segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chic

Segundo os meus pais, esta foi a melhor época para sair de casa e encontrar momentos de pura alegria, descontração e liberdade de expressão. As músicas estimulavam as pessoas a dançarem por horas a fio, num clima muito saudável onde era possível encontrar sempre novas amizades. Segundo eles, frequentemente eram realizados campeonatos de dança que apesar de propiciar disputas acirradas promoviam a aproximação cada vez maior de pessoas que jamais imaginavam existir. Vários grupos e cantores surgiram nessa época, e ao longo desta semana vou dedicar um espaço a este mágico movimento que foi a disco music.

Chic é um grupo africano,criado na década de 70, mais precisamente em 1976, por Nile Rodgers e Bernard Edwards. Muitas música foram feitas ao longo do tempo, porém, o grupo consagrou-se com os seguintes hits: "Dance, Dance, Dance", "Everybody Dance", "Le Freak", "I Want Your Love", "Good Times" e "My Forbidden Lover". No início da carreira, Nile e Bernard formaram a banda de rock The Boys, posteriormente a banda Big Aple, com a qual fizeram diversos shows em Nova York.

Apesar da agenda estar sempre cheia, eles nunca chegaram a assinar contrato com as gravadoras da época. Com a chegada de novos integrantes, incluindo, LaBelle e a vocalista Norma Jean Wright, iniciaram seu trabalho, gravando o primeiro disco (Chic) na Atlantic Records.Agora com o novo nome, o grupo Chic passou por diversas mudanças, principalmente dos membros.Luci Martin foi uma das integrantes que entrou no final da década de 70. Após o lançamento de We Are Family, Norma arriscou-se na carreira solo, mas contribuiu para que uma série de outros hits chegassem a mídia. Ainda em 1978 lançaram uma obra-prima da disco music, o álbum C'est Chic, que continha a música Le Freak, uma das mais famosas do grupo. Com 6 milhões de cópias vendidas, a música Le Freak ficou no topo das paradas norte-americanas (até a década de 90, quando foi substiuída por Vogue, da Madonna). No ano seguinte, o grupo lançou o álbum Risqué e emplacou mais um hit, dessa vez, "Good Times". Considerados um dos mais influentes conjuntos da época, eles escreveram uma série de músicas para os grandes nomes da disco, além de lançarem o talentoso Luther Vandross ao universo musical.

Apesar do sucesso, em 1980 a separação foi inevitável. Edwards, Thompson e Rodgers tornaram-se produtores e lançaram uma série de sucessos, dentre os quais, destaco o álbum Like a Virgin de Madonna, Notorious de Duran Duran e Let's Dance de David Bowie. Após uma reunião em 1992, surgiu o single "Chic Mystique", que fazia parte do álbum Chic-Ism. O trabalho rendeu elogios e agradou o público em geral. Infelizmente, quatro anos depois do lançamento de Chic-Ism, Edward faleceu vítima de pneumonia e Thompson em 2003, vítima de câncer. Atualmente, com uma nova formação, realizam shows pelo mundo e tem como trabalho mais recente o álbum The Definitive Groove Collection de 2010.

Passaram por Chic: Bernard Edwards, Alfa Anderson, Luci Martin, Tony Thompson, Norma Jean Wright, Fonzi Thornton, Robert Sabino, Raymond Jones, Andy Schwartz, Sammy Figueroa Michelle Cobbs, Karen Milne, Cheryl Hong. A formação atual é composta por: Nile Rodgers, Sylver Logan Sharp, Jessica Wagner, Richard Hilton, Jerry Barnes, Omar Hakim, Bill Holloman, Cherie Mitchell, Gerardo Velez, Curt Ramm e , Valerie Haywood. Em 19 de setembro de 2005, o grupo foi homenageado no Dance Music Hall of Fame e em 2009 foram inseridos no Rock and Roll Hall of Fame. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas: Good Times e Le Freak

30 comentários:

Blog UaiMeu! disse...

Vc mesma disse que seus pais valorizaram mto eles. Acho que na epoca deles era mais divertido sair pra dançar, se divertir, hj infelizmente está tudo mto perigoso, q legal conhecer mais um grupo, adorei!

E sobre o meu post do U2 sabia q vc iria gostar... tem bom gosto, uai! kkkkkkkkkkkk
Os caras são incríveis!
bjs
Renata

Anônimo disse...

conheço algumas bandas de disco music, mas está não conhecia

http://rocknrollpost.blogspot.com/

Alex Monteiro disse...

Em 19 de setembro de 2005, o grupo foi homenageado no Dance Music Hall of Fame.

________________________________________________
E eu comemorava meu aniversário de 10 anos ¬¬'
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'

Leonardo disse...

Que divertida essa música que está tocando no blog :D
Também não conhecia eles, não de nome pelo menos...Engraçado como essas músicas da disco music são contagiantes...hehehehe


18 anos SÓ? É bem mais nova que eu (tenho 23). Interessante, pois pela quantidade de coisas que você conhece das diferentes artes eu imaginava você mais velha. Não por já ter esse gosto, mas pelo tempo que teve pra conhecer tudo isso...Aos 30 você vai ser uma verdadeira enciclopédia então hahahahaha :P

Fabiane Daz disse...

Eu já conhecia eles de algum lugar.. mas não tão bem quanto foi apresentado no seu blog! Adorei a postagem!

Bella Fowl disse...

Eu realmente adoro esse blog. É sempre ótimo relembrar os bons e velhos clássicos. O bom gosto no século XXI está difícil. Vir até aqui mostra que é possível ouvir boa música resgatando o antigo.

