segunda-feira, 31 de outubro de 2011

The Shining - O Iluminado

Baseado na obra de Stephen King, The Shining (O Iluminado) é visto como um dos melhores filmes de Stanley Kubrick, juntamente com 2001: Uma Odisséia no Espaço e Laranja Mecânica. Lançado em 1980 e estrelado por Jack Nicholson, a história gira em torno de uma família que passa a habitar um grande hotel. Jack Torrance (Nicholson), é um escritor que aceita o cargo de zelador do Hotel Overlook durante o inverno. Ciente de que o local não receberia hóspedes durante este período, Jack acredita que a solidão o ajudará a escrever seu novo livro. Alertado por Stuart Ullman (Barry Nelson) gerente do hotel, que o zelador anterior assassinou sua própria família devido a "Síndrome da Cabana", Jack não o leva a sério e decide aceitar a proposta de residir no local. Acompanhado por sua mulher Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd); o qual possuía poderes paranormais que lhe permitiam vislumbrar acontecimentos passados e prever outros ainda por vir, embora ninguém acreditasse nele.

Logo com a chegada da família, Dick Hallorann (Scatman Crothers) o chefe de cozinha, apresenta todas as dependências do Hotel para a família. E antes de deixar o local aos cuidados de Jack, Dick tem uma conversa reservada com o pequeno Dannny, falando sobre seu dom, dizendo-lhe que também possuía semelhante habilidade; e procura alertá-lo sobre as possíveis visões que poderá ter dentro do Hotel, advertindo-o a nunca entrar no Quarto 237. Sozinhos no enorme Hotel, a família Torrance passa a executar as tarefas diárias de manutenção do local.

Isolado pela nevasca que assola a região, distante da civilização e sem meios de comunicação, o Hotel transforma-se num cenário repleto de acontecimentos assustadores. Um mês depois, os projetos do novo livro de Jack não evoluem, Danny passa a ter convívio constante com seu amigo imaginário Tony, e Wendy passa a ter preocupações sobre tudo que os levaram a aceitar o emprego, e sobre a mudança de comportamento de seu marido. Algumas cenas clássicas dão maior ênfase ao clima de terror e suspense, tais como: as gêmeas no corredor, a palavra REDRUM (murder) escrita com batom pelo pequeno Danny possuído pelo misterioso Tony, o rosto de Jack no buraco da porta causado pelas machadadas, entre outras tantas que o filme reserva a seus espectadores.

Eu poderia detalhar o filme em seus mínimos detalhes, porém isto tiraria o prazer e a surpresa de assistí-lo. Portanto, reservo para quem não o assistiu a possibilidade de desfrutar de toda essa magia criada por Stanley Kubrick, e para quem já assistiu a oportunidade de rever essa obra: The Shining - O Iluminado




Produção e bastidores - O mistério por trás das câmeras
Produzido nos Estúdios da EMI Elstree Studios, na Inglaterra; o set para a criação do Hotel Overlook foi o maior construído até então, e apresentava uma cópia de toda a parte externa do Hotel. Um fato curioso que não é mencionado no filme é de que o Hotel Overlook foi construído em cima de um cemitério indígena e durante as obras muitos índios foram mortos. A escolha das músicas que fizeram parte do filme foram selecionadas pelo próprio Kubrick, porém coube ao diretor Gordon Stainforth o processo de montagem e edição da trilha sonora, valorizando cada cena exibida. O Iluminado conquistou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante com Scatman Crothers, além de ser nomeado a várias outras categorias e fazer parte da lista do American Film Institute.

Renata e Ricardo comentam:
Pontos positivos: Uma belíssima atuação de Jack Nicholson concorrendo ao Oscar mas não levando, algo incrível em Hollywood. Dirigido por Stanley Kubrick um dos diretores mais loucos e criativos que o cinema já teve, acredito que esse filme foi uma viagem de conhecimento e técnica para os atores e direção. Um filme que marcou época e até hoje é lembrado por todos que curtem o bom cinema mundial. Pontos negativos: Acho que não exista pontos negativos nessa obra prima do cinema. O filme é uma obra prima da genialidade de Kubrick com uma belíssima atuação de Jack Nicholson além do filme fazer você refletir sobre solidão, tristeza, abandono e a relação familiar em meios a crises existenciais e coisas do “além” (fantasmas) rsrs. Acredito que todos devem ver e tomar suas próprias conclusões sobre essa bela obra do cinema. - do blog UaiMeu

12 comentários:

Blog UaiMeu! disse...

