quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Jozef Kroner

Em 20 de março de 1924, nascia na cidade de Staskov na Eslováquia, Jozef Kroner que ao longo da vida tornou-se um dos mais proeminentes atores do cinema eslovaco. Oriundo de uma família envolta no meio artístico, Jozef  nunca estudou artes dramáticas, porém desenvolveu desde a adolescência a mesma fascinação pela sétima arte, dando seus primeiros passos em companhias de teatro amador. Finalmente, fez sua estreia nas telas do cinema, em 1949 no filme  Katka do diretor Ján Kadár, num papel secundário sem muita expressão. Quatro anos mais tarde comporia o elenco do filme Pole neorané já com o personagem mais participativo.

A este seguiram-se outros trabalhos em produções do cinema tchecoslovaco, búlgaro e húngaro. Suas performances o conduziram a co-estrelar juntamente com Ida Kaminska o filme Obchod na Korze (A Pequena Loja da Rua Principal) em 1965, novamente sob a direção de Ján Kádar. Jozef ainda participou de várias séries para TV. Considerado pelos amigos uma pessoa sempre bem humorada e de forte presença de humanismo, tampouco a idade avançada impediu-o de continuar trabalhando, encerrando a carreira em 1996 com o filme "...ani smrt nebere" e a série Konec velkých prázdnin.

Recebeu alguns títulos por seu trabalho tais como Zaslúžilý Umelec (título honorário) e Národný Umelec (Artista Nacional) em 1967 e 1978, respectivamente; e em 1987 recebeu uma homenagem do diretor Fero Fenic, que produziu o documentário para TV Trate života Jozefa Kronera. Em sua vida pessoal, casou-se com a atriz Terézia Hurbanová-Kronerová com a qual teve uma filha Zuzana Kronerová, que também tornou-se atriz e atua até os dias atuais. Faleceu em 12 de março de 1998 aos 73 anos de idade; sendo eleito em 2000, numa homenagem póstuma, como o Ator Eslovaco do século XX. No ano seguinte, a família fundou a Jozef Kroner Foundation, e o prêmio Jozef Kroner para os artistas cinematográficos, em sua homenagem.

14 comentários:

Poções de Arte disse...

Oi Rubi!
Muito obrigada pela visita carinhosa na caverna.
Todas as "poções" são feitas por mim. Adoro pintar e brincar com artesanato. Acabou virando um segundo ofício, já que sempre tem uma encomendinha aqui, outra ali. A família que adora, pois sempre ganham presentes.

Sabe, adoro filmes antigos e ontem estava assistindo Romeu e Julieta de 1968. Lembrei de vc. Esse mundinho virtual aproxima as pessoas dessa forma. Não as vemos, mas associamos com acontecimentos diários.

Um lindo dia pra vc,
Abração esmagador.

Jefferson C. Vendrame disse...

Rubi, como vai tudo bem?
Não conhecia a vida e ainda não conheço nada da obra de Kroner.
Parabéns pelo post, você como sempre nos trazendo cada vez mais material raro de artistas que muitas das vezes, apesar de tão famosas, tornaram-se esquecidas...

Grande abraço...

Iza disse...

Gostei bastante do seu post. Não conhecia este grande ator, mas pelo que disse ele é bem famoso. Gostei da iniciativa da fundação com o nome dele.
Beijos <3

Bruna Worspite disse...

Este eu não conhecia, quantas obras e quanta arte, cultura!
Adorei


Bjs

Blog: Vida de Noiva

Produtos de Casamento: Clique Aqui

Maxwell Soares disse...

Olá, Rubi. Não conheço Jozef Kroner. No entanto, estou conhecendo, agora. Pelo que li ele parece uma autodidata. Sua fisionomia me fez lembrar Daniel Craig (007). Você não acha? Um abraço, Rubi. E obrigado por suas gentis palavras. Até...

Bia Alencar disse...

Quantas obras Rubi!! O cinema é uma arte maravilhosa, parabéns por continuar trazendo a tona artistas esquecidos pelo público! Abraços, :)

disse...

Foi um prazer conhecer O Ator Eslovaco do Século XX! Muito legal saber que Jozef era uma pessoa simpática e que sua filha também é atriz.
Beijos!

Victória Cruz disse...

Oi flor!
eu não o conhecia, confesso, mas ele me parece ter sido alguém bem interessante. Os bons estão morrendo, é o que sempre digo..
beijo
croquidemoda.blogspot.com.br

Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia disse...

Rubi vc realmente fala sobre cinema , as precisam abrir seu leque de conhecimento e aqui é o lugar certo, aí basta correr atrás pra tentar achar os filmes que você nos apresenta. Aliás, Natal está chegando, vai sugerir algo por aqui?Só ñ vale Ben Hur heheheh...brincadeira...eu gosto de Ben Hur
Bjs, querida!

Unknown disse...

Muito legal conhecer este grande artista, Rubi ;)

http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

ANTONIO NAHUD disse...

Ele está ótima em A PEQUENA LOJA DA RUA PRINCIPAL.

O Falcão Maltês

Aline disse...

Que bela homenagem ele recebeu!!!

M. disse...

Quanto mais venho aqui, mais aprendo!

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top