quinta-feira, 28 de julho de 2011

Kool & the Gang

Kool & the Gang é um grupo americano formado em 1964. Sempre inovando o ritmo, iniciaram a carreira no jazz, R&B, funk, soul e disco. Com mais de 70 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro, dois Grammys, sete American Music Awards, 31 álbuns de ouro e platina, foram considerados um dos mais influentes grupos da época. Formado pelos irmãos Robers e Ronald em New Jersey; os novos integrantes foram surgindo ao longo do tempo. Todos os membros eram conhecidos de Robert, pois haviam estudados juntos no ensino médio. com o nome de Jazziacs, assinaram contrato com a De-Lite Records e logo em seguida mudaram para Kool & the Gang.

O primeiro álbum foi lançado em 1969 e levou o mesmo nome do grupo, que apesar de não ter feito o sucesso esperado, fez com que mudassem de estilo e gravassem novos discos. Wild and Peaceful, Spirit of the Boogie e Open Sesame emplacaram alguns hits, inclusive, fez parte da trilha sonora do clássico "Saturday Night Fever" e "Pulp Fiction". Com a chegada de dois novos integrantes: JT" Taylor e com Earl Toon Jr. e o produtor brasileiro Eumir Deodato, lançaram dois discos, Celebration e Ladies Night, considerados pelo público e pelos críticos, os melhores da carreira do grupo. Na década de 80, com a morte de Eumir e a saída de James, o declínio foi inevitável.

As gravações que se seguiram não superaram as expectativas e as vendas iam de mal a pior. Apenas em 1996 voltaram a mídia com a turnê "State of Affairs", e daí, recomeçaram a carreira. Porém uma série de fatalidades tirou alguns dos integrantes do grupo, foram eles: Ricky Westfild que faleceu em 1985, Claydes Smith em 2006 e Spike em 2010. Dos antigos membros permanecem Clifford Adams, Curtis Williams, Larry, Michael Ray,s irmãos Robert e Ronald e Thomas Brown. Atualmente, realizam shows pelo mundo, inclusive nesse ano fizeram shows no Brasil tendo como trabalho mais recente o Single "Lead Miss" e o Dvd que conta com a regravação de todos os hits que fizeram sucesso na década de 70. Para ter acesso a agenda de shows e outras informações, basta clicar aqui.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Charo

Nascida María del Rosario Pilar Martínez Molina Gutiérrez de los Perales Santa Ana Romanguera y de la Hinojosa Rasten no dia 15 de janeiro de 1951, ficou conhecida pelo nome artístico Charo. Atriz, cantora, bailarina e guitarrista espanhola, consagrou-se musicalmente após emplacar o hit "Dance a little bit closer" na década de 70. Filha de advogado e dona de casa, Charo iniciou seus estudos na Espanha, onde aprendeu a tocar guitarra. Graças a sua dedicação, foi nomeada como "Best Flamenco Guitarist" pela Guitar Player Magazine's. A polêmica em relação a sua verdadeira idade, ainda é motivo para muitos boatos, pois de acordo com documentos oficiais, Charo teria nascido em 1941 e casado aos 25 anos de idade, com Xavier Cugat, que na época tinha 66 anos. Após uma série de processos, Charo finalmente conseguiu mudar sua data de nascimento para 1951, o que causou ainda mais espanto, pois se Charo realmente tivesse nascido nessa época, ela teria se casado com apenas 15 anos.

Passado algum tempo, depois de conhecer o maestro Xavier Cugat e casar-se com ele, Charo passou a realizar pequenos shows e apresentações em Las Vegas e Nova York. Sua primeira aparição na Tv foi no noticiário norte-americano " The Today Show " e posteriormente, na comédia Rowan & Martin's Laugh-In. Vista pelo público como uma personalidade divertida e extremamente talentosa, não demorou muito para que fosse convidada a fazer parte do elenco de alguns filmes. Estreou em 1969 com num papel em Tiger by the Tail ao lado de Christopher George, Tippi Hedren e Jeffrey Dean. No auge de sua carreira, naturalizou-se norte-americana em 1977, ano em que lançou seu primeiro disco, uma verdadeira obra prima, acompanhada pela Salsoul Orchestra: " Cuchi, cuchi ", o qual acabou tornando-se um bordão, e emplacou o single "Dance a Little Bit Closer" que atualmente é considerada uma das músicas mais famosas da disco music.

No ano seguinte, divorciou-se e casou-se pela segunda vez com o produtor Kjell Rasten, com o qual teve um filho; o pequeno Shel Rasten. Na década de 70 foi visível a sua evolução e sucesso, prova disso foram as inúmeras participações em séries e filmes ao lado de grandes artistas. Sua filmografia completa, conta com 5 títulos, são eles: Tiger by the Tail, o documentário Elvis: That's the Way It Is, The Concorde ... Airport '79, Moon Over Parador e Thumbelina (apenas sua voz). De 1980 a 1990, decidiu tornar-se dona de casa, participando de pequenos eventos e homenagens, retornando à mídia apenas em 2000, quando foi chamada para participar de um quadro da VH1 que relembrava os clássicos dos anos 70 e também na Fox.

