abandonar a carreira artística.

 




Clint Walker (30 de maio de 1927) ator norte-americano, que apesar de constar como um dos protagonistas do Homem Macaco no cinema, fez apenas uma pequena aparição na comédia dos irmãos The Bowery Boys, "Jungle Gents" em 1954.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eu fui Tarzan

Hoje estou iniciando uma série onde trarei todos os atores que viveram o personagem de Edgar Rice nas telas do cinema e TV. Primeiramente levarei a vocês os atores mais populares e na próxima semana, darei sequência a todos os outros, desde Gordon Griffith até Kellan Lutz.

Ron Ely (21 de junho de 1938), começou sua carreira artística com pequenos papeis em filmes de Hollywood. Em 1960, foi escalado para um seriado de TV da CBS The Aquanauts, porém, a série não vingou. Ron não desanimou e em 1966 tornou-se o 15º Tarzan, conduzindo o seriado produzido para TV com cerca de 57 episódios. Inicialmente, a série fora projetada para o ator Mike Henry, porém, devido a problemas particulares com o diretor, Henry desistiu do projeto. A escolha de Ron Ely foi certeira e o seriado atingiu grandes índices de audiência. Ao lado de Johnny Weissmuller, Ron Ely incorporava um Tarzan extremamente culto, inteligente e civilizado, porém, apesar da sofisticação de seu personagem, devido a ao sucesso da série, talvez tenha sido o segundo maior Tarzan de todos os tempos.

Lex Barker (8 de maio de 1919 - 11 de maio de 1973) oriundo de família de grandes posses, atleta por natureza e poliglota por excelência, contrariou o desejo dos pais que o queriam como empresário e lançou-se na carreira artística. Descoberto por um agente de talentos, recebeu uma oferta da 20th Century Fox, porém, com o início da Segunda Guerra Mundial, teve seu sonho adiado. Em 1948 foi selecionado pela RKO para substituir Johnny Weissmuller no papel de Tarzan por conta de alguns testes e de seu extraordinário porte físico. Estreou no papel do Homem Macaco em 1949 no filme Tarzan's Magic Fountain, seguido por Tarzan and the Slave Girl, Tarzan's Peril,  Tarzan's Savage Fury e Tarzan and the She-Devil. Após seu último trabalho com o personagem em 1953, dedicou-se a outros tipos de personagens, muitos deles em filmes de faroeste.  


Gordon Scott (3 de agosto de 1926 - 30 de abril de 2007) foi o ator escolhido pela RKO para substituir Lex Barker no papel de Tarzan. Ex-lutador de wrestling, Gordon foi descoberto por um grupo de agentes que o definiram para o papel, impressionados com seus 49 centímetros de bíceps e tórax delineado. Marcou sua estreia em nas telas em 1955 com o filme Tarzan's Hidden Jungle ao qual se seguiram Tarzan and the Lost Safari, Tarzan and the Trappers, Tarzan's Fight for Life,  Tarzan's Greatest Adventure e Tarzan the Magnificent. Nos três primeiros filmes da série, Gordon representava um Tarzan rude e primitivo, o que desagradava Edgar Rice. Já nos outros três, Gordon foi obrigado a desenvolver um personagem mais civilizado e inteligente, o que expôes seu pouco talento artístico, abrindo espaço para um novo Tarzan que viria com o ator Jock Mahoney (com o qual contracenara no filme Tarzan, the Magnificent).

Mike Henry (15 de agosto de 1936) assim como seus antecessores, era um desportista antes de estrear na carreira artistica. O ex jogador de futebol americano do Pittsburgh Steelers e Ram de Los Angeles, assinou contrato com a Warner Brothers em 1961, onde fez vários trabalhos para TV. Em 1966, fez testes para a série de TV Batman, porém perdeu a vaga para o ator Adam West. De certa forma, isto foi determinante para que estivesse disponível ao ser convocado pelo produtor Sy Weintraub, para interpretar o personagem Tarzan numa nova sequência de longas-metragens. Suas feiçoes físicas que lembravam Burt Lancaster, e seu físico bem delineado foram atributos que o tornaram o Tarzan mais próximo ao personagem de Edgar Rice. Seu primeiro filme Tarzan and Boy Jungle foi levado as telas no mesmo ano; e a ele seguiram-se Tarzan and the Gold Valley e Tarzan and the Great River, que teve cenas filmadas no Rio de Janeiro com a participação de Paulo Gracindo. Infelizmente, durante as filmagens no Rio de Janeiro, Mike foi perseguido por uma vaca e a cena chocou os fãs, que não distinguiam o personagem do ator; e outro incidente no México fizeram com que desistisse de continuar na série.  

