segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Hans Heinrich von Twardowski

Hans Heinrich von Twardowski nasceu no dia 5 de maio de 1898. Ator, cantor e escritor, iniciou sua carreira artística em 1920, ano em que foi convidado a fazer parte do elenco do filme Gerechtigkeit. Robert Wiene, impressionado com o talento do jovem ator, chamou-o para fazer uma breve aparição no clássico "O Gabinete do Dr. Caligari" interpretando Alan, amigo de Francis. Considerado um dos grandes nomes do expressionismo alemão, participou de grandes produções ao lado de renomados diretores, tais como Fritz Lang, em Spione e Cecil B. DeMille em The Crusades. Até o início da década de 30 permaneceu na Alemanha, até atuar em Der Herzog von Reichstadt, seu último filme, quando foi obrigado a fugir do Regime Nazista por ser homossexual. No dia 14 de dezembro de 1930, instalado nos EUA, passou a realizar pequenos trabalhos na televisão, até conhecer Marlene Dietrich, uma de suas melhores amigas.

Antes de estrelar em The Scarlet Empress, devido aos problemas financeiros, viu-se obrigado a pedir um empréstimo a Dietrich, a qual lhe ajudou com uma pequena quantia. No ano seguinte dedicou-se ao teatro, escrevendo, dirigindo e atuando. Naturalizado cidadão norte-americano em 1939, viveu o personagem Albert Stalhelm no filme anti-nazista Hitler - Beast of Berlin e com a Segunda Guerra Mundial, todas as produções seguintes, seguiram a mesma linha. O Capitão Gemmler do Dawn Express, foi considerado um de seus personagens mais famosos, e até o final da década de 40, atuou ao lado de Errol Flynn, Ronald Reagan, Ginger Rogers, Cary Grant, Gene Kelly, Cedric Hardwicke, Loretta Young, Ingrid Bergman, Claude Rains, Humphrey Bogart, Em 1942, atuou num dos maiores clássicos de todos os tempos, ao lado de Conrad Veidt que o acompanhou também em O Gabinete do Dr. Caligari, Casablanca. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, temas direcionados ao nazismo ainda eram frequentes, e foi assim que Twardowski encerrou sua carreira no cinema com Resisting Enemy Interrogation.

Pouco antes de falecer escreveu e produziu algumas peças, dentre as quais destaco uma adaptação do clássico "O Mercador de Veneza" de Shakespeare na St. Felix Street Playhouse, Brooklyn. Em 1952, como participação especial, fez sua última aparição na tv na série Robert Montgomery Presents e veio a falecer, vítima de ataque cardíaco, em 1958, aos 60 anos de idade.

5 comentários:

Tsu disse...

Oi Rubi!
Bom, você está procurando um filme que aborde um assunto assim com belas mensagens de vida? Eita deixa ver se eu me lembro...bom eu sou mais habituada com uns filmes ujm pouco mais recentes do que você posta no seu blog..mas um filme que me fez chorar litros por ser tão bonito é Em Busca da Terra do Nunca (tem um artigo no meu blog), o clássico Á Espera de um Milagre, Á Procura da Felicidade (lição de vida), Antes de Partir...Para Sempre ao Seu Lado (tem artigo no blog)...bom eu vivo chorando em filme..é uma coisa de louco...e de anime eu recomendo Angel Beats...ensina muita coisa.
Bjs!!!
E fico no aguardo de ver a postagem do Dr. Caligari!

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Aí... Rubi, preciso ver aquele outro filme, não consegui assistir no youtube e depois de cair doente, tô mal... rsrsrsrs... Sempre tem ótimas dicas de filmes e quem dera que todos fossem passados pra DVD... Ando mais uma vez adoentada, esse tempo está me matando, mais estou retribuindo as visitas ao meu Blog já já volto a ativa... Bjs =D

Fabi disse...

meu irmão virou fã do seu blog!
uai, adoro esse casos de nazismo, e ele foi expulso da Alemanha... vou pesquisar mais da vida dele!
obrigada por sempre marcar presença no meu blog!

Anônimo disse...

A última película é muito boa. The Strange Death o Adolf Hitler. Parabéns pelo blog, muito rico em conteúdo.

Bruna Worspite disse...

Olá!
Adoro homens fardados, rsrs
Lindo ele e que bela história, belas peças, filmes!
Curti ^^

Bjs
http://bruhworspite.blogspot.com/

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top