Atualmente, aos 60 anos de idade, realiza shows pelo mundo e apóia passeatas GLS em San Francisco, sendo considerada uma rainha nesse tipo de evento. Realizou algumas apresentações e participou de várias homenagens ao longo de sua carreira, inclusive em séries e documentários. Seu trabalho mais recente é o álbum "Sexy Sexy", gravado em 2011. Aos interessados, deixo aqui o site oficial para que possam conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira de Charo.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Earth, Wind & Fire

Earth, Wind & Fire é uma banda norte-americana criada em 1969 por Maurice White. Conhecida também por EWF, recebeu mais de 20 indicações ao Grammy, recebendo 7 prêmios. Vale lembrar que na American Music Awards, a banda recebeu 40 prêmios. O sucesso foi tanto que foram homenageados com uma estrela na calçada da fama de Hollywood e nomeados ao Rock and Roll Hall of Fame e o Vocal Group Hall of Fame. Tudo começou quando Maurice White, mudou-se para Chicago com a família e conseguiu um emprego como baterista na Chess Records. Posteriormente, foi convidado a fazer parte do Ramsey Lewis Trio, juntamente com seus dois amigos. A música agradou os críticos e principalmente o público, por conta disso, assinaram seu primeiro contrato com a Capitol Records. Dois discos foram gravados, e a banda que antes chamava-se Ramsey Lewis Trio, agora era conhecida como Salty Peppers.

Com a chegada de novos membros, a banda seguia com essa formação Sherry Scott, Phillard Williams, Verdine, Michael Beale, Chester Washington, Leslie Drayton, Wande Flemons e Alex Thomas. Maurice nunca escondeu seu misticismo, e isso fez com que o novo nome da banda fosse relacionado ao seu signo, sagitário. No final da década de 60, já eram mundialmente conhecidos como "Earth, Wind & Fire". O primeiro disco no estúdio foi gravado em 1970 e no ano seguinte, lançaram uma obra prima da disco music "The Need Is Love" com o hit "I Think About Lovin' You". Apesar do sucesso, a separação foi inevitável. Pouco tempo após o lançamento do primeiro álbum, a banda que contava com quase 10 membros, agora tinha apenas Maurice e Verdine, ambos irmãos. Maurice estava decidido a recomeçar por isso, juntamente com seu irmão, dedicou-se a escolher os próximos membros para o EWF.

Em 1972, a mais nova integrante, Jessica Cleaves, reanimou tanto o público quanto os irmãos, pois em questão de meses a banda já estava completa e contava com os seguintes membros: Ronnie Laws, Roland Bautista, Larry Dunn, Ralph Johnson e Philip Bailey. A nova formação garantiu ao grupo um contrato com a CBS e o álbum Last Days and Time que trazia aos fãs hits como "Where Have All The Flowers", "Make It With You" e "Power". Com a utilização de novos instrumentos e ritmos, surgia Head To The Sky e Open Our Eyes; ambos tiveram singles nas paradas norte-americanas. A espiritualidade de Devotion, a mistura de ritmos e a peculiaridade de cada um dos integrantes, fez do EWF uma das bandas mais influentes da Disco Music. Em meados da década de 70, a trilha sonora feita para o filme That's The Way Of The World rendeu ao grupo o Grammy de melhor álbum de funk.

Nessa mesma época, foram homenageados com o disco de platina e criaram a Kalimba Productions, lugar onde produziram seus álbuns e de artistas renomados como Deniece Williams, Barbra Streisand, e The Emotions. Foram muitas as músicas de sucesso ao longo dos anos, principalmente até o final da década de 90. Infelizmente, uma série de fatalidades aconteceram, dentre elas, a morte de Don Myrick, o qual foi baleado acidentalmente pela polícia; a morte de Wade Flemmons e o diagnóstico de Maurice que indicava Mal de Parkinson. Apesar de tudo, os integrantes que restaram continuaram gravando e atualmente, realizam shows pelo mundo. Aos interessados, deixo aqui o site oficial, onde é possível encontrar a biografia, discografia, canções e a agenda completa de shows.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chic

Segundo os meus pais, esta foi a melhor época para sair de casa e encontrar momentos de pura alegria, descontração e liberdade de expressão. As músicas estimulavam as pessoas a dançarem por horas a fio, num clima muito saudável onde era possível encontrar sempre novas amizades. Segundo eles, frequentemente eram realizados campeonatos de dança que apesar de propiciar disputas acirradas promoviam a aproximação cada vez maior de pessoas que jamais imaginavam existir. Vários grupos e cantores surgiram nessa época, e ao longo desta semana vou dedicar um espaço a este mágico movimento que foi a disco music.

Chic é um grupo africano,criado na década de 70, mais precisamente em 1976, por Nile Rodgers e Bernard Edwards. Muitas música foram feitas ao longo do tempo, porém, o grupo consagrou-se com os seguintes hits: "Dance, Dance, Dance", "Everybody Dance", "Le Freak", "I Want Your Love", "Good Times" e "My Forbidden Lover". No início da carreira, Nile e Bernard formaram a banda de rock The Boys, posteriormente a banda Big Aple, com a qual fizeram diversos shows em Nova York.