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Johnny "Tarzan" Weissmuller

Em 2 de julho de 1904, nascia na pequena cidade de Timisoara na Romênia, o pequeno János Weissmüller; filho de família com descendência alemã. Aos 7 meses de vida, mudou-se para os EUA com a família, onde teve o nome adaptado para a nova origem: Johnny Weissmuller. Esportista desde criança, Johnny dedicou-se a natação, esporte que lhe proporcionou 5 medalhas olímpicas nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, estabalecendo ao longo da carreira 67 recordes mundiais. O porte físico e as excepcionais qualidades atléticas fizeram que recebesse o convite para deixar as competições e ingressar no mundo das produções cinematográficas. Em 1929, fez uma pequena aparição no musical Glorifying the American Girl; posteriormente entre 1931 e 1932 participou de alguns curtas-metragens que traziam a natação como tema principal. Neste último ano assinou contrato com a MGM para personificar o personagem de Edgar Rice Burroughs, estreando uma longa sequência que se seguiria, com o filme Tarzan, the Ape Man (Tarzan, o Filho das Selvas).

O filme conta a história de um grupo de aventureiros que se embrenham na selva africana em busca do lendário "Cemitério dos Elefantes" que os levaria a uma extraordinária fortuna em marfins. Nesta aventura, os amigos Harry Holt (Neil Hamilton), James Parker (C. Aubrey Smith) e sua filha Jane (Maureen O'Sullivan), enfrentam os mais diversos perigos nesta difícil empreitada. Acompanhados a distância por Tarzan (Johnny Weissmuller), o grupo vê a jovem ser raptada pelo Homem Macaco. Neste ponto, a origem do encontro de Tarzan e Jane diverge da versão original de Burroughs.

Assustada a jovem teme pela sua segurança ao lado de Tarzan, porém, a medida em que este enfrenta os maiores desafios para protegê-la, acaba se apaixonando por ele. Paralelo ao relacionamento entre Tarzan e Jane, a aventura prossegue até o "Cemitério dos Elefantes". Apesar da precariedade dos recursos tecnológicos da época, o filme prima por cenas de profundo realismo como nas batalhas de Tarzan contra animais selvagens. O sucesso alcançado nessa edição, proporcionou a Weissmuller, outras produções pela MGM até 1942, quando no ano seguinte, já pela RKO continuou até 1948. Weissmuller protagonizou 12 filmes do Tarzan, e coube a ele desenvolver e imortalizar o poderoso grito de vitória do Homem Macaco; que posteriormente seria utilizado por outros atores em outras produções. Ainda em 1948, abandonou o personagem Tarzan e ingressou numa nova sequência, interpretando um outro personagem quase tão famoso,também ligado as aventuras na África selvagem: Jungle Jim (Jim das Selvas).

Aposentado em 1965, envolveu-se numa campanha publicitária, juntamente com outros dois ex-Tarzans, Jock Mahoney e James Pierce, para a divulgação do seriado de TV do Homem Macaco estrelado por Ron Ely. Curiosidade à parte, devido as suas qualidades olímpicas, cultivou-se a lenda de que as cenas onde era perseguido pelos crocodilos, eram verdadeiras, diz-se que Weissmuller saltava na água alguns segundos a frente dos crocodilos que eram soltos em seguida. Johnny Weissmuller tornou-se o mais famoso e importante de todos os Tarzans do cinema, recebendo o prêmio The George Eastman Award, uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, além da homenagem recebida pelos Beatles na capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Seus últimos trabalhos no cinema foram pequenas pontas em 1970 e 1976, respectivamente: The Phynx e "Won Ton Ton, The Dog Who Saved Hollywood".

Em sua vida pessoal, casou-se cinco vezes, Bobbe Arnst (1931-1933); Lupe Vélez (1933-1939); Beryl Scott (1939-1948); Allene Gates (1948-1962) e Maria Brock (1963-1984). Ao longo desses relacionamentos, teve três filhos com Beryl Scott: Johnny Weissmuller Jr., Wendy Anne e Heidi Eliazabeth. Curiosamente, o extraordinário atleta, faleceu aos 79 anos de idade, em 20 de janeiro de 1984, vítima de um edema pulmonar. Para quem não conhece, ou deseja conhecer a obra de Weissmuller, segue sua filmografia: "Tarzan, the Ape Man", Tarzan and His Mate, Tarzan Escapes, Tarzan Finds a Son!, Tarzan's Secret Treasure, Tarzan's New York Adventure, Tarzan Triumphs, Tarzan's Desert Mistery, Tarzan and the Amazons, Tarzan and the Leopard Woman, Tarzan and the Huntress e Tarzan and the Mermaids; além dos 16 episódios no seriado "Jungle Jim".
 
↑Top