Oi Rubi estamos muito felizes de participar do seu blog, é uma honra ter o nome do nosso blog NO ALL CLASSICS.
Obrigado pela oportunidade e já sabe precisando é só falar...

Realmente é um filme muito misterioso que prende muita atenção,vale a pena assistir.
Abraço Ricardo

ANTONIO NAHUD disse...

é um dos filme de terror que mais gosto... já o vi umas três vezes e sempre me assusto...rs... rubi, aguardo vc no QUIZ...
beijos

O Falcão Maltês

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Filmaçooo... eu adoro este filme e sempre me surpreendo com as cenas, é forte e cheio de historias, uma obra prima!! Arrassou!!
Que bom que gostou do Selinho, eu sei que vc não posta, mais não poderia deixa-la de fora!! Beijuuus.
Ahhhh... que bom que gostou do desenho... rsrsrsrs... é só chamar que eu vou!! =P

Blog UaiMeu! disse...

Não poderia deixar de passar aqui e agradecer a sua gentileza. Adoramos a análise do filme e principalmente por contribuir nesse novo projeto em parceria.
De coração muito obrigada e se precisar como diz Ricardo estamos ai! Rsrs

Bjos
Renata

Anônimo disse...

Filmes de terror antigo nós dão mais medo do que os de hoje porque parecem ser de verdade. Porque imaginamos que naquela época era impossível fazer tais efeitos. E como sempre amando o blog né ?

O Neto do Herculano disse...

Mais um da minha série:
"trago na camisa".

Unknown disse...

Nossa.. este é um dos filmes mais assustadores já feito!
Prezando pela similaridade com o livro e a direção sem limites de Kubrick, não é a toa que se tornou clássico!

Não sabia da história do cemitério indígena...
Eles não virão o Poltergeist e Cemitério Maldito antes de construir em cima?! (hehehe)

Muito bem lembrado!

;D

Allan Lemos disse...

Filme fantástico, tenho na minha coleção de dvds, Jack Nicholson dispensa comentários, Danny Lloyd (o garoto do filme que mais tarde virou professor de biológia na vida real) é outro que surpreende, tbm gostei bastante do falecido Scatman Crothers.

Em pensar que Stephen King não gostou da adaptação.

Tsu disse...

Oi Rubi!
É..vc já tinha comentado no post sobre Monster e acabou escolhendo, novamente, um post que pretendo reescrever e fazer uma baita análise! Sacanagem?! ahshashahshash
Para mim, o melhor filme de Kubrick é Laranja Mecânica, seguido por Odisséia no Espaço - esse eu considero como o filme mais complexo já criado pelo cinema.
Mas veja Monster sim, irá gostar.
Agora..ILUMINADO é uma obra de arte de Kubrick! O livro de Stephen King já é excelente e o filme captou muito bem a essência. Claro, o enquadramento perfeito de câmera que Kubrick fez é um dos pontos fortes juntamente com a trilha sonora. Mas o que seria do filme sem Nicholson? Para mim, um de seus melhores papéis, senão o melhor. Até hoje a expressão dele, tão marcante e referencial ao filme, nos causa medo. Ele sabe mesmo como ser um autêntico psicopata rs...me pergunto se ele ou Hopkins mais me assustam...

Bom, espero que vc possa ir no ZW até porque acho que vc irá adorar o evento!
bjs!

http://www.empadinhafrita.blogspot.com

J. BRUNO disse...

Realmente é uma obra prima, sem dúvidas!
Suspense psicológico da melhor qualidade... a expressão facial do Nicholson, o que é aquilo???? Sinto arrepios até hoje!
.
Confiram no SUBLIME IRREALIDADE: O Encouraçado Potemkin http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/10/o-encouracado-potemkin.html

Jefferson C. Vendrame disse...

Ainda não me dei o previlégio de ver esse filme.(O Iluminado)
Confesso que não me interesso muito pelos filmes de horror e pelo cinema dos anos 70, mas estou começando a ter curiosidade em ver algumas obras muito comentadas como o caso desse.
ótimo texto, ótimo blog

Abração

Anônimo disse...

Como faço pra ter esse filme ? To loco pra assistir :S

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top