Apesar da agenda estar sempre cheia, eles nunca chegaram a assinar contrato com as gravadoras da época. Com a chegada de novos integrantes, incluindo, LaBelle e a vocalista Norma Jean Wright, iniciaram seu trabalho, gravando o primeiro disco (Chic) na Atlantic Records.Agora com o novo nome, o grupo Chic passou por diversas mudanças, principalmente dos membros.Luci Martin foi uma das integrantes que entrou no final da década de 70. Após o lançamento de We Are Family, Norma arriscou-se na carreira solo, mas contribuiu para que uma série de outros hits chegassem a mídia. Ainda em 1978 lançaram uma obra-prima da disco music, o álbum C'est Chic, que continha a música Le Freak, uma das mais famosas do grupo. Com 6 milhões de cópias vendidas, a música Le Freak ficou no topo das paradas norte-americanas (até a década de 90, quando foi substiuída por Vogue, da Madonna). No ano seguinte, o grupo lançou o álbum Risqué e emplacou mais um hit, dessa vez, "Good Times". Considerados um dos mais influentes conjuntos da época, eles escreveram uma série de músicas para os grandes nomes da disco, além de lançarem o talentoso Luther Vandross ao universo musical.

Apesar do sucesso, em 1980 a separação foi inevitável. Edwards, Thompson e Rodgers tornaram-se produtores e lançaram uma série de sucessos, dentre os quais, destaco o álbum Like a Virgin de Madonna, Notorious de Duran Duran e Let's Dance de David Bowie. Após uma reunião em 1992, surgiu o single "Chic Mystique", que fazia parte do álbum Chic-Ism. O trabalho rendeu elogios e agradou o público em geral. Infelizmente, quatro anos depois do lançamento de Chic-Ism, Edward faleceu vítima de pneumonia e Thompson em 2003, vítima de câncer. Atualmente, com uma nova formação, realizam shows pelo mundo e tem como trabalho mais recente o álbum The Definitive Groove Collection de 2010.

Passaram por Chic: Bernard Edwards, Alfa Anderson, Luci Martin, Tony Thompson, Norma Jean Wright, Fonzi Thornton, Robert Sabino, Raymond Jones, Andy Schwartz, Sammy Figueroa Michelle Cobbs, Karen Milne, Cheryl Hong. A formação atual é composta por: Nile Rodgers, Sylver Logan Sharp, Jessica Wagner, Richard Hilton, Jerry Barnes, Omar Hakim, Bill Holloman, Cherie Mitchell, Gerardo Velez, Curt Ramm e , Valerie Haywood. Em 19 de setembro de 2005, o grupo foi homenageado no Dance Music Hall of Fame e em 2009 foram inseridos no Rock and Roll Hall of Fame. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas: Good Times e Le Freak

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Saturday Night Fever - Elenco

Julie Bovasso nasceu no dia 1 de agosto de 1930. Escritora, atriz de teatro e cinema, apareceu em diversos filmes e peças ao longo de sua carreira. Na década de 50, foi premiada com o Best Actress Obie (Off-Broadway) Award pelo seu grande papel na peça "The Maids". Já no cinema destacou-se no clássico Saturday Night Fever, interpretando a mãe de John Travolta. Como coadjuvante, apareceu também no filme The Verdict de 1982. Julie sempre foi muito exigente, e talvez por isso, tenha tido tantos problemas com seus amigos, atores e produtores. Por conta disso, logo após participar da novela norte-americana From These Roots, foi demitida. Tem como obra publicada, Gloria and Esperanza. Faleceu no dia 14 de setembro de 1991 aos 61 anos de idade, vítima de câncer.

Paul Pape nasceu no dia 17 de julho de 1952 em Nova York. Dono de uma filmografia invejável, ficou conhecido após atuar ao lado de John Travolta, interpretando seu amigo Double J no clássico "Saturday Night Fever" na década de 70. Presidente da Red Wall Productions, desenvolve uma série de projetos que levam entretenimento ao público. Influenciado pelo trabalho de DeVito e Michael O'Keefe, arriscou-se na Broadway com brilhante apresentação na peça The Cherry Orchard e deu início a sua carreira cinematográfica. Após ser convidado a fazer parte do elenco em Saturday Night Fever, muitas outras oportunidades foram aparecendo. Foi então que na década de 80 iniciou seus primeiros trabalhos como dublador em séries, animações e jogos. Atualmente, aos 59 anos de idade vive com sua mulher Suzanne Angel e sua filha Isabella na Califórnia.

Joseph Cali nasceu no dia 30 de março d 1950. Ator americano, interpretou o Joey, amigo de John Travolta no filme "Saturday Night Fever". Sua filmografia soma pouco mais de 20 títulos, dentre séries e filmes. Embora Joseph tenha se consagrado na década de 70, a década seguinte, lhe rendeu um papel de extrema importância no filme The Competition, estrelado por Richard Dreyfuss e Amy Irving. Atualmente, aos 61 anos de idade, cuida do seu estabelecimento instalado em Los Angeles, chamado Joseph Cali System Inc. Casado com a cantora Lori Lieberman tem como trabalho mais recente uma participação especial na série norte-americana 18 Wheels of Justice (2000).

Martin Shakar nasceu no dia 1 de janeiro de janeiro de 1940. Ator de cinema e teatro, fez grandes atuações na Broadway tanto como protagonista, quanto como coadjuvante. Sua filmografia soma pouco mais de 10 títulos, dentre séries e filmes, dos mais famosos, ressalto: The Equalizer e Law & Order e Saturday Night Fever, como o irmão sacerdote de Tony Manero (John Travolta). Atualmente, aos 71 anos de idade, vive em Brooklyn e realiza pequenos comerciais em canais italianos e árabes.