Adriana Santtos disse...

Não conhecia, pra falar a verdade nunca tinha visto falar...É vivendo e aprendendo mesmo, gostei de conhecer um pouco sobre, a música é bem dançante mesmo, como tinha dito no início do post um tipo de música que estimulavam as pessoas a dançarem por horas a fio..Mais uma vez um show de cultura nesse blog!

Sou fã já!

Aneurysm disse...

Nossa rubi a um bom tempo que não venho aqui,
Mais continua de parabéns seu blog ^^
Me amarrei na batida da música hauuaha

Mari Fagundes disse...

Eu amei essa música do blog, muito boa!!!
E adorei o post tbm, sempre muito bom passar por aqui :)
beijoos =*

Láh/ disse...

Sinceramente?/.. Não suporto DISCO!! HAHAHA

Pela primeira vez pausei a música que tá tocando no seu blog iaehiraher xDD

É, mas com uma coisa devo concordar.. Essa época Disco era muito boa.. o pessoal ainda podia sair pra se divertir..pra DANÇAR,
Hoje o povo vai -desculpe o vocabulário- pra dar.. Sem contar que vc pode ir e não voltar né?..

Filosofia Caseira de Andinho Yankee disse...

Caraca, "Chic" era chique mesmo - às vezes eu fico imaginando como era bom o tem do auge da Disco Music... Aquela galera estilosa, cheia de swing, como o pessoal da banda aí.
Minha mãe disse que era criança quando ouviu Chic, ela confirmou que era "pancada" mesmo (rerererere). E eu, mais uma vez não conheciaaa.
Rsrsrsrs...
Muito bom conhecer mais um clássico.
Adoro demais esse blog.

Parabens outra vez.

andersonyankee.wordpress.com

hrdoblush disse...

como sempre lindo akii
parebénns

http://www.hrdoblush.com/

M. disse...

Rubi, não lembrava deles! Mas imagino como devia ser contagiante viver esse período dessas músicas. Aqui realmente é o lugar de todos os clássicos! Bejim e ótima semana.

Ana Ferreira disse...

Rubi,
Acho que essa geração disco se divertiu demais. A atmosfera de tudo que segue o estilo é muito gostosa, leve, descontraída.
A banda parece realmente boa e achei interessante não terem realmente firmado contrato com gravadoras. Livres para criar e recriar, de certa forma.
Versões de Like a Virgin são sempre legais de se acompanhar, fico imaginando essa. haha

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Ahhh... quando ouvi a musica do player corri nas musicas do meu PC pra ver se era a mesma e não é que é! Eu tenho ela junto com varias outras que eu adoro ouvir, amei o post e é bom saber que existiu uma época que poderíamos sair pra dançar e fazer amizades e ficar seguros com tudo isso, e que banda hein... agora que eu sei quem é a banda vou caçar outras musicas.^.^
Obrigada pela força no meu post... ser sincera as vezes tem as desvantagens... mais realmente eu fiz o certo, sei que um dia ela vai entender... Beijoooos

Unknown disse...

Chic bein..rs..falando serio, já ouvi as músicas por que vira e mexe baixa a caçadora de relíquias, gosto de músicas antigas fico fugindo do novo do colorido da falta de sentido nas músicas de hj em dia, mas teu blog como sempre é um poço seguro de informação, nem precisamos mais pesquisar em sites diversos.

Felipe Barta disse...

Indo pro Ares agora proucurar uma musica :D

Maria Martins disse...

Eu não sou muito de bandas antigas, às vezes eu escuto algumas musicas em festas de época ^^

DOUGLAS disse...

BOns tempo (dizia minha vó) nao conhcia essa banda nao :/
agora ocnheço :D

http://fatos-em-foco.blogspot.com/

Alex AULatinha disse...

Quem nunca cantou "Aaaaah Freak out! Le Freak, C'est Chic" ou "Everybody dance, tchubirubiru clap your hands, clap your hands!"
Para quem não conhece, baixe agora msm.
Sua vó não tinha internet, vc tem.

Anônimo disse...

Meus pais tem um disco deles, muito bom!!!

J.Game. disse...

não os conhecia, mas gostei muito da musica.

J.Game. disse...

Belo post adorei!!!

Ygor disse...

opa esse grupo eu já ouvi falar em. hehehe

Ygor disse...

Quando li a noticia, comentei com minha avó, e ela tem um vinil deles!

Luiz Felipe Camilo disse...

AMO!
Assumo que durante anos, Vogue-Madonna fora o meu hino. * Haha
Até que comecei a ler e descobri Chic. Foi amor a primeira vista. Vintage esta em alta e curto muito quando vou em algum lugar com esta vibe.

hrdoblush disse...

lindo lindo ake.. e poster sempre otimoo
parabéns

disse...

Olá, meus pais também falam que os tempos antigos eram os melhores... Fiquei com vontade de ouvir as musicas pra ver se conheço.... bjos :)

Anônimo disse...

Renata,
Você tem razão, na época de seus pais, era tudo muito legal, as musicas eram demais, não havia tanta droga, nem tanta violencia, podiamos sair na rua a qualquer hora sem ser assaltados, e as musicas eram magicas. Ficavamos em uma Boate, mais de 5 horas sem tocar uma musica ruim.
Sei disso, por que vivi essa história, Fico triste que meus filhos não possam viver o mesmo.

Jaime Sampaio disse...

Nile Gregory Rodgers
Born September 19, 1952 (age 62)
New York, New York, United States

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top