quarta-feira, 31 de julho de 2013

Los Cinco Latinos

Quando falamos de rock and roll, nos remetemos a Bill Haley and his Comets, Chucky Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis; e quando o assunto é Doo Wop lembramos do conjunto The Platters, entre outros tantos nomes que marcaram história destes ritmos. Porém, em 1957 surgia na América do Sul, mais especificamente, na Argentina; um grupo que revolucionaria o estilo fora do eixo norte-americano. Liderados pela exuberante Estela Raval, dona de uma voz inconfundível, e seu marido, o trompetista Ricardo Romero; surgia em Buenos Aires o grupo "Los Cinco Latinos" , que trazia ainda os músicos Hector Buonsanti, Mariano Crisiglione e Francisco Jorge Crisiglione Pataro. Considerado por muitos o grupo vocal mais famoso de todos os tempos, foi um dos pioneiros do rock latino e um dos primeiros a cantar rock em espanhol. Adotando um estilo Doo Woop; que imortalizou o grupo "The Platters"; Los Cinco Latinos romperam as fronteiras argentinas e alcançaram fama mundial entre 1957 à 1970.

Em 1957, lançaram seu primeiro single junto a Columbia Records com as músicas "Quiereme Siempre" e "Abran las ventanas"; e no ano seguinte a gravação do primeiro álbum Maravilloso, Maravilloso pela mesma gravadora, com sucessos como Recordándote (que alcançou o segundo lugar no ranking mundial) Quiereme Siempre, Abran Las Ventanas e uma versão latina do grande sucesso Only You (Solo Tu). Em 1959, o segundo álbum Dímelo tú, proporcionaram-lhes a primeira turnê internacional por países sul-americanos e México (onde permaneceram por seis meses). No ano seguinte, com a saída de Francisco Jorge e a integração de Carlos Antimori, apresentaram-se na Espanha com status de super estrelas no "Parque de La Flórida".

Permaneceram na Espanha por cerca de 18 meses, com destaque para uma apresentação em Valença na Praça dos Touros no dia 29 de junho de 1960 ao lado do grupo The Platters, diante de cerca de 35mil pessoas. Em 1969, apesar do grande sucesso que desfrutavam, o grupo anunciou a dissolução com a saída de Estela Raval que partiu para a carreira solo junto com o marido; porém não obteve o mesmo reconhecimento de quando à frente da banda. Mariano criou seu próprio grupo, Antimori montou uma orquestra e Hector passou a trabalhar com arranjos musicais. Para felicidade dos fãs, em 1982 os organizadores da Copa da Espanha convidaram-nos a se reunirem novamente, o que acabou por ocorrer porém sob o nome de "Estela Raval y Los Cinco Latinos" compondo a mesma formação dos anos 60 com a exceção a Hector substituído por augusto Gramatta.

O retorno ocorreu no dia 30 de junho num show intitulado "A Reunião dos Cinco Latinos" no mesmo local de sua primeira apresentação na Espanha em 1960. Em 2003 conquistaram o Prêmio Gardel de Melhor Álbum Romântico com o álbum Adelante e o Disco de Ouro com mais de 30mil cópias vendidas. Ainda realizaram um show de mesmo nome para mais de 300mil espectadores. Em 2006 lançaram um DVD com os melhores momentos no Teatro Astros de Buenos Aires. No ano seguinte, lançaram "Maravillosos 50" em comemoração aos 50 anos do grupo. Para deleite dos fãs, o grupo continua em plena atividade. Para aqueles que já conhecem o trabalho de Los Cinco Latinos, fica aqui a oportunidade de rever grandes sucessos; e para quem não os conhece eis a grande oportunidade de ouvir os " The Platters argentinos", e se deslumbrar com a voz maravilhosa de Estela Raval: La Hora Del Crepusculo,Como Antes e Amor Bajo Cero.

8 comentários:

disse...

Adorei! Abra las ventanas é uma música muito animada, me deixou no clima para voltar para as aulas de espanhol!
Beijos!

Penélope disse...

Lembro-me de todos e amo sempre recordá-los...
Um grande abraço!!!

Suzane Weck disse...

Ola Ruby,mas que maravilha rever 'Os 5 Latinos".Sempre admirei muito o grupo.mas não sabia da sua história.Nos destes um presente com esta postagem.Agradeço muito as felicitações e a presença na minha "festinha".Meu grande abraço.SU

Bia Alencar disse...

música latina, é sempre gostosa de ouvir; e misturada com o rock então...perfeito! Ótimo poster Rubi, e valeu por ter me apresentado essa ótima banda!

Jefferson C. Vendrame disse...

Oi Rubi, como vai? Nossa, eu nunca imaginei que na Argentina existiu um grupo de Doo Wop no melhor estilo de The Platters. Vou procurar ouvir.O The Platters inclusive, já veio em minha cidade a uns 3 anos atras você acredita? Na época lembro-me que não pude ir,mas o arrependimento é enorme, nem gosto de lembrar.
Desse estilo de música gosto muito dos THE SKYLINERS, com a ótima THIS I SWEAR.

Ótimo Post, parabéns!

Penélope disse...

Passando para lhe desejar um grande final de domingo.
Um abraço, Rubi

Tsu disse...

Oi Rubi!
Tudo bom?
Sabe o que achei mais legal nessa postagem? É as duas fotos que mostra os integrantes: quando eles eram mais jovens e depois que estavam mais velhos..muito legal!
Ah fico feliz que vc curtiu a postagem sobre o AF *.* Eu gostei muito de fazê-la se bem que deu um baita trabalho, principalmente para decidir as fotos que iria postar e mesmo assim ficou faltando! Quem sabe mais pra frente eu não faça um apanhado de fotos rs.
Poxa...vc é de SP e eu também..temos que combinar e eu te acompanho em um desses eventos, vc vai curtir ^^
Bom, vc viu a lojinha no facebook que fiz para os cadernos e demais produtos? E obrigada por fotografar sua encomenda!
bjs!!!

Patrícia disse...

Como pode nossos vizinhos e ainda em atividade e nunca ouvi falar desse grupo q como vc disse Rubi, são uns dos pioneiros do rock latino , , adorei conhecer e vou pesquisar as músicas deles. Eu adoro Rock dos anos 50, I love Chucky Berry, já fui em show dele em Sampa.
Bjs, amiga!

Postar um comentário

Esse blog destina-se a trazer informações, curiosidades, músicas e muitas dicas. O universo de pesquisa é muito vasto e se você tiver interesse em algo ou alguém deste universo em especial, faça sua sugestão e na medida do possível tentarei apresentar um trabalho que lhe agrade.

 
↑Top