Outros atores: Barry Miller, Bruce Ornstein, Val Bisoglio, Nina Hansen, Lisa Peluso, Sam Coppola, Denny Dillon, Bert Michaels, Robert Costanzo, Robert Weil, Fran Drescher, Shelly Batt, Murray Moston, William Andrews, Ellen March, Val Bisoglio, Donald Gantry, Ann Travolta, Helen Travolta, Monti Rock III e os não-creditados, Adrienne King, Roy Cheverie, Chere Mauldin, M.J. Quinn e Alberto Vazquez.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Karen Lynn Gorney

Karen Lynn Gorney nasceu no dia 28 de janeiro de 1945. Cantora e atriz, alcançou o apogeu de sua carreira na década de 70, ao lado de John Travolta no clássico " Os Embalos de Sábado à Noite". Filha do compositor Jay Gorney, passou grande parte da sua infância em Beverly Hills, California. Na década de 70, iniciou sua carreira interpretando Tara Martin, na novela norte-americana All My Children, posteriormente consagrou-se como Stephanie Morgano no clássico do cinema e da disco music "Os Embalos de Sábado à Noite", ao lado do galã John Travolta. Depois de um longo período longe das câmeras, a atriz voltou a atuar no começo da década de 90. Inicialmente, interpretando pequenos papeis em filmes como: The Hard Way, Ripe e Rock the Cradle. Em 1995 foi convidada a retomar sua participação na novela norte-americana All My Children.

Posteriormente, foi convidada a participar do elenco de renomadas séries da Tv norte-americana, dentre elas Law & Order, The Sopranos e Six Degrees; e arriscou-se também em produções independentes e pequenos shows na Broadway. Seu papel em Saturday Night Fever criou um vínculo com a disco music, fazendo dela personagem presente numa série de documentários sobre esse contagiante ritmo musical. Em 2007, ajudou a promover a festa do 30° aniversário do filme Saturday Night Fever. No ano seguinte participou do filme Dear J . com atuação destacada.

A partir de outubro de 2010, passou a desempenhar a personagem Belaria na peça Frog no Irish Rep Theater. Vale lembrar que Karen lançou três álbuns: Used to Love You Madly , Hot Moonlight! e The Dance of the Deadly's . Para mais informações, sobre a carreira e vida de Karen, clique aqui.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

John Travolta

Nascido John Joseph Travolta no dia 18 de fevereiro de 1954, ficou mundialmente conhecido pelo nome artístico John Travolta. Ator, cantor, dançarino e piloto de avião, consagrou-se após participar dos seguintes filmes: Saturday Night Fever, Grease, Pulp Fiction, Swordfish, Wild Hogs, Urban Cowboy, entre outros. Seu pai, Salvatore Travolta, era jogador de futebol americano e vendedor de pneus, já sua mãe, Helen Cecilia, era atriz, cantora e professora de inglês. Caçula de seis filhos, estudou na Dwight Morrow High School e finalmente, conseguiu um papel na Broadway, no musical "Over Here!" ao lado dos Sherman Brothers, como dançarino. Posteriormente, foi para Los Angeles e deu continuidade em seu trabalho. Retornando alguns anos depois, fez sua estreia na televisão, na série Emergency. A década de 70 chegava com tudo para John Travolta, pois em 1972 estreou no cinema com "The Devil's Rain", em 1976 apareceu no filme "Carrie" como Billy Nolan, seu primeiro personagem importante no cinema.

No ano seguinte, foi protagonista no filme "Os Embalos de Sábado à Noite" e nessa mesma época, seus hits já estavam nas paradas norte-americanas. Porém em 1978, mais um filme ficaria marcado para sempre em sua carreira, Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978) e novamente como protagonista, atuou ao lado da Olivia Newton John com apresentações musicais fantásticas. Considerado uma lenda de Hollywood por ser o mais novo a receber uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator e um verdadeiro galã dos anos 70, a carreira de John ia de vento em popa. Nessa mesma época, teve a honra de dançar com a Princesa Diana. Na década seguinte, após estrelar em Urban Cowboy, passou por um período difícil em sua carreira e a sequência de grandes filmes foi substituída por uma sequência de fracassos. Somente em 1989 que John retornou as telas com papeis significativos. Prova disso, foi o sucesso em Look Who's Talking e o clássico Pulp Fiction de 1994.

Casado com a atriz Kelly Preston desde 1991, John teve 3 filhos, Jett, falecido em 2 de janeiro de 2009, Ella Bleu e Benjamim. Foram muitos os filmes de sucesso ao longo de sua carreira, as muitas indicações e premiações, mostram seu talento; e seus trabalhos voluntários são a prova de sua solidariedade. John possui uma estrela na Calçada da Fama, e atualmente, aos 57 anos de idade, tem como trabalho mais recente o filme "From Paris with Love" de 2010.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Donna Pescow

Donna Pescow nasceu no dia 24 de março de 1954. Atriz e diretora, alcançou maior popularidade na dácada de 70 interpretando Anette ao lado de John Travolta, no clássico "Os Embalos de Sábado à Noite".Filha de judeus, seu pai era dono de uma pequena banca de jornal, localizada no Brooklyn, Nova York. Donna iniciou seus estudos na Sheepshead Bay High School, onde teve aulas de teatro com Carl Weathers. E em 1973, estreou na Broadwat com o musical Poor Old Fool. Quatro anos depois, foi convidada a fazer parte do elenco em Saturday Night Fever, no qual interpretou uma de suas personagens mais famosas do cinema, Anette, a jovem indecisa e companheira (apenas para dança) de Tony Manero (John Travolta). No mesmo ano, apareceu na novela americana One Life to Live, e embora seu papel não fosse de muita importância, foi a partir desses dois papeis que Donna passou a sr reconhecida pelos diretores e público. No final da década de 70, estrelou sua própria série, a qual deve duas temporadas, Angie.

Foram muitos os papeis nas mais diversas novelas norte-americanas e seriados, porém, em All My Children interpretou uma de suas personagens mais polêmicas, a homossexual Dr. Lynn Carson. Donna casou-se em 1987 com Donald Zelonka e teve um filho, Jack Casey Zelonka, que nasceu dois anos após o casamento.Em 1998, apareceu no cinema novamente como Rosemary Monroe, no filme "Sociedade Dos Maridos Mortos", isso talvez, tenha contribuído para que fosse chamada a fazer parte da série infantil dos Estúdios Disney "Even Stevens" por três temporadas. Atualmente, está com 57 anos de idade, e seu trabalho mais recente foi na famosa série "Cold Case", interpretando Nancy Kent.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever)

Os Embalos de Sábado a Noite (Saturday Night Fever) é um filme dirigido por John Badham, baseado num artigo de Nick Cohn para o jornal The New York Times que foi lançado e produzido em 1977. Com um elenco de peso que que tem como protagonista John Travolta e a trilha sonora inconfundível com grandes hits da década de 70, principalmente dos Bee Gees, este grande clássico do cinema norte-americano, ajudou na divulgação do estilo "disco music", tornando-o popular por todo o mundo. O filme narra a história do jovem e imaturo Tony Manero (John Travolta) que vive em conflito com seus pais. Durante a semana, trabalha numa pequena loja de tintas, e aos sábados, sai com seus amigos: Joey (Joseph Cali), Double J. (Paul Pape), Gus (Bruce Ornstein) e Bobby C. (Barry Miller) para dançar com sua companheira Anette (Donna Pescow). Com o retorno de seu irmão Frank Manero Jr. (Martin Shakar), o qual sempre foi o orgulho da família (por ser sacerdote); as coisas mudam em sua casa. Frank passa a mudar os hábitos e decide não voltar mais a Igreja. Criticado pelos pais que o julgaram, culpado pela mudança do irmão, Tony fica aborrecido.

Já nas pistas, admirado pelos amigos e frequentadores, é considerado o rei da disco music. Influenciado pelos amigos, decide participar de um concurso de dança, inicialmente, com a Anette. Porém, durante uma apresentação, conhece Stephanie Mangano (Karen Lynn Gorney), a qual, dança tão bem quanto ele. Apaixonado, convida-a para ser sua parceira no concurso, deixado a pobre Anette sozinha. Após relutar, Stephanie finalmente aceita, e a partir daí, começam os primeiros ensaios. Cabe aos dois, darem o melhor de si, para saírem vencedores do concurso.

Até o final do filme, muitas coisas acontecem, dentre cenas de luta e apresentações musicais em discotecas. A sequência de fatos ora tristes ora divertidos e principalmente, superação fazem do filme um dos melhores do gênero. Muitas outras versões foram feitas ao longo dos anos, tanto para o teatro quanto para o cinema (paródias). O filme foi indicado ao Oscar, BAFTA, Globo de Ouro, ganhou o Golden Screen e National Board of Review.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Enrico Caruso

Enrico Caruso nasceu no dia 25 de fevereiro de 1873 em Nápoles, Itália. Considerado por Luciano Pavarotti o maior intérprete de música erudita de todos os tempos, fez sucesso tanto na Europa, quanto nas Américas, gravando pouco mais de 290 canções. Iniciou sua carreira aos 16 anos, tendo aulas de canto com Guglielmo Vergine. Terceiro de sete filhos e um dos três sobreviventes, seu pai era mecânico , e incentivou Enri a seguir os mesmos passos, o qual inclusive, chegou a trabalhar ajudando o pai em pequenos serviços. Após algum tempo, seguindo os conselhos de sua mãe, passou a frequentar a escola para tornar-se sacerdote local. Durante este período, escreveu suas primeiras canções e foi convidado a fazer parte do coro da igreja. Com a morte da mãe em 1888, viu-se obrigado a abandonar os estudos para trabalhar. Aos 18 anos,cantava pelas ruas e realizava saraus. Fazendo disso seu primeiro emprego, Enrico Caruso recebia a quantia suficiente para sobreviver e ajudar sua família.

(Na foto ao lado: Bruno Zirato, Dorothy Caruso, Enrico Caruso e Mrs. J. S. Keith) Estreou em 1895 no Teatro Nuovo, Nápoles. A partir daí, foram muitas as apresentações, nos teatros mais renomados do mundo. Porém, foi em 1900 que ele fez uma de suas apresentações mais importantes no Teatro La Scala. Ao lado de grandes figuras da ópera, tais como, Francesco Tamagno e Giuseppe Borgatti realizou um concerto inesquecível, novamente no Teatro La Scala. Um mês depois, foi contratado pela Gramophone & Typewriter Company para realizar suas primeiras gravações acústicas.Isso, contribuiu para que Caruso viajasse a Nova York e assinasse contrato com a Metropolitan Opera em 1903. Sua estreia foi no dia 23 de dezembro do mesmo ano, ao lado de Marcella Sembrich. Com a Segunda Guerra Mundial, Caruso realizou trabalhos voluntários para arrecadar fundos as vítimas da Guerra.

Pouco tempo depois, casou-se com Dorothy Parque e teve uma filha, vale ressaltar que ele já tinha 4 filhos com Ada Giachetti, destes, apenas dois sobreviveram. Fumante, deu entrada no hospital diagnosticado com pleurisia e empiema. No dia 2 de agosto, de 1921, aos 48 anos de idade, faleceu vítima de peritonite. Seus corpo foi embalsamado, e encontra se em Del Piando Cemetery. Cantor premiado e respeitado, foi homenageado até após a morte, dentre os filmes que foram feitos baseados em sua vida, destaco O Grande Caruso (The Great Caruso), de 1951, com o cantor lírico Mario Lanza como protagonista; já na parte musical, destaco a canção Caruso, de Lucio Dalla (1986). Aos interessados, deixo aqui o site oficial que contém, além da biografia, imagens e canções deste grande intérprete da música erudita.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Renata Tebaldi

Nascia Renata Tebaldi Ersilia Clotilde no dia 1 de fevereiro de 1922, foi considerada uma das grandes figuras da ópera italiana e uma das melhores sopranos de todos os tempos. Filha de violoncelista e cantora, após separação do pai,mudou-se juntamente com a mãe para Parma. Aos três anos de idade, Renata Tebaldi sofreu de poliomielite e foi impedida de praticar atividades físicas, tomando gosto pela música. Durante sua infância fez aulas de canto e piano até tornar-se membro do coro da igreja. Durante o Natal, visitou seu tio Valentino ajudando-a em sua pequena propriedade. Destino, ou não, Carmen Melis apareceu para comprar alguns doces e ficou impressionada com o talento de Renata, sem pensar duas vezes, chamou-a para ser sua aluna. Após o término das férias, voltou para a casa da mãe, porém, a vontade de continuar estudando falou mais alto, e em pouco tempo, lá estava Renata e sua família morando próximos a escola de Carmen Melis. Realizou sua primeira apresentação aos 22 anos de interpretando Elena, em Mefistofele, de Arrigo Boito; porém, sua primeira aparição pública foi num famoso teatro na região de Urbino, interpretando "Ebben? Ne andrò lontana" de Catalani.

Em 1945, consagrou-se por sua belíssima atuação nos papéis: Mimì, de La Bohème, e Desdêmona, de Otello. Convidada para o Festival de Edimburgo e o Famoso Covent Garden, Renata Tebaldi foi apelidada por Arturo Toscanini como "A Voz de Anjo". Neste período, emprestou sua voz para a belíssima Sophia Loren no clássico Aida (1953) e iniciou sua "guerra" com a também cantora Maria Callas. Apesar dos boatos, uma atitude honrosa por parte das duas, acabou com os rumores sobre a rivalidade; um abraço amigável no final de uma apresentação na Ópera Adriana Lecouvreur. Tebaldi consagrou-se em muitos papéis, porém (La Forza del Destino), Cio-Cio-San (Madama Butterfly), Adriana Lecouvreur, Tosca, La Wally, Manon Lescaut e Maddalena (Andrea Chénier) foram os mais famosos. Na década de 60, abandonou a carreira para recuperar sua voz, retornando aos palcos em 1964.

Segura e ainda mais bonita, deu continuidade a sua carreira até sua última apresentação em 1976. No mesmo ano, deu aulas de canto para jovens e reservou um tempo para responder cartas e atender telefonemas dos fãs. No dia 19 de dezembro de 2004, Renata Tebaldi faleceu. Seis anos após sua morte, foi homenageada com um belíssimo acervo no 15th century Castle of Torrechiara, o qual exibe ao público os mais diversos itens, desde o início até o fim de sua carreira. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas: Verdi - II Trovadore, La Wally e Madama Butterfly.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Giuseppe Di Stefano

Giuseppe Di Stefano nasceu no dia 24 de julho de 1921 em Sicília, Itália. Considerado um dos melhores cantores do gênero (tenor de Ópera) entre as décadas de 40 e 90, foi apelidado de "Voz de Ouro" e gravou grandes músicas ao lado da também cantora, Maria Callas. Filho de sapateiro e costureira, passou sua infância num seminário jesuíta, até ser chamado para servir no exército italiano. Enquanto isso, teve aulas com o tenor Hugues Cuénod e retornando da Guerra, estreou em 1946 no Teatro alla Scala. Após magnífica apresentação, foi contratado pelo Metropolitan Opera em Nova York, onde estreou em 1948 como o Duque de Mantua em Verdi's Rigoletto. O sucesso foi tanto, que na década de 50 recebeu o Gold Orfeo, prêmio similar ao Oscar e apresentou-se em São Paulo na Ópera de Verdi, La Traviata.

Apesar da mudança em sua voz no final da década de 50, Giuseppe foi escolhido pelo diretor da EMI a gravar as óperas mais populares da Itália, ao lado de Maria Callas. Dessa união, surgiu "Un Ballo in Maschera". Embora o público tenha recebido ambos, entusiasmados, era visível a diferença de suas vozes. Foi então que em 1974, realizaram sua última turnê juntos. Sozinho, encerrou sua carreira interpretando um imperador na Ópera de Giacomo Puccini, Turandot em 1992. Vale lembrar que Giuseppe também fez parceria com Renata Tebaldi e Leontyne Price, cantoras renomadas da época.

Em 2004, Giuseppe foi espancado na sua própria casa por assaltantes e posteriormente sofreu um acidente de carro, juntamente com sua esposa Monika Curt. No final de 2007, foi internado e permaneceu em coma até voltar para sua casa, onde veio a falecer no dia 3 de março de 2008, aos 86 anos de idade. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas: Core 'ngrato, La fleur que tu m'avais jetee e A te o cara - Puritani.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Maria Callas

O canto e a música caminham juntos desde os primórdios da existência humana, são vários os ritmos e formas de expressões e dentre elas, presto agora um espaço para os grandes mestres da ópera.

Nascida Maria Cecilia Sofia Anna Kalogeropoulou no dia 21 de dezembro de 1923, ficou conhecida pelo nome artístico Maria Callas. Considerada um dos grandes nomes da Ópera e a maior soprano do século XX, seu jeito peculiar de interpretar as canções, inspirou muitas gerações. Filha de imigrantes gregos, nasceu em Nova York, porém, devido a dificuldade dos pais, e a crise econômica da época, Maria Callas viu-se obrigada a viajar à Grécia em 1937, juntamente com a mãe. Lá, estudou canto no Conservatório de Atenas, estreando numa apresentação escolar no mesmo ano. Em 1948, com uma apresentação fantástica, chamou a atenção dos críticos e principalmente do público. Isso contribuiu para que no ano seguinte, fosse considerada uma das melhores cantoras do gênero. Na década de 50, apresentou-se na Convert Garden, Metropolitan e La Scala; locais considerados importantíssimos.

(Na foto ao lado, Maria Callas e Marilyn Monroe no aniversário de John F. Kennedy, em 1962.) Perfeccionista, Maria Callas nunca escondeu sua rivalidade com a também cantora, Renata Tebaldi, a qual foi alvo de muitas críticas nos mais diversos jornais. Porém, o que ninguém poderia imaginar, é que Maria Callas estava prestes a passar por um momento difícil em sua carreira. No final da década de 60, conheceu Aristóteles Onassis, e dedicou todo seu tempo a ele, vindo a cancelar ensaios, shows e apresentações. Com o consumo excessivo de álcool, sua voz passou por significativas mudanças, e tudo isso, contribuiu para o fim de sua carreira. Apesar dos problemas, Franco Zefireli, cineasta italiano, estava decidido a ajuda-la. Foi então que lançou uma de suas obras-primas, "Tosca". Isso trouxe-lhe novo ânimo e em 1969 voltou as telas na obra de Pier Paolo Pasolini "Medea" na qual interpretava a personagem título do drama.Voltando a exaustiva rotina de cantora, Maria Callas estava debilitada; quando desmaiou, naquela que seria sua última apresentação de Ópera completa. Com a morte de Onassis, seu grande amor, nada mais a motivava.

A partir daí, passou a dar aula de música na Juilliard School, porém, não foi muito longe. Apresentou-se brevemente pela última vez no Japão em 1974. Apesar das parcerias que foram feitas ao longo do tempo, com Pavarotti e Giuseppe di Stefano, nada pôde evitar o declínio de sua carreira. No dia 16 de setembro de 1977, pouco antes de completar 54 anos de idade, faleceu vítima de um ataque cardíaco e suas cinzas foram lançadas no Mar Egeu. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas : O Mio Babbino Caro e Ave Maria dall'Otello.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nosferatu - Elenco

Nascido Isidor Gesang no dia 15 de junho de 1881 na Áustria, ficou conhecido pelo nome artístico John Gottowt. Ator e produtor cinematográfico, foi considerado um dos grandes nomes do cinema e teatro da época, principalmente para o expressionismo alemão. Em 1905, iniciou sua carreira trabalhando para Max Reinhardt no Deutsches Theater, Berlim. Posteriormente, mostrou seu talento como diretor nos mais diversos teatros da Alemanha. John estreou no cinema 8 anos depois no clássico de horror Der Student von Prag, porém foi na década de 20 que sua carreira decolou. Começou por "Robert Wiene 's Genuine", interpretando o protagonista e logo em seguida, o Professor Bulwer em Nosferatu. Judeu desde pequeno, jamais poderia imaginar que seria perseguido pela Alemanha Nazista. Impedido de atuar, passou grande parte da sua vida mudando-se de um país a outro até que infelizmente, no dia 29 de agosto de 1942, foi assassinado pela SS (Schutzstaffel, organização ligada ao partido nazista).

Ruth Landshoff nasceu no dia 7 de janeiro de 1904 em Berlim; atriz e escritora, nasceu na burguesia judaica. Sobrinha do famoso editor Samuel Fischer, o qual lhe inspirou muito, Ruth estudou numa escola de teatro até ser chamada para atuar em Nosferatu. Durante a década de 30, 40 e 50 dedicou-se a carreira de escritora vindo a lançar pouco mais de 10 livros. Nos últimos anos de sua vida, mudou-se para os EUA trabalhando nas seguintes áreas: jornalismo,tradução e dramaturgia. Faleceu no dia 19 de janeiro de 1966.

Karl Etlinger nasceu no dia 16 de outubro de 1879 em Viena, Áustria. Ator, destacou-se no cinema alemão, tendo aparecido em pouco mais de 100 filmes entre as décadas de 10 e 40. Estreou em 1914 no filme Die Bekehrung des Dr. Wundt. Porém, seus trabalhos mais memoráveis foram em: Nosferatu, Phantom, Gräfin Donelli, Skandal um Eva e seu último trabalho, em 1950, Erzieherin gesucht.



Nascida Franziska Ott em 1877, ficou conhecida pelo nome artístico Fanny Schreck ou Fanny Schreck-Normann. Atriz alemã, foi casada com um dos vampiros mais famosos de todos os tempos, o Conde Orlok (Max Schreck). Embora seu nome não tenha aparecido nos créditos, Fanny foi a enfermeira no clássico, juntamente com seu marido em Nosferatu (1922) Pouco se sabe sobre sua vida, ou carreira. Faleceu no dia 11 de dezembro de 1951 aos 74 anos de idade na Alemanha.

Outros atores: Alexander Granach, Georg H. Schnell, Gustav Botz, Max Nemetz, Wolfgang Heinz, Heinrich Witte, Guido Herzfeld e Hardy von Francois

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gustav von Wangenhein

Nascido Ingo Gustav Adolf Clemens Freiherr von Wangenheim, no dia 18 de fevereiro de 1895, ficou conhecido pelo nome artístico Gustav von Wangenhein. Ator, diretor e roteirista, foi considerado um dos grandes nomes do expressionismo alemão. Filho de atores, tinha como maior inspiração seu pai, Eduard von Winterstein, o qual atuou em mais de 200 filmes. Vivia em Wiesbaden quando estreou no cinema em 1914 no filme Passionels Tagebuch como protagonista. Apesar dos outros filmes que contaram com a ilustre presença de Gustav, foi em Nosferatu que que ele alcançou fama internacional.

Em 1929, outro filme marcaria profundamente a sua carreira, Frau im Mond (Mulher na Lua) de Fritz Lang. Gustav passou por dificuldades durante a Guerra, pois membro do Partido Comunista Alemão desde 1921, era perseguido pela "Alemanha Nazista". Motivado pela arte e lazer das pessoas, criou o Communist theatre company Die Truppe '31 em 1931, vindo a casar-se pouco depois. Após produzir três peças, por ordem do regime nazista, o local foi fechado. Exilado, instalou-se na União Soviética, onde escreveu e produziu grandes filmes sobre protestos anti-nazistas. Membro e fundador da National Committee for a Free Germany, voltou a Alemanha após o término da Segunda Guerra Mundial e, finalmente, pôde realizar seu trabalho como diretor e roteirista.

Gustav produziu cerca de 10 filmes como diretor e 20 atuando. Dentre eles, destaco: Das Leid der Liebe, Ferdinand Lassalle, Kitsch. Tragödie einer Intrigantin Einer Tragödie Intrigantin, Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, Schatten - Eine Halluzination nächtliche, Frau im Mond e Danton (como ator) e Der Auftrag Höglers, Lied über dem Tal, Heimliche Ehen (como diretor). Casado com Inge von Wangenheim desde 1931 (embora seu casamento tenha sido anulado em 1954) e pai do pequeno Friedel von Wangenheim, Gustav faleceu no dia 5 de agosto de 1975 na Alemanha Oriental.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Greta Schröder

Greta Schröder nasceu no dia 7 de setembo de 1891. Atriz alemã, tem como passagem mais memorável, a jovem Ellen Hutter, esposa de Thomas Hutter, no clássico do cinema mudo Nosferatu. Com uma filmografia invejável, que soma pouco mais de 20 títulos, sua presença foi essencial na época do expressionismo alemão. O apogeu de sua carreira iniciou-se na década de 20, apesar da sua estreia ter sido em 1913 com o filme " Die Insel der Seeligen ". Mesmo depois de atuar em Nosferatu, eine Symphonie des Grauens; passou por dificuldades na década seguinte, sendo obrigada a aceitar papeis de pouca importância para sobreviver. Como se não bastasse os problemas profissionais, seu casamento com o ator Ernst Matray, também estava em crise. Após a separação, casou-se com o diretor Paul Wegener e permaneceu ao seu lado até 1948, ano em que ele faleceu.

Dentre seus filmes, destaco: Arme Violetta, Der Golem-Wie er in die Welt kam, Der Schatten verlorene, Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, Victoria the Great, Wildvogel, Kolberg e seu último filme, Pünktchen und Anton. Após uma sequência de papeis secundários, em filmes de pouco reconhecimento público, estava decidida a recomeçar, marcando uma grande fase de sua carreira na década de 50. Infelizmente, no dia 13 de abril de 1967, faleceu. Em 2000, no filme Shadow of the Vampire (A Sombra do Vampiro) foi lembrada por Catherine McCormack, a qual, interpretou a própria Greta.
 
